Follow TV Tropes

Following

Br / Cavaleiro Templário

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/malvados_tirinha1699.jpg

"Ninguém é mais perigoso do que aquele que se julga puro de coração, pois sua pureza, por definição, é indiscutível."
James Baldwin, "The Black Boy Looks at the White Boy"

Às vezes, as Forças da Luz e da Bondade se tornam um pouco excessivas. Em uma combinação mortal de Extremista Bem Intencionado, O Fundamentalista, Miopia Moral e, às vezes, Aquele Que Luta Com Monstros, eles ficam cegos por si mesmos e por seus ideais, e esse extremo se torna uma sociopatia tirânica. Não é culpa das Forças das Trevas, mas eles estão se acabando de rir, se sentindo satisfeitos em saber que estavam certos.

Usualmente, o passo inicial (ou objetivo) do Cavaleiro Templário para o seu ideal de "utopia" é se livrar desse "livre arbítrio" inconveniente que é a origem do crime e do mal. Muitos Cavaleiros Templários não apresentam misericórdia no trato com aqueles que eles consideram malignos, e são propensos a considerar que Todos Os Crimes Sao Iguais. Os delitos mais leves, até mesmo atravessar fora da faixa, são repreendidos com punições tais como prisão perpétua, morte, lavagem cerebral ou tortura. Se você está em uma história assim, não atravesse fora da faixa, e nem sequer pense em atravessar fora da faixa. E que os céus te ajudem se você demonstrar pena ou misericórdia por um malfeitor. Às vezes o mero fato de se ser um Babaca pode render a fúria de um Cavaleiro Templário, seja ele um Babaca com um Coração de Ouro ou não.

É importante notar que, apesar de serem os vilões no contexto da história, os Cavaleiros Templários acreditam estar do lado da ordem e que dela obtém forças, e que seus oponentes não estão. Tentar argumentar com um deles também não ajuda, pois muitos Cavaleiros Templários acreditam que se você não está com eles, então está contra eles. Apelar para a bondade e decência não terá efeito exceto o de fazer os Templários te odiarem e demonizar a sua causa como sendo obra do diabo. Afinal, eles estão certos de que apenas a causa deles é nobre, e qualquer um que se colocar no caminho é um tolo iludido que deve ser "corrigido", no melhor dos casos, ou um ser maléfico que deve morrer, no pior deles. E fazer isso nem mesmo é um Trabalho Sujo (exceto às vezes, quando isso faz eles sofrerem por ter o trabalho de aplicar toda essa justiça). De fato, pode levar tempo até que se compreenda que uma pessoa com bom senso e coração vai realmente se opor a eles; a corretude de sua causa — e de si próprios — é auto-evidente para si mesmos. Um dos poucos meios de mudar a mente de um Cavaleiro Templário é enchê-los de porrada até que fiquem caídos no chão. Isso é porque a maioria está convencida de que a força lhes dá razão e, já que eles são bons, eles devem matar o mal, portanto se você os derrotar mas não o matar, você também é bom. Eles não necessariamente vão se juntar a você, mas com alguma sorte a concussão vai impedir que eles lutem por tempo suficiente para escutar o seu lado da história, a menos que, é claro, eles concluam que ainda são inerentemente superiores e que você só os derrotou porque você