Follow TV Tropes

Following

Br / Garota de Ação

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/Lara_Croft_Action_Girl.jpg
Algumas mulheres têm empregos mais legais do que outras.

Sexo frágil
Não foge à luta!
Rita Lee, "Cor de rosa choque"

A Garota de Ação é, essencialmente, um Herói De Ação moldado em um formato feminino: um personagem feminino que é forte, ágil, e que pode acabar com você com pontapés, socos ou te encher de chumbo com Armas da Escolha dela.

Ela não é Donzela Indefesa. Ela não fica sentada esperando ser resgatada. Ela não só planeja como irá salvar-se a si própria. Ela não conversa/manipula/seduz para safar-se de problemas. Ela tem movimentos físicos próprios para fazer, e mesmo que ela venha a ser o feminino do Guerreiro Terapeuta, isso também não garante que ela parará de atacar enquanto fala.

Subtropos da Garota de Ação: (Por favor, adicione os exemplos que se encaixam nesses tropos em suas próprias páginas, não aqui. Note também que eles em geral não se excluem entre si, embora alguns sim).

Por idade:

  • Jovem Porradeira: Garotas da Ação muito jovens que são especialmente lembradas por conta de suas forças físicas.
  • Senhorita Casca Grossa: Garotas da Ação muito jovens que são notáveis por suas técnicas e habilidades no lugar de, ou em adição a, suas forças físicas.
  • Mulher De Guerra: Garotas da Ação adultas que são nobres e graciosas.
  • Mae De Acao: Ela é adulta e trabalha com um grupo de pessoas mais jovens as quais ela considera seus "Filhos", que também podem ser seus filhos de verdade
  • Mamae Ursa: Adulta e que só se torna Garota da Ação em defesa de seus Filhos.
  • Nunca Mexa Com Uma Vovo: Idoso (pode incluir a característica de ser um Mestre Velho)

Por arma preferida ou método de combate:

Por colegas de equipe:

Por arma preferida e colegas de equipe:

  • Homens Esmagam Mulheres Atiram : Uma mulher que usa uma arma de longo alcance, junto a um homem que luta corpo a corpo.
  • Gladiadora Magica: Um princípio similar ao anterior, mas troque "arma de longo alcance" por "espada" (se for ela a usar armas) ou "mágica" (se ela for a usuária de magia). Seu parceiro se utiliza do que sobrar.

Por emprego:

  • Mulher Pirata: Ela é uma pirata.Duh!
  • Empregada Ninja: Seu trabalho oficial é servir uma casa família, que tambem incluiem espionagem, e atirar pratos como se fossem armas mortais.
  • Guarda Apaixonado : Ela trabalha abertamente como segurança, e acaba se apaixonando por seu cliente.
  • Servo Da Paixao: Ela trabalha com algo que não é segurança e se apaixona por seu patrão.
  • Valquirias: Trabalham para Odin como escolhidas do matador.
  • Chefe De Ferro Ela cozinha e distruibui bons sanduíches de soco quando necessário.
  • Princesa Durona: Diferente da Maioria das Princesas, ela consegue resistir bem quando alguem tenta rapta-la.

Tropos relacionados, e tropos que geralmente coincidem com a Garota da Ação:

Contrasta com Falsa Garota Da Ação: Dizem várias vezes para a audiência que ela é uma Garota da Ação, mas ela nunca demonstra as características de uma.

Donzeliacao ocorre quando uma personagem que era um Garota da Ação sofre Mudança de Personalidade ou Redução De Poder que não é justificado na história (isso é, não como produto de processo de Destruição da Fofa ou Destruição Do Arrogante). Ela pode ser completamente transformada em uma Donzela Indefesa.

Por outro lado, não ajuda em nada que ser uma Garota de Ação não é algo inerentemente bom. Esse tropo é alastrado de DoisPesosDuasMedidas, o principal e mais visivelmente óbvio sendo o fato de que deve ser apontado quando uma mulher é capaz de lutar, deixando assim claro que a norma feminina inclui garotas que "não" fazem parte da ação, enquanto os homens precisam ser distinguidos quando ficam de fora dos combates. Isso se torna particularmente bobo em ambientação do tipo Dungeons And Dragons, nas quais heroínas poderosas são dificilmente uma visão comum, e em jogos como Mass Effect, nos quais quase todas as personagens femininas são Garota De Ação. Muitos escritores caem nessa armadilha, falhando em mostrar uma dita personagem além do fato de que ela é uma mulher que pode tomar conta de si própria em uma luta. Outras Garotas da Ação, numa tentativa de acentuar suas independências e atrevimentos, se tornam Babaca , Feminazi ou Babaca Fodona – todos nós sabemos, no fim das contas, que Mulheres de Verdade não Usam Vestidos. Em contrapartida, existem várias personagens femininas extremamente bem escritas que nunca deram um único soco, resolvendo problemas através de outros meios ou outras formas de força.

Contraparte do Herói De Ação. Compare-a com seu lado sombrio e geralmente muito mais agressivo Garota De Ação Das Trevas e suas versões mais mundanas: Você Consegue Garota! e Menininha Valente. Não confundir com Garota De Ação Afirmativa, que é só uma garota adicionada ao elenco em uma adaptação ou nova temporada para balancear o gênero dos personagens, sem importar qual papel ela de fato interpreta, embora muitas vezes ela seja uma Garota de Ação. Veja Mulheres de Verdade não Usam Vestidos para quando as pessoas pensam que toda personagem feminina precisa ser uma Garota de Ação para receber algo similar a respeito básico.


Alternative Title(s): Action Girl

Top