Follow TV Tropes

Following

Br / Mais Velho Que A Prensa

Go To

Os Tropos Mais Velhos Do Livro
Mais Velho Que o NES | Antes de 1985
Mais Velho Que TV a Cabo | 1939 — 1980
Mais Velho Que a Televisão | 1890 — 1939
Mais Velho Que o Rádio | 1698 — 1890
Mais Velho Que o Vapor | 1439 — 1698
Mais Velho Que a Prensa | 476 — 1439
Mais Velho Que O Feudalismo | ~800 A.C — 476 D.C
Mais Velho Que O Pó | Antes de ~800 A.C.

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/wolfinbestiary.jpg
O Bestiário de Aberdeen, c. final do século XII

Da queda de Roma durante o século V (c. 476) até a invenção da prensa de tipos móveis. A data precisa varia conforme a região, mas este é um tempo em que a quantidade de pessoas literatas era baixa e os livros eram raros, cada um deles custando uma fortuna. Na era antes da prensa, a maioria dos documentos eram escritos à mão, por isso se você fosse um Sangue Azul rico e erudito, ou se fosse um clérigo, e quisesse ler um livro, você ordenava aos escribas que copiassem o livro à mão. A maioria do folclore ocidental se originou aqui, frequentemente ecoando os tropos antigos. O Romance Cavalheiresco e o Amor Cortes se originaram nesta era.

Importante ressaltar que a prensa da qual falamos aqui é a prensa de Gutenberg (1439), que não é o uso de caracteres móveis em metal (~1230, Coreia), impressão com tipos móveis (1040, China) e nem a impressão com madeira (220 ou antes, China de novo). Estes métodos prévios de impressão poderiam ser usados para reduzir os custos de reprodução de livros em até 90 por cento em relação à cópia manual, mas eles tinham desvantagens. Blocos de madeira usados para impressão precisavam ser entalhados manualmente e se desgastavam, então eventualmente seria necessário entalhar um novo bloco.

Em resumo, a Idade Média — supondo que você não considere a definição de Francisco Petrarca, que viveu por volta de 1300. A maioria das obras de Shakespeare, Dom Quixote e muitos livros do final da era medieval e do Renascimento são somente casos de Mais Velho Que o Vapor.

Obras específicas dessa época são:


Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Older Than Print

Top