Follow TV Tropes

Following

Br / Cientista Maluco

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/mad-scientist2_mtg-lab-maniac_3244.jpg
E isso é só para preparar um sanduíche.

"Tanta coisa foi feita! E farei muito mais: seguindo os passos já trilhados, vou abrir um novo caminho, explorar poderes desconhecidos e revelar ao mundo os mistérios mais profundos da criação."

Houve um tempo em que o Heroi Da Ciencia era um item padrão da ficção de aventura, superando o Feiticeiro Do Mal e impressionando os nativos supersticiosos com o poder da Ciência! Mas em algum momento entre a invenção da arma Gatling e a bomba atômica, os escritores de ficção desconstruíram o arquétipo para criar um novo tipo de vilão: um vilão que acredita que todos na comunidade científica tradicional são tolos! Desnecessariamente restringidos pela "moral" e "lógica" limitante!

O Cientista Maluco atende muitas necessidades para os criadores de histórias, e por isso pode ser encaixado em uma ampla gama de histórias. Esse é um tipo que não tem muita estabilidade mental, permitindo que o criador cubra um motivo fraco ou uma Estupidez De Vilao De Bond com uma mera pincelada. Isso também ajuda o criador a explicar porque os cientistas malucos guardam todos os registros incriminatórios e ainda assim não possuem uma cópia do monstro ou pelo menos um esquemático largado sobre a mesa. Em segundo lugar, eles são cientistas, o que em ficção significa que eles podem inventar qualquer dispositivo requerido para o andamento da trama. Em terceiro lugar, a sua insistência em conduzir experimentos estranhos concede a eles licença artística para inventar esses dispositivos. E, por fim, é quase certo que o cientista maluco vai violar algum item da Escala de Pecados Científicos, por isso espere a aparição de Um Esopo (mesmo que seja uma versão prepotente de um).

O Cientista Maluco agrega certos tropos sem muito esforço. É quase certo de que ele será um Genio Dos Apetrechos e tenha um Laboratorio Do Cientista Maluco (possivelmente com uma pronúncia sofisticada), que o diálogo dele inclua as frases "Em Nome Da Ciencia" e "Disseram Que Eu Era Maluco" e que ele vai usar um Jaleco De Ciencia E Medicina (em obras clássicas será um jaleco tipo Howie, com uma linha diagonal de botões através do tórax e um colarinho Mandarin). Alguns dos cientistas malucos usam a Loquacidade Sesquipedaliana, enquanto outros se especializam na Risada Malefica.

Cientistas malucos tendem a ser interdisciplinares — às vezes até mesmo sendo um Cientista Onidisciplinar — mas alguns campos da ciência são particularmente bem representados.

  • Biólogos malucos cruzam para além dos domínios do Homem, manipulando corpos de mortos, a constituição genética de suas cobaias e o próprio tecido da vida para criar monstros terríveis, super soldados e tentativas equivocadas em busca da imortalidade (geralmente tidas como equivocadas porque a trama quer assim, ou porque o resultado é muito, muito ruim). Inevitavelmente alguma das (ou todas) suas criações vão se libertar e destruí-los ou causar caos generalizado; às vezes é o próprio biólogo maluco que as liberta, seja por vingança ou apenas como um teste de campo. Em obras modernas, eles costumam expandir sua pesquisa para manipular super pragas.
  • Quimistas malucos são, de diversas formas, descendentes dos alquimistas estranhos de eras anteriores. Em certa medida eles se sobrepõem aos biólogos malucos, mas tendem a ir na direção da criação de super soros e toxinas mortais, geralmente para vender os produtos para programas governamentais ou usar uma cidade de refém ao ameaçar despejar as criações no suprimento de água. Seus laboratórios costumam ser repletos com Frascos De Laboratorio Gratuitos.
  • Engenheiros malucos trabalham com maquinário e suas criações costumam incluir o Robo Assassino, o Raio Da Morte, o Dispositivo Do Juizo Final, veículos com todo tipo de armas e, às vezes, algo de uso mais prático. Eles costumam ter laços estreitos com generais maléficos e governos inescrupulosos, criando para eles quantidades enormes de armamento para clientes que geralmente não se incomodam com coisas tão pequenas como "dano colateral", "moderação" e "crimes de guerra".

