Follow TV Tropes

Following

Br / Licença Artística

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/al_npccomic.png
A tela adiciona quatro quilos de fantasticidade.

Criadores podem se permitir ser inexatos se a inexatidão combina melhor com a história do que a exatidão.

Há duas formas deste tropo. Em uma, o escritor sabe que algumas partes do show são imprecisas. A história está errada, ou a ciência é inexata, ou outra coisa. É fácil supor que o escritor não se incomodou em estudar o que escreve. Mas talvez ele tenha estudado. Às vezes ele sabe que o que está escrevendo é incorreto, mas escreve mesmo assim. Em alguns casos é porque esse é o jeito como se faz desde muito tempo e, ainda que se saiba a verdade, o público não acreditaria se fosse diferente. E às vezes não dá para se estudar o assunto porque a informação relevante é precária, então o artista faz uma suposição razoável.

É sobre colocar a história em primeiro lugar — afinal, a coisa mais importante na ficção é contar uma boa história. Além do mais, quem quer que tenha sido o primeiro a dizer que "a verdade é mais estranha que a ficção" certamente não sabia o que estava dizendo.note  Se algumas coisas precisam ser mexidas em nome de uma boa história, então elas serão. Se as coisas precisam ser aceleradas, elas serão também. Essas mudanças asseguram o Impacto Emocional.

No entanto, esta é uma espada de dois gumes. Para que a licença funcione, a história precisa ser boa. Uma história ruim apenas será tornada pior pelas suas imprecisões. E aqui é onde entra o segundo tipo: os escritores cometendo os erros não de propósito em nome de contar uma boa história, mas simplesmente entendendo os fatos de maneira errada, o que é uma falha na história. É claro, não existe consenso sobre quais histórias estão do lado certo ou do errado da Lei De Sturgeon. Outro revés significativo é que este tropo costuma ser usado negativamente em casos de Tratado Do Autor, usualmente para construir um Personagem Espantalho ou para fazer um argumento estreito contra (ou em favor de) algo.

A licença não permite todos os tipos de inexatidão. As pessoas ainda esperam que os personagens sejam consistentes. Isso não pode ser usado para justificar o Descarrilamento De Personagem ou um dos Tropos De Estupidez Conveniente. Isso também não justifica a Exatidao Falsamente Anunciada. Isso permite violações de Consistencia Externa e, às vezes, de Consistencia De Genero, mas não de Consistência Interna.

Ao ler sobre licença artística em uma página, lembre-se que Tropos São Ferramentas. Alguém listando um uso de licença artística não significa que a obra ou o uso do tropo sejam ruins. Ressaltar a licença artística não significa falar mal da obra. Se um exemplo parece ser muito sarcástico a respeito disso, você sempre pode editar com as próprias mãos e deixar o exemplo um pouco menos sarcástico.

Aos escritores, um aviso: usar muitas licenças ou esticar uma até extremos ilógicos pode desativar a Suspensão Voluntária da Descrença do público.

Ver também Estilo Hollywood (que abrange muitas formas de licença artística), Embelezar A Historia (no sentido de que acrescentar na história é o objetivo primário para inclusão), O Poder Do Indice (onde um elemento é mais forte do que seria realisticamente) e a Regra do Índice (a licença é usada por causa do quão divertido/legal/assustador/etc. algo é).

Usualmente estes são Tropos Escondidos da Audiência.


Sub-categorias:


Os seguintes tropos não se encaixam em nenhuma das sub-categorias:

Top