Follow TV Tropes

Following

Br / Babaca

Go To

Um Babaca é um personagem tão detestável que é impossível conceber alguém que interaja com ele por vontade própria. Eles dizem e fazem coisas que irritam outras pessoas e tratam todos no entorno como lixo. Eles podem ter fãs, mas na maioria dos casos o apelo deles é que eles são schadenfreude ambulantes: você sabe que eventualmente eles vão se danar e você mal pode esperar por isso.

Personagens podem ser Babacas de diversas formas — alguns podem ser polidos, inteligentes, charmosos, elegantes, corajosos, etc., mas ainda assim exalar aquele ar esnobe que faz você se perguntar porque as pessoas o aturam. Outros babacas são grosseiros e repulsivos de maneira mais óbvia. De qualquer modo, o status de "mocinho" é o que o protege de levar um puxão de orelha proverbial — afinal, se fosse um babaca no time dos maus, então seria só mais um vilão. Isso é particularmente desconcertante em qualquer série que acompanhe um grupo que precisa ser coordenado e que, realisticamente, não aturaria esse tipo de comportamento. Isso pode acontecer com um personagem grosseiro que se torna um obstáculo para outros ao invés de dar conselhos pragmáticos, ainda que impopulares.

O que os torna interessantes é o fato de que você próprio não precisa lidar com eles (pelo menos não na vida real se eles são um personagem de videogame). Usualmente, as pessoas no entorno do babaca o toleram Porque é Engraçado. Às vezes o babaca é o alívio cômico que passa do ponto, e nesse caso o fator Porque é Engraçado se dissipa; eles podem ser ok aos olhos dos demais personagens, mas para o público, nem tanto. Por causa disso, é difícil simpatizar com eles quando algo de ruim acontece — geralmente isso é visto como "ele mereceu isso" e o público vai gostar.

O principal fator que empurra um personagem meramente irritante para além da fronteira com a região de babaca em tempo integral é o personagem estar alheio às percepções dos demais a respeito dele. Nunca ocorre a eles que algo que eles façam pode ser desproporcional; eles nunca percebem que algo que eles façam talvez seja considerado inadequado, excessivo, ou cruel; de fato, eles acreditam que eles estão certos e todos os demais estão errados. Se alguém apontar a babaquice deles, eles provavelmente vão racionalizar a situação ou considerar pouca coisa. Se os criadores não manterem o personagem na linha, ele pode deteriorar para O Sociopata, ou angariar mais ira do público do que os vilões. Costuma ser resultado de Flanderização.

Se absolutamente todos se comportam assim, então você está vendo um Mundo De Babacas. Se o personagem sabe que é um babaca e se delicia com isso, então é um Babaca De Cracha E Tudo. Ralos de Ódio, personagens concebidos para ser odiados, quase sempre são babacas de algum tipo.

Na possibilidade remota de que algo aconteça para corrigir ou remover o babaca, os outros personagens vão se sentir aliviados no começo, mas até o fim do episódio proclamarão Queremos Nosso Babaca De Volta.

Consultar o Indice De Babacas para variações entre os diferentes tipos de babacas. Contrastar com Inocentemente Insensivel, que age como um babaca porque não conhece outro jeito de agir, mas rapidamente se corrige uma vez que isso é apontado pra ele. A inversão, obviamente, é Cara Legal. Se você quer ver o heroi que é o babaca apesar das boas intenções, ver Ser Bom Nao E Ser Bonzinho.

Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor! Desnecessário dizer, eles são comuns demais na Vida Real e listar exemplos apenas causaria problemas aqui.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Jerkass

Top