Arquétipos comuns de Cientista Maluco incluem:

  • Biologista Malvolucionario: Os experimentos deste cientista envolvem melhorar a raça humana nos seus próprios termos.
  • Cientista Onidisciplinar: Um cientista que tem domínio de toda e qualquer forma de ciência requerida pela trama.
  • Criador De Monstros: Cientistas malucos que optam pela biologia tendem a se especializar na criação de criaturas grandes, agressivas e difíceis de controlar.
  • Destino Dos Frankensteins: Um cientista maluco que por acaso é descendente de Victor Frankenstein.
  • Dr Fakenstein: Um cientista maluco cujo nome claramente é uma referência ao Victor Frankenstein de Frankenstein.
  • Dr Frankenstein: O próprio Victor Frankenstein, que criou uma criatura de retalhos no romance de Mary Shelley.
  • Herr Doktor: Cientistas malucos tendem a falar com sotaque alemão ou austríaco carregado.
  • Mestre Dos Robos: Cientistas malucos com aptidão para robótica costumam fazer uso pesado de lacaios mecânicos para seus esquemas.
  • Professor Cobaia: Cientistas malucos costumam usar a si mesmos como cobaias de teste.
  • Professor Distraido: Um cientista que tende a se perder em pensamentos e não prestar muita atenção no entorno.
  • Sr Conserta Tudo: Se a especialidade do cientista maluco é tecnologia, ele provavelmente será hábil em reparar maquinário danificado.
  • Sr Exposicao: Um cientista maluco é uma forma comum de personagens que possuem a função de explicar detalhes da trama para os outros personagens.
  • Unico Cientista Vivo: Em um cenário pós-apocalíptico, existe um único cientista vivo que tenta desfazer os danos causados à sociedade, mas que não está muito bem da cabeça.

Criações comuns de cientistas malucos incluem:

Outros tropos comuns incluem:

Uma abordagem cada vez mais comum com este tropo é que a Ciência Maluca é um super poder perigoso ou até mesmo um transtorno mental que pode ser hereditário — caso em que a vítima pode vir de uma longa linhagem de cientistas malucos — ou transmissível através de ideias contagiosas ou experiências.

Às vezes os cientistas exibem sinais de loucura, mas permanecem alinhados com a causa dos heróis. Neste caso ele pode ser O Cara Esperto que é um tanto aéreo, um Mentor Excentrico muito excêntrico, um Teorico Da Conspiracao, um Hacker Brincalhao, um Parceiro Psicotico ou até mesmo um Especialista Em Demolicao. Estes cientistas malucos "domados" definitivamente não são mais "seguros" que suas contrapartes diabólicas. Se cientistas sãos começam a se comportar de maneira estranha enquanto estão no seu processo criativo, então eles estão visitando o Lugar Da Loucura.

Se uma obra tiver muitos cientistas loucos, geralmente é possível distinguir entre eles através da área de pesquisa. O cientista maluco clássico se utiliza de engenharia eletrônica ou mecânica (como o Mestre Dos Robos), mas há também os que podem se tornar um Biologista Malvolucionario, Psicologo Psicotico, Soldado Sociopata, Eco Terrorista, Bombardeiro Maluco, Cara Da Tecnologia ou até mesmo O Cracker. E todos esses (e mais) podem ser encontrados na Feira De Ciencia Maluca local, exibindo com muita disposição os seus mais recentes crimes contra a natureza.

Se um cientista deseja se concentrar na ciência convencional mas está sendo forçado a produzir coisas terríveis, ele pode ser um Cientista Maluco Relutante ou até mesmo um Cientista Sequestrado. Um cientista maluco com boas intenções, públicas ou não, pode se tornar um Extremista Bem Intencionado.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top