Follow TV Tropes

Following

Br / Um Esopo

Go To

Este tropo está em discussão no Trope Repair Shop.

O episódio termina com uma lição de moral no melhor estilo Fabulas De Esopo. A última fala do episódio sumariza o ponto que este levanta, ou deixa o espectador com o problema que os escritores querem que ele pense sobre. Sitcoms dos anos 50 terminam com uma moral tipo "nossa, eu aprendi minha lição", enquanto Lei E Ordem deixa você pensando. Como alguns shows parecem contratualmente requerer uma moral por episódio, ocasionalmente você pode encontrar um Esopo Danificado.

Muitos shows voltados para crianças se desviam do caminho para implementar um destes, em especial shows animados pela Disney. Escritores chamam isso de "aula com objetos" e escrevem o episódio em torno disso. Isso é particularmente notável em programas feitos nos Estados Unidos Da America durante o final dos anos 70 até o começo da década de 90, porque a FCC requeria à épocanote  que todas as emissoras transmitindo conteúdo infantil transmitissem também uma certa quantidade de conteúdo 'educacional' e esse era o jeito mais simples de atender os requisitos.

Além do mais, este tropo pode fazer com que vários tipos de mídia se tornem uma experiência imersiva ao dar conselhos ao público, o que o torna muito popular e único quanto aos meios de uso.

Para as vezes em que uma lição é aprendida através de um conflito moral, ver Dilema Moral.

Ironicamente, o escritor grego Esopo provavelmente não merece a honra duvidosa de ser o nomeador deste tropo. Em suas formas originais essas histórias provavelmente não terminavam com Bigornadas. Os ouvintes (pois Esopo teria usado a oralidade para transmitir as histórias) provavelmente precisavam descobrir o significado por si mesmos; as morais de uma linha (tais como "devagar se vai ao longe") provavelmente foram anexadas pelos contistas modernos e usadas como dispositivos retóricos por oradores posteriores a fim de estabelecer um argumento. Ressaltar uma verdade moral é, no entanto, uma das principais características da Fabula, que através de séculos ensinaram lições de vida através de alegorias, frequentemente usando animais e outros personagens não-humanos. Estas histórias curtas podem ensinar como enxergar além da dissimulação, lidar com situações difíceis, não ser tomado pela arrogância, etc., e portanto quase sempre há valor a se extrair da história.

Um Esopo é parte dos Tropos Lendários. Quase toda obra pode ser considerada como contendo um Esopo, portanto coloque aqui apenas exemplos que se aplicam a séries como um todo ou exemplos que não se encaixam em um dos subtropos.


Sub-tropos:

Esopos em Geral

Personagens e Dispositivos

Tipos de Esopos

Esopos Específicos


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Moral Da Historia, An Aesop

Top