Follow TV Tropes

Following

Br / Flanderização

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/flanderization_transparent.png

"Eu acho que o Homer fica mais estúpido a cada ano."
Professor Lawrence Pierce, Os Simpsons

O ato de escolher uma única ação ou traço (geralmente pequeno) de um personagem em uma obra e exagerá-lo cada vez mais até ele consumir o personagem por completo. Usualmente o traço ou ação se torna completamente distorcido e se torna a característica definidora, fazendo com que o personagem se torne uma caricatura de suas versões passadas. Sitcoms e personagens de sitcoms são particularmente suscetíveis a isso, pois são personagens periféricos em programas de longa duração.

Este tropo recebe o nome devido ao personagem Ned Flanders de Os Simpsons, que originalmente era apresentado como vizinho cristão amigável e generoso, assim como pai, esposo e cidadão modelo, o que o tornava contrastante com Homer Simpson. No entanto, à medida que as temporadas progrediram, ele se tornou cada vez mais obsessivamente religioso ao ponto em que ele passou a representar praticamente todo estereótipo negativo do evangelista médio americano portador de Bíblias e temente a Deus.

Note que o elemento chave deste tropo está no processo gradual das coisas: o personagem começa relativamente normal, com algumas poucas peculiaridades, depois as peculiaridades se tornam mais proeminentes, e por fim as peculiaridades se tornam o personagem. Se o personagem obtém traços que são contrários à representações anteriores, geralmente porque os escritores ainda não sabiam o que fazer com eles, isso é A Marcha Da Caracterizacao.

No geral, comédias (sitcoms em particular) sucumbem à armadilha da Flanderização porque o Desenvolvimento De Personagem é menos importante do que a Regra da Graça. Havendo uma escolha entre arrancar risos do público ou avançar a história, a primeira opção quase sempre terá prioridade.

A Flanderização não precisa ser uma coisa ruim — às vezes ela pode ser usada para expandir a personalidade de um personagem secundário quando eles são trazidos para o primeiro plano, ou então para fazer com que um personagem insípido se sobressaia mais. Isso pode inclusive ser benéfico quando considerarmos o elenco inteiro: um show humorístico com um elenco cheio de personagens estranhos e peculiares provavelmente vai ser mais engraçado do que um que é cheio de pessoas sérias.

Quando a Flanderização acontece como resultado da adaptação de uma mídia para outra (mangá para anime, por exemplo), é Exagero De Personagem e frequentemente é um sinal de Decaimento Adaptativo. Às vezes pode estar relacionado a Perdido Na Imitacao.

Ver também ??? Never Live It Down (quando o personagem é mais associado a alguma ação ou evento do que a mudança de fato do personagem), Simpatia Nao Intencional (quando peculiaridades realistas são manuseadas de forma ruim pelos escritores) e Esqueci Que O Flanders Podia Fazer Isso (quando uma história traz de volta aspectos do personagem pré-Flanderização como um lembrete de que os traços estão lá, mesmo que você não os veja). Comparar com Aspecto Temporariamente Exagerado, que é como a flanderização mas feito apenas temporariamente. Comparar e contrastar com ??? Early-Installment Weirdness (conforme aplicado a personagens), com apresentações prévias de um personagem sendo diferentes das posteriores simplesmente porque os produtores não sabiam em qual papel eles deveriam se encaixar na história. Consultar também Desambiguacao Moral para quando a moralidade de uma obra se torna mais binária.

O oposto a este tropo é, naturalmente, Desenvolvimento De Personagem.

Segue abaixo uma lista de casos de Flanderização:

Estupidez

Inteligência

  • Um personagem é inteligente, mas em níveis realistas; posteriormente se torna extremamente inteligente, comparável a muitos cientistas famosos, ou mesmo exagerado a ponto de poder construir dispositivos fantásticos na garagem de casa.
  • Insanidade ou excentricidade é confundida com inteligência, e um personagem aéreo que previamente salvaria o dia através de uma Solução Tirada da Bunda devido à Regra da Graça agora faz isso Uma Vez Por Episodio.
  • Um personagem é inteligente em uma ou duas áreas específica, mas inexperiente em outras. Posteriormente eles ficam espertos em todos os níveis, fornecendo conhecimento e consultoria em toda situação possível.
  • Conhecimento é confundido com inteligência, e um personagem que sabe de muitas curiosidades é transformado em gênio.

Ganancia

  • Um personagem ganancioso possui um lado bom e frequentemente escolhe o que é mais importante em detrimento das riquezas, mas posteriormente se torna ainda mais ganancioso, a ponto de sacrificar amigos e família por mais alguns centavos.
  • Um personagem que seja colecionador e que gosta de ampliar sua coleção se torna um acumulador severo cuja vida gira em torno de preencher a casa com um número excessivo de posses triviais.

Malvadeza

  • Um Babaca se torna muito mais malvado e horrível, talvez até se portando como um vilão e se tornando um Heroi Designado nos piores casos.
  • Um Babaca com um Coração de Ouro decai para um Babaca convencional.
  • Um personagem que seja geralmente decente mas tem um senso de humor predatório se transforma em alguém que aprecia insultar outros personagens.

