Follow TV Tropes

Following

Br / Legal Da Regra

Go To

Algo legal é ainda mais legal se for realizado dentro de um conjunto de regras bem estabelecidas.

O "conjunto de regras estabelecidas" geralmente se refere às regras da realidade, mas também pode ser um conjunto de regras estabelecidas pela própria obra em questão. Porém, menos aplausos se for preciso explicar as regras só após o fato.

Essa regra não é necessariamente uma contradição a — mas está quase sempre em tensão com — a Licença Artística. Mas se você usar a Regra do Legal para fazer algo tão legal que o público voluntariamente suspenda sua descrença, parabéns! Você é um exemplo do Legal da Regra.

Veja também: Suspensão de Descrença, Magia X é Magia X, Bumerangue De Chekhov. Compare Regra do Legal, Mantra MST3K, Realidade É Irrealista, Puzzle Thriller. Contraste Pincelada, Plot Hole.


Exemplos:

Anime E Manga

  • Baby Steps: Ao contrário de outros mangás de esportes, não apenas o tênis é retratado da forma mais realista possível, mas também como o corpo se desenvolve e se transforma ao longo do treinamento.
  • Death Note é basicamente construído em torno dessa regra, já que grande parte do entretenimento deriva do uso inteligente das regras da lógica por Light e L e (no caso de Light) das regras do Death Note.
  • O final de Fullmetal Alchemist é ótimo porque na transmutação de Edward para trazer o corpo de seu irmão de volta do portal, ele segue uma troca equivalente: a porta que esteve presente em todas as cenas do portal desde o início da série, pelo corpo de seu irmão.
  • O Naruto original construiu cuidadosamente um mundo em que algumas mecânicas centrais poderiam explicar os poderes de quase todos os personagens, com muitas lutas resolvidas com criatividade e lógica em vez de força bruta. O menos popular Naruto Shippuden foi muito mais despreocupado com as regras de seu universo, quase a ponto de se tornar um anime no estilo Dragon Ball Z, em que as lutas eram vencidas com o empilhamento de power-ups vagos e vantagens genéticas umas sobre as outras. Uma exceção notável é o arco de Pain, que foi bem recebido pelos fãs e passou "muito" tempo explorando a mecânica das habilidades de Pain.

Filmes - Live-Action

  • Em O Sexto Sentido, o Dr. Malcolm Crowe segue todas as regras que fantasmas precisam seguir, enquanto ainda (teoricamente) deixa o espectador com a impressão de que ele é um humano vivo como qualquer outro.

Literatura

  • Em Dead Beat, uma das razões pelas quais a Sue zumbi é tão incrível é porque ela não viola tecnicamente as Leis da Magia que proíbem a necromancia, já que essas leis se aplicam apenas a humanos.
    • Butcher também fez questão de enfatizar repetidamente como Nossos Zumbis Sao Diferentes para fazer com que zombie Sue pareça não apenas legítima, mas "inevitável" - particularmente a regra de que quanto mais velhos os ossos, mais poderoso o revenant. Essa não é uma regra muito comum na literatura de fantasia.
  • Isso acontece muito nos escritos de Brandon Sanderson devido aos seus sistemas mágicos lógicos e complexos.
  • As histórias de Sherlock Holmes e os mistérios em geral costumam fazer uso intenso dessa regra. Quando não o fazem, frequentemente não são consideradas tão boas.

Jogos De Tabuleiro

  • Qualquer vitória em uma obra que envolva jogos de mesa, de cartas ou de tabuleiro, como Yu Gi Oh, ou que seja um jogo de mesa, de tabuleiro ou de cartas, como "Magic The Gathering".

Video Games

  • O game Conways Game Of Life de John Conway gira inteiramente em torno de um punhado de regras simples e, ainda assim, é capaz de computação universal e outros comportamentos complexos. Exemplos de construções feitas no Jogo da Vida incluem um emulador de Tetris, uma calculadora de números primos e uma calculadora de pi. O Jogo da Vida pode até simular a si mesmo.

Visual Novels

  • Melody dá um exemplo no universo. Quando o protagonista leva Melody a um bar de karaokê, Melody desafia o protagonista a cantar uma música bastante antiga sem que a letra seja mostrada. Se ele for bem-sucedido, o jogador ganha pontos.

Top