Follow TV Tropes

Following

Br / Capangas

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/mooks_92.png
Tão cabeça-ocas quanto servis.

Um termo que designa as hordas de caras maus descartáveis padronizados que O Herói mói na porrada com impunidade e despreocupação. Letais, competentes, leais, abundantes — escolha dois.

Também podem ser chamados de: peões, minions, lacaios, subordinados, pipocas, Bucha De Canhao, entre outros.

Os capangas possuem um papel importante — sem alguém contra quem lutar regularmente, um filme/jogo/série de ação teria muito menos ação. Se cada capanga que o seu herói encontra possui personalidade própria, o passo do show ficaria mais lento e aí o esquadrão de mini-chefes, O Dragão e o Grande Mal não pareceriam tão únicos em comparação. Por isso, capangas servem como Enchimento e como fundo para os momentos verdadeiramente climáticos de uma franquia de ação, ao mesmo tempo em que asseguram que o meio-tempo se mantenha adequado. Nos Videogames, eles acumulam também a função de fornecedores de Pontos De Experiencia, moedas e itens de recuperação para o jogador.

Além de realçar os verdadeiros vilões, os capangas também ajudam a estabelecer os heróis, em especial as habilidades de combate deles, já que a falta de uma identidade permitem que eles sejam espancados, batidos, baleados ou descartados de maneiras criativas sem culpa. O Herói talvez encontre em seu coração o desejo de Salvar O Vilao, perdoá-lo e até mesmo aceitá-lo em seu círculo de convivência, mas os caras cujo único crime é não encontrar um emprego mais digno não receberão piedade (mas algumas exceções se aplicam). Ao lado do Vilao Batedor De Ponto, este é um dos tropos mais suscetíveis a Apenas Seguindo Ordens, um fato que pode ser apontado para reduzir a descartabilidade deles.

Raramente é explicado por que eles estão desejosos de lutar e morrer por vilões que querem destruir o mundo, ou o que eles recebem em troca. A expectativa de vida deles é similar a de uma mosca doméstica, e não dá para evitar de se perguntar porque eles aceitaram o emprego em primeiro lugar, ainda mais se o mestre deles é tão abusivo quantos os herois, ou mais. A plausibilidade disso varia conforme pelo que (ou por quem) os capangas lutam.

Sendo alvos aceitáveis por padrão, às vezes os capangas servem como alívio cômico ao serem tornados idiotas, ineficazes, desastrados, um perigo legítimo para si próprios ou apenas azarados mesmo. Apesar disso, alguns podem conseguir seus quinze minutos de fama ou até mesmo se tornarem vilões legítimos por mérito próprio.

Exceto onde denotado nas subcategorias, no geral considera-se ruim que capangas recebam histórias e personalidades detalhadas (para além do que seriam passadas amplas). Colocando de outra forma: para o propósito de que os heróis continuem a ser vistos como tal (e para evitar variações bruscas de tom), capangas geralmente não possuem companheiros, filhos, pais ou avôs; eles não pertencem a igrejas ou instituições que possam dar por falta dele; eles não passam parte do dia na antecipação do que vai passar na TV esta noite (um show que eles não chegarão a ver porque estão prestes a morrer) e eles geralmente morrem mortes rápidas e indolores até certo ponto (sangue e vísceras opcionais). Capangas raramente são mulheres, e se são, não se enquadram na categoria de "beldades" porque você não quer que o espectador se apegue a um personagem que o herói está prestes a matar (O Espiao Que Me Amava é um exemplo notável onde esta regra é quebrada, e anos depois os fãs de James Bond ainda criticam a decisão de fazer Bond matar a piloto interpretadada por Caroline Munro, porém mais no sentido de Eles Desperdicaram Um Personagem Perfeitamente Bom). Obviamente, há exceções, geralmente para trocar o tom da obra e ponderar sobre a natureza da violência, estabelecer o protagonista como um Anti-Herói inescrupuloso ou brevemente reconhecer que os capangas possuem vidas e assuntos pessoais mas estes são tão banais e clichês que eles não merecem simpatia nenhuma.

Animes possuem um segundo tipo que é feito sob medida para Mechas gigantes: uma série com robôs reais usualmente terá pelo menos uma classe de mecha que cumpre o papel de capanga para o exército do malvado. Este mecha é tipicamente de construção simples, provavelmente com uma arma básica de alcance (uma metralhadora ou uma Arma De Energia), uma arma de combate corpo-a-corpo, e pode ter a opção de carregar uma arma maior, dependendo do quão resistente é a armadura do herói. Há uma boa chance de que o rival do herói apareça usando uma versão personalizada deste mecha. Tanques costumam servir a um propósito similar no lado dos heróis, e o dito capanga mecanizado é a única coisa que eles conseguem combater.

Este tropo é a Contraparte Do Mal do Exercito De Camisas Vermelhas, que são os capangas do bem. Não confundir com o tropo similar Lacaios Do Mal (e de maneira análoga, o Exercito De Camisas Vermelhas com o Camisa Vermelha). Ocasionalmente, se descobre que eles nem sempre são do mal. Se um personagem que poderia se enquadrar como capanga é desclassificado porque aparentemente ele age por conta própria, é um caso de ??? (Bit Part Bad Guys). Ver também Unidade Padrao, para a mais fraca e básica unidade que o jogador pode controlar em jogos de estratégia.

Também comparar com Fantoches De Carne quando capangas são controlados diretamente através de Possessao Demoniaca, Controle Mental ou similar.

Em videogames os capangas tendem a ser um pouco mais fortes e podem machucar o herói, ou até mesmo matá-lo algumas vezes. No entanto, em nove a cada dez vezes o herói possui um Fator De Cura (com objetos que podem ser usados para cura ao invés de cura espontânea) enquanto os capangas continuam com os machucados. Adicionalmente, enquanto o herói pode recomeçar se morrer, os capangas (geralmente) morrem uma vez por nível e, quando o nível é reiniciado, eles costumam fazer a mesma coisa de antes.

Se derem sorte, capangas podem ser promovidos a status de vilão maior. Os heróis também podem persuadir eles a Passar Para O Lado Dos Mocinhos, cenário em que terá acontecido um ??? (Mook–Face Turn). Humanizar capangas é uma técnica básica de Desconstrução. Em alguns Videogames, certos capangas terão uma introdução especial quando eles aparecem pela primeira vez.

Exércitos de capangas costumam ser completamente de homens. Tipicamente, matar ou machucar uma única mulher sem nome tende a alterar o humor do público de maneira diferente do mesmo efeito em um homem. Enquanto seu protagonista escapa da fortaleza da morte, você não quer o público se preocupando com os capangas no caminho. Mas em videogames, exércitos de capangas homens estão lá por um motivo pragmático, pois incluir inimigas mulheres aleatórias requereria preparar novos modelos de personagens com os quais o jogador não vai interagir além do combate rápido.

Se os capangas fornecerem serviços românticos, este tropo pode se sobrepor com Harem Pago.

Quando lutadores de elite em grandes números são menos competentes que um homem sozinho, é Conservacao De Ninjutsu.


Avante, e destrua o exército de capangas abaixo:

Variantes específicas

Tropos relacionados


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Capanga

Top