Follow TV Tropes

Following

Br / Vilão da Semana

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/8ce63777_5eae_4f8a_ac14_3e8a54687fc6.jpeg
Demônios e robôs e treants, ai meu Deus!
T-Bone: Crud! O que é essa coisa?
Navalha: O monstro gigante dessa semana?
SWAT Kats, "Unlikely Alloys"

Episódios em que os personagens lutam contra um vilão que é rapidamente derrotado no final, e depois nunca mais é visto. Essencialmente, o Monstro da Semana serve como O Malzão de um único episódio. Pode ser visto como a antítese completa de um Arco de História, ou um Arco de História compactado em um único episódio. Às vezes, o uso de um elemento de enredo como a Solda De Arco pode reunir o que parecem ser ameaças não relacionadas, mas outras vezes eles são estabelecidos como lacaios do Grande Mal definitivo desde o início.

O termo (uma brincadeira com o Filme da Semana) foi originalmente cunhado pela equipe de roteiristas de The Outer Limits 1963, que buscava se distinguir de seu maior concorrente, The Twilight Zone 1959, prometendo aos espectadores um novo monstro a cada episódio. Dos seus 49 episódios, apenas cerca de 8 se distanciaram ou abandonaram completamente essa fórmula.

Variações surgem de tempos em tempos, embora o termo mais genérico seja "Vilão da Semana". The Forty Four Hundred e Smallville, por exemplo, às vezes são discutidos em termos de "Esquisitão da Semana". Misterio Da Semana é a versão de série de mistério deste tropo.

Às vezes, os monstros ficam ridículos, especialmente em fillers, onde quase sempre são temáticos em relação ao enredo do episódio. Futari Wa Pretty Cure tinha um monstro aspirador-de-pó no seu início, por exemplo; Digimon Adventures tinha um depósito de lixo ambulante.

Isso não é necessariamente uma coisa ruim. Monstro da Semana (e talvez Lanche De Monstro) pode ser usado para estabelecer personagens ou settings. Ou talvez leve a um Arco de História muito maior — como mostrar deliberadamente os personagens se desenvolvendo enquanto eles precisam aprender novas táticas para superar seus inimigos, sofrer ferimentos de monstros mais poderosos ou até mesmo justificas coisas como Aquele Que Luta Com Monstros. Além disso, alguns programas que usam essa fórmula não têm enredo mais amplo, e não precisam, uma vez que o enredo episódico central de "derrotar o vilão" pode ser mais do que suficiente para manter o envolvimento do público, desde que as próprias tramas permaneçam interessantes.

Isso é Mais Velho Que A Prensa... várias peças de antigas mitologias sobre heróis folclóricos podem ser interpretadas como recorrentes Monstros da Semana.

Sub-Tropo de Personagem De Uso Unico. Frequentemente usado em colaboração com ??? Adventure Towns, pode ou não ser Monstros Monogeneros. Veja também Robesta, Monstro De Moral Da Historia e Especie De Um So Especime. Compare ??? Monster Mash, ??? Rogues Gallery e Clausula De Exclusividade Do Vilao.

Veja Continuity Creep e Nem Tao Episodico, para sobreposições pesadas.

Exemplos Em Falta

Alternative Title(s): Vilao Da Vez, Monstro Da Semana

Top