Follow TV Tropes

Following

Br / Regra do Legal

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/soul_music_large.jpg
Este tropo é oferecido pela Morte tocando guitarra do topo de uma montanha com um fragmento da própria foice.

A suspensão voluntária da descrença para um dado elemento é diretamente proporcional ao quanto ele é legal.

Dito de outro jeito, todo espectador razoável vai perdoar quaisquer liberdades tomadas com a realidade, desde que o resultado seja legal, maneiro ou completamente demais. Isso se aplica à audiência em geral; sempre haverá uma margem do quanto cada indivíduo tolerará tais liberdades.

A Regra do Legal ou Porque é Legal é um dos princípios que tentam acalmar discussões entre fãs sobre coisas implausíveis na ficção. O diretor de animação Steve Loter (que trabalhou em Kim Possible, Clerks A Serie Animada, Tarzan, e Jake Long O Dragao Ocidental) já citou a mesma ao responder perguntas de fãs que queriam justificativas sobre inconsistências temporárias na lógica interna da obra. É um complemento à Máxima de Bellisario e ao Mantra MST3K.

Das leis científicas que esse tropo contorna, a terceira lei do movimento é provavelmente a mais frequentemente revogada, com a Lei Do Cubo E Do Quadrado provavelmente em segundo lugar. A Segunda Lei da Termodinâmica é a terceira e uma menção deve ir para as leis da relatividade, que nos impedem de alcançar Viagem Mais Rapida Que A Luz ou de ir para um planeta distante em apenas algumas horas.

Observe que você só pode invocar a Regra do Legal se o resultado final for, de fato, muito legal. Observe também que opiniões diferentes sobre o que é considerado "legal" criam a maioria dos argumentos sobre isso. A Regra do Legal é muito subjetiva. A falha em usar corretamente este tropo pode causar danos de colisão com paredes.

Como é subjetivo, não precisa ser legal no sentido de "A Morte em uma montanha tocando uma guitarra elétrica". O protagonista pode acabar não usando armas porque é mais legal vê-los lutando contra vampiros com facas e estacas. Você pode estar com a Síndrome dos Pais Desaparecidos porque seria estranho ter pais com você em uma viagem pelo país. Basicamente, a Regra do Legal funciona de maneira diferente dependendo de para qual gênero você esteja escrevendo.

Não há casos em que esse tropo seja justificado, nem poderia haver – afinal, o ponto principal é que se trata de coisas que não fazem sentido, mas ainda aceitamos de bom grado apenas porque são legais.

Você vai precisar usar o O Guia Totalmente Completo E Definitivo Do Que E Legal.

Um Sub-Tropo da Licença Artística.

Tropo Irmao para Regra da Diversão!

Compare O Poder Do Indice, Legal Da Regra, Regra da Graça, Regra Do Horror, Regra do Drama, Regra Do Romance, Regra Da Fofura, Tropos De Masculinidade, Embelezando A Historia, Dramatic Dangling.

Contraste Expectadores Sao Idiotas.

Sub-tropos:

Veja também:

Exemplos Em Falta

Séries que existem por causa dessa regra:

     Anime/Manga 
  • Os Cavaleiros Do Zodíaco usa esse tropo em doses imensas pois assim os fãs não reclamam do uso gratuito de lógicas furadas... porque é difícil questionar o enredo quando caras bishonen com multicoloridos Penteados Dos Anos Oitenta estão espancando uns aos outros por qualquer razão desse mundo, e com qualquer ataque desse mundo (de invasões mentais à rosas mortíferas, literalmente) enquanto sobem escadas correndo e encontram Hades na hora do chá. É tanta diversão que você TEM que se deixar levar!

     Filmes 
  • Piratas Do Caribe. Você tem piratas, mortos vivos, maldições, monstros marinhos, lutas de espadas totalmente impossíveis e Capitão Jack Sparrow.

Alternative Title(s): Porque E Legal

Top