Follow TV Tropes

Following

Br / Anti-Herói

Go To

Um Personagem Arquetipico que é quase tão comum na ficção moderna quanto o Heroi Ideal. O anti-heroi é um protagonista que tem o oposto da maioria dos atributos tradicionais de um heroi. Eles podem ser confusos, desiludidos ou apenas apáticos. Com alguma frequência o anti-heroi é apenas um esquisito deslocado e amoral. Heróis são tipicamente convencionais, enquanto os anti-herois podem ser, conforme as circunstâncias, pré-convencionais (em uma sociedade "boa"), pós-convencionais (se o governo é "mau") ou mesmo não convencionais. Não confundir com o vilão ou o Grande Mal, que são os oponentes dos heróis (e dos anti-herois também, vale ressaltar).

A maioria deles fica na ponta cínica da Escala Móvel de Idealismo versus Cinismo.

Há tantas variantes de anti-herois quanto há heróis normais. Alguns atributos comuns são: falar pouco, ser solitário, ser extremamente celibatário ou extremamente promíscuo, problemas com os pais, Pesadelos Com Experiencias Passadas ocasionais e recordações relacionadas a um Passado Sombrio E Complicado que podem se manifestar de várias formas conforme o anti-heroi em questão; e também ser apto a contar a história da própria vida através de qualquer música do Nick Cave. Alguns não vão Salvar O Vilao, mas vão Atirar No Cachorro e não hesitarão em matar qualquer um que seja uma ameaça a eles.

Outros personagens podem tentar colar no anti-heroi valores mais tradicionalmente heroicos com o uso do Poder Da Amizade, mas essas tentativas usualmente não colam.

O que os anti-herois amorais aprendem (se algo for aprendido ao longo da história) é que a existência desprovida de valores absolutos oferece muita solidão. E isso pode ser do agrado deles. Nao Ouse Ter Pena De Mim é comum e a gratidão pode ser repelida com Nao Foi Nada.

Estes tendem a aparecer em desconstruções de gêneros tradicionalmente heroicos. A medida que os protagonistas imperfeitos começaram a ganhar mais respeito e simpatia do que o impressionante-porém-impossível-de-se-conectar-com Heroi Invencivel, "anti" heróis passaram a ser admirados como um tipo de heroi perfeitamente válido por seus próprios méritos.

Às vezes eles não são "a estrela" (protagonista), mas servem como O Rival ou Oponente Digno do protagonista e são propensos a se tornar um ??? (Ensemble Dark Horse) na medida que os fãs apreciam as interações deles com o protagonista. Se eles forem parte do Grupo De Cinco Caras, certamente serão O Lanceiro. Os mais bem-quistos podem se tornar um Deuteragonista ou receber um ??? (A Day in the Limelight) para agradar os fãs.

O termo é usado com um sentido mais amplo do que costumava ser (pelo menos nesta wiki). Em uma definição do termo, o apelo do antiheroi é que eles costumam ser literalmente um heroi: eles executam feitos heroicos. Mas ao passo que o Super Man, Mulher-Maravilha e outros heróis convencionais possuem ambas capacidade física e moral para fazer isso, um antiheroi quase nunca tem ambas.

Anti-herois estão espalhados ao longo de toda a tabela de alinhamento moral, tendendo aos tipos Neutros (e aos tipos Bons se o lado anti-heroico for pouco proeminente). Enquanto o ??? (Knight in Sour Armor) ou o Anti Heroi Classico não são de fato providos de falhas morais, e podem até ser puramente bons, os outros tipos de anti-herois nunca são puramente bons, pois eles tendem à zona moralmente cinza.

Tradicionalmente, na análise literária, o sentido de antiheroi era diferente do uso comum atual, com a ausência dos elementos que tornam os herois "legais" ao invés da ausência dos elementos que os tornam "bons". Willy Loman e Shinji Ikari são arquétipos desta forma, em contraste com alguém como Spawn ou Kain.

Se você chegou aqui através de uma obra mencionando alguém como um antiheroi "tipo I" (ou similar): essa referência é para BrAnalise.Anti Heroi, que é uma subpágina desta. Estes números não são mais usados e devem ser substituídos por um nome apropriado.

Comparar e contrastar este tropo com a antítese, o Anti Vilao. Um personagem que seja um Coringa ou um caso de Porta Giratoria De Vira Casaca pode ser capaz de ser antiheroi e anti-vilão dependendo de o personagem estar agindo a favor ou contra o protagonista. Para um grupo destes herois, ver Time De Anti Herois.

Não confundir com o Vilao Protagonista, onde o personagem principal é mau sem dúvidas.


Sub-tropos e tropos relacionados

Tipos de personagens particularmente propensos ao anti-heroismo (apesar de muitos destes terem a sua cota de herois e vilões normais):

Exemplos

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Anti Hero

Top