Follow TV Tropes

Following

Br / Palhaço Satânico

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/palhaco_malvado_09_0.jpg

Supõe-se que os palhaços sejam engraçados e façam toda a gente rir, especialmente as crianças. É a razão de eles existirem. Um palhaço de verdade seria amigo das crianças. Às vezes são mesmo. Mas, para alguns, os palhaços despertam um medo incontrolável. Há crianças que nem chegam perto de um palhaço sem gritarem.

Eles têm uma cara... falsa, cadavérica, a maquiagem muitas vezes NÃO ajuda, as emoções não são de verdade, o sorriso é só pintado. As roupas e sapatos grandes são grotescos. Para algumas pessoas, tem muita coisa errada com um palhaço, e isso ressoa lá no fundo, na nossa parte que acredita que tem monstro no armário, que vai sair a menos que você deixe a porta fechada.

É raro achar personagens palhaços que sejam bonzinhos. Mais frequentemente, os autores disparam o medo. O Palhaço Malvado é um vilão clássico. Ele vai parodiar o humor, tornando piadas clássicas mortais; tem ácido nas suas flores de lapela e os choquinhos elétricos dão pra matar, entre outras coisas. Se eles trabalham em um circo, pode apostar que será um Circo Dos Horrores. Da mesma forma, eles também vão soltar piadas de humor negro e gargalhar euforicamente enquanto cometem um assassinato.

Às vezes, o Palhaço Malvado só tem CARA de palhaço, e não faz nada que um palhaço normal faria, como contar anedotas ou trabalhar em um circo ou animar festinhas de criança. Se há na estória um palhaço que só tem cara de palhaço, há grandes chances de que seja um Palhaço Malvado. Sabe como é, ninguém simplesmente se vezte de palhaço sem fazer nada de engraçado ou circense.

Mais cedo ou mais tarde, nossos intrépidos heróis vão descer a porrada nesses palhaços. E às vezes nem isso os detém. Note-se também que muitos desses palhaços podem ser doidos de pedra ou não, e também cometem seus crimes gargalhando loucamente e o tempo todo. Também é esperado que eles, enquanto cometem vários crimes horríveis, ajam de maneira similar a um crianção.

No mundo real há tipos específicos de palhaço. Pode-se ter medo do Auguste, o clássico que tem o comportamento e as roupas mais doidonas.

Palhaços de verdade palhaçam: a ideia é que seja engraçado, mas pode ser percebido como autoflagelação, e espectadores modernos podem até ficar enjoados.

Um tal John Wayne Gacy,tambem conhecido como um dos mais famosos serial killers dos Estados Unidos, trabalhava de meio periodo como palhaço. E isso, só piora as coisas. Você não quer seus filhos perto de um palhaço satanico, mas os pais parecem completamente alheios ao medo de seu filho.

Um estudo realizado em 2007 pela Universidade de Sheffield apontou que crianças de qualquer idade têm medo de palhaços, ou não gostam deles. Agora, vão ter que repaginar as alas pediátricas de vários hospitais. (Excerto do artigo da BBC: Dr Penny Curtis: "Como adultos, nós presumimos o que deve funcionar com crianças. Descobrimos que elas não gostam de palhaços. Algumas até têm medo.")

O oposto deste tropo é o (infelizmente) raríssimo Palhaço Não Ironico.

Top