Follow TV Tropes

Following

Br / Conflito

Go To

"Era uma vez uma bela garota chamada Branca de Neve, que vivia com sete anões, e eles viveram Felizes Para Sempre." Meio chato, né?
Um especial da Disney sobre a importância dos vilões

Este é o problema básico a ser superado em uma história. Se você não tem conflito, você não tem uma história. Ou então tem somente uma história de coisas acontecendo sem maiores incidentes.

Mais que qualquer outro tropo, exceto pelos Personagens que estão em um conflito, isto é vital para a ficção. Você consegue encontrar caminhões de teorias e ensaios sobre por que é assim, mas confie em nós. Você precisa.

O conflito aparece em diversas formas. De acordo com Arthur Quiller-Couch, existem sete tipos de conflito, que criam sete tramas básicas (não confundir com As Sete Tramas Basicas de Christopher Booker, que articula uma teoria mais próxima da Jornada do Herói).

  1. Homem contra Homem: o problema é outro personagem (Bob precisa obter mais votos que Alice para se tornar representante de classe).
  2. Homem contra Si Próprio: o problema está dentro do protagonista (Bob não sabe como expressar suas emoções para Alice).
  3. Homem contra Natureza: o problema vem de fontes não sencientes (a cidade de Bob é destruída por um vulcão, ou Alice está doente).
  4. Homem contra Sociedade: o problema é o ambiente social (Bob luta para manter sua dignidade em uma comunidade ignorante após ser acusado de algo).
  5. Homem contra Deus/O Destino: o problema é um destino indesejável, que pode também envolver a vontade divina (Bob não quer cumprir uma profecia que resulta na perda da família dele).
  6. Homem No Meio: De outros personagens ou conflitos.
  7. Homem e Mulher: Quiller-Couch foi persuadido a trocar o "contra".
  8. Para além da lista de Quiller-Couch, há também Homem contra Tecnologia, no sentido de maquinário. Geralmente contada na perspectiva de um trabalhador sendo substituído por uma máquina.
  9. Homem contra O Sobrenatural, ou "contra o desconhecido" é proposto como o conflito que codifica o Horror, onde o inimigo é o incompreensível, sobrenatural ou extraterrestre.

Tradicionalistas resumem os conflitos aos primeiros três, redefinindo "Homem" como uma entidade derrotável e "Natureza" como qualquer coisa que se deva alterar ou sobreviver a, ao invés de ser derrotado. De acordo com os três conflitos básicos, um Apocalipse Zumbi seria um caso de Homem contra Natureza. Ainda seguindo esse modelo, Homem contra Sociedade e Homem contra Destino seriam também Homem contra Natureza, e Homem e Mulher seriam Homem contra Homem. (Homem No Meio e Homem contra Máquina, por outro lado, poderiam ser qualquer um conforme a trama.)

Algumas histórias podem aparentar não ter conflito, mas se elas possuem fatores dentro da história que demonstram desafios, então a história ainda terá o terceiro tipo de conflito. Sem Antagonista descreve esse tipo de conflito, que não tem uma força antagonizante.

No entanto, é possível ter histórias que de fato não possuem conflito; essas obras tendem a ser não-ficção ou histórias experimentais ou pós-modernistas. Alguns episódios de séries do tipo Vida Cotidiana também podem se encaixar, em especial aquelas que seguem a fórmula Kishotenketsu. Obras sem histórias podem também ser consideradas como desprovidas de conflito (videogames podem até ter conflito sem história, deixando que os jogadores criem suas próprias histórias através do conflito). Esses trabalhos são, no fim das contas, exceções à regra; no geral, se é uma história convencional e engajante, é o conflito que a direciona.

Pode se dizer que histórias com auto-inserção são fracas porque não há conflito em que o inserido alcança as coisas, ou que o conflito é tão fraco e inefetivo que passa essa mesma sensação (como geralmente se dá em histórias pobremente escritas com um protagonista que é um Heroi Invencivel). Alternativamente, algumas obras se saem como fracas porque o conflito é muito grave e/ou não aparenta ter solução palatável. Assim como em muitas outras coisas, é inteligente buscar um equilíbrio.

Sem exemplos, por favor; esta página meramente define o termo. Devido à amplitude deste tropo, quaisquer exemplos devem ser listados nos tropos que ficam nos sub índices.


Tropos:

Top