Bondade

Vilania

Irritação

  • Um personagem é meio irritante mas no geral só perturba aqueles que são especialmente delicados, tornando-se posteriormente incrivelmente irritante com todo mundo, a ponto de o público simpatizar com aqueles que o personagem irrita.
  • Os criadores descobrem que um personagem é O Odiado e decidem zombar dele ao torná-lo intencionalmente irritante. No entanto, seus traços irritantes são elevados ou o personagem desenvolve novos traços horríveis que ele nunca teve, ou pior: transformar o personagem em um vilão mesmo que os fãs saibam que o personagem não era mau.
  • Os criadores descobrem que um personagem não é bem quisto pelos fãs e por isso decidem machucar e humilhar o personagem de maneiras cada vez mais horripilantes, mesmo que o personagem não tenha feito nada de errado nos últimos episódios.
  • Um personagem que é inteligente e que às vezes deixa os leigos confusos pode se tornar um Genio Insuportavel e até mesmo perder o aspecto 'genial'.

Gostos e preferências

  • Um personagem possui um prato predileto, assim como muitas pessoas, mas posteriormente o apreço pelo dito prato é ressaltado o tempo todo e o personagem fica viciado nele.
  • Alternativamente, se existe uma comida ou outra coisa que o personagem não goste, o desgosto por ela aumentará com o tempo e o personagem se tornará gradualmente um ímã para situações improváveis em que não é possível evitar a comida rejeitada.
  • Também é possível que um personagem Comilao tenha seu apreço por comida intensificado ao ponto de ele comer literalmente qualquer coisa, até mesmo itens inorgânicos ou não-comestíveis.
  • Um personagem possui um interesse que gradualmente se transforma em obsessão.
  • Um personagem começa com um determinado conjunto de interesses, mas gradualmente se torna obcecado com apenas um deles.

Sexualidade

  • Um personagem é conhecido por ser muito ativo sexualmente, ou pervertido, mas ele consegue se controlar. A luxúria e atividade sexual posteriormente será o único traço característico e o personagem poderá se tornar O Casanova, um Omnisexual Extremo ou até mesmo um estuprador.
  • Um personagem Gay Hetero pode se tornar um Gay Camp ao longo do tempo, se tornar mais promíscuo, ou possuir outros traços mas acabar por ser um mero estereótipo ou piada ambulante.
  • Um personagem que seja regular em termos de sexualidade e com um fetiche aqui e ali ocasionalmente se torna incapaz de não pensar neles a cada momento e talvez também insira casualmente insinuações sexuais em qualquer conversa.

Outros

  • Um personagem é ligado a movimentos ativistas e organiza protestos
  • Um personagem travesso que gosta de pregar pequenas peças em outras pessoas se transforma em um valentão sociopata cujas piadas se tornam desnecessariamente ofensivas e até mesmo violentas.
  • Um personagem tem a boca suja, mas só usa xingamentos quando estão furiosos ou assustados, ou para parecer estiloso, mas posteriormente o personagem não consegue formar uma única sentença sem o uso de xingamentos.
  • Um personagem nervoso que considera certas coisas e situações assustadoras se transforma em um covarde completo que se assusta com coisas comparativamente simples e possui múltiplas fobias.
    • Similarmente, um personagem que tem medo de algo, mas que consegue lidar com isso, mas eventualmente o medo se torna incapacitante.
  • Um personagem se encontra em necessidade de resgate às vezes, mas isso possui outros motivos na trama. Posteriormente, o único propósito desse personagem é ficar em perigo para ser resgatado.
  • Um personagem possui problemas com raiva, mas consegue mantê-la sob controle, ficando furioso somente quando a situação justifica. Posteriormente, seus problemas com raiva ficam muito piores a ponto de ele ficar enfurecido por qualquer inconveniência ou provocação.
  • Um personagem que costuma falar alto passa a falar mais alto progressivamente a ponto de não ter uma voz para ambientes fechados.
  • Um personagem que é emocionalmente sensível, mas apenas quando a situação justifica, se tornar um bebê chorão que se derrama em lágrimas periodicamente e apenas por motivos fúteis.
  • Um personagem em um relacionamento romântico, mas que possui seus próprios objetivos pessoais, passa a ter todo o tempo de tela dedicado ao parceiro amoroso em detrimento dos outros aspectos.
  • Um personagem que é um tanto imaturo e infantil se torna progressivamente mais imaturo a ponto de não demonstrarem a idade que tem.
  • Um personagem tem uma alergia ou duas, ou alguma deficiência, ou asma, mas não é grande coisa. Posteriormente, passam a ser retratados como completos inválidos. Alternativamente, um hipocondríaco será progressivamente retratado como estando de fato doente (neuroticismo opcional).
  • Um personagem que tenha um emprego ficará cada vez mais obcecado com o dito emprego.
  • Um personagem é popular em uma comunidade pequena e gradualmente se torna uma celebridade completa. Alternativamente, um personagem que é impopular, mas tem um círculo social, gradualmente se torna um fracassado sem amigos ou um Unico Amigo.
  • Um personagem pai de alguém que é excessivamente protetor até certo ponto posteriormente se torna não protetor que mantém os filhos afastados de qualquer coisa que seja remotamente negativa.

Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top