Follow TV Tropes

Following

Br / O Herói

Go To

Este tropo está em discussão no Trope Repair Shop.

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/luke_skywalker_poster.png
Ele é Luke Skywalker. Ele está aqui para resgatá-los.

"Todo mundo ama um herói. As pessoas fazem fila para ver eles, torcem por eles, gritam seus nomes. E anos depois, eles vão contar como ficaram na chuva por horas só para ter um vislumbre daquele que os ensinou a aguentar um pouco mais. Eu acredito que há um herói em todos nós, que nos mantém honestos, nos dá forças, nos torna nobres e finalmente nos permite morrer com orgulho, mesmo que às vezes tenhamos que ser firmes e desistir do que mais queremos . Até dos nossos sonhos."
Tia May, Homem-Aranha 2

O Herói é um personagem que supera adversidades e desafios, realizando grandes atos que demonstram sua força (seja física ou mental), engenhosidade e valor. Em obras modernas, os heróis também costumam ser a fonte primária de bondade na história ou lutarão em seu nome contra um Grande Mal. Em contraste, os heróis das obras clássicas frequentemente se engajavam em heroísmo pelo que agora são considerados motivos mesquinhos e ciumentos, como proteger sua honra, orgulho e vaidade, já que as sociedades do passado valorizavam muito mais esses valores do que muitas sociedades de hoje. Nessa concepção clássica, ser o herói era mais sobre realizar algum grande feito contra um oponente digno, em vez de defender e proteger alguma intenção nobre.

Embora O Herói seja frequentemente O Protagonista e O Líder, esses tropos não são todos iguais. O Protagonista é o personagem principal da história que impulsiona a trama. O Herói tende a ser o Protagonista (ver Herói Protagonista) apenas porque a definição do herói contém uma estrutura narrativa básica e orientada (o herói enfrenta algum desafio e precisa descobrir uma maneira de superá-lo). O Líder, por outro lado, é simplesmente um personagem que se senta à frente de algum grupo ou organização. Muitas vezes, o herói será o líder porque as versões idealizadas do herói e do líder compartilham muitos dos mesmos traços (forte, resiliente, justo, nobre, proativo, moralmente honesto, querido, carismático, confiante, corajoso, etc.), tornando O Herói uma escolha lógica na narrativa para ser também O Líder. Dito isso, nem todos os heróis são O Líder e nem todos os exemplos de O Líder também são O Herói.

Veja a lista abaixo para variações deste arquétipo e coloque todos os exemplos em um desses subtropos. Para outros tropos sobre ou relacionados ao Herói, consulte Tropos Heroicos.

Sem exemplos, por favor. Esta página apenas define o termo.


Principais variações do Herói:

Alternative Title(s): Os Herois

Top