Follow TV Tropes

Following

Br / Vida Cotidiana
aka: Slice Of Life

Go To

A vida, observada e examinada. Um elenco vive suas vidas diárias, fazendo observações e sendo eles mesmos. A escola é provavelmente a ambientação mais comum para esse tipo de série, em especial na animação. Chegar à maioridade costuma ter muita influência nessas histórias. Elas podem ter Morte Por Medalha Newbery.

O que caracteriza a vida cotidiana ("slice of life", ou ainda "recorte da vida") como gênero é a ênfase no momento mundano com a intenção de fazer o público focar nesse momento ao invés de usá-lo como parte de uma narrativa. Por exemplo, uma história sobre colegas de quarto travessos podem ilustrar a vida mundana deles, mas esses eventos mundanos costumam ser usados para armar piadas ou como parte do conflito entre os personagens, o que firma o gênero no reino da comédia ou do drama.

Séries de vida cotidiana não costumam ter uma trama, ou, se levado ao extremo, nem sequer o onipresente conflito, mas elas não precisam realmente de uma, e muitas dessas histórias usam a falta de conflito para servir ao escapismo pacífico ao invés do realismo. Um exemplo disso: em histórias sobre vida cotidiana que se passam na escola, os pais são praticamente inexistentes. A maioria dos quadrinhos para jornal nos Estados Unidos que não são simplesmente "uma piada por dia" são histórias desse tipo devido ao simples fato de que a maioria das pessoas não lê jornal todo dia e arquivos de tirinhas são raros, portanto o leitor precisa entrar no universo desses quadrinhos a qualquer momento e conseguir apreciá-lo.

A vida cotidiana não precisa ser ambientada no mundo como o conhecemos. Quando o é, a indústria de televisão em particular chama de "baixo conceito" (em contraste com o Alto Conceito). Muitas tirinhas para a web são vida cotidiana, enquanto as que se intitulam "Vida Real" usualmente não são vida real de verdade, se encaixando ao invés em alguma variante de Ficcao Especulativa, ou no mínimo Vida Embelezada. Não confundir com Quadrinhos De Jornal, apesar de haver alguma sobreposição.

É muito popular no Japão, e por isso muitos animes preenchem essa categoria. Em shows de ação com longa duração passou a ser comum incorporar episódios de vida cotidiana para trazer vida aos personagens através do uso deles em um ambiente mais corriqueiro. Iyashikei com alguma frequência se sobrepõe a este tropo. Comparar e contrastar com ??? Soap Opera. Como o elenco desses shows tende a ser majoritariamente de mulheres (se não totalmente), os fãs de língua inglesa às vezes se referem a eles como "garotas fofas fazendo coisas fofas". Comparar também com Episodio De Respiro.

De certo modo, histórias de vida cotidiana se sobrepõe com histórias geralmente consideradas Ficcao Literaria no ocidente, já que ambos gêneros cobrem a vida corriqueira das pessoas, motivações e emoções. No entanto a vida cotidiana nem sempre implica no estereótipo de soberba intelectual ou elitismo que cerca as obras da ficção literária, assim como a impressão de que a ficção literária precisa ter um Final Depressivo.

Filmes artísticos e indies/experimentais também usam a abordagem da vida cotidiana, pois esses tendem a ter uma estrutura menos coesa e mais aberta, além de não serem orientados a objetivos como as grandes produções de Hollywood (onde o herói está sempre perseguindo um MacGuffin ou tentando obter um Cupom de Trama). Os filmes artísticos/experimentais preferem mostrar o lento movimento das texturas e das interações da vida diária em uma abordagem meditativa.note 


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Slice Of Life

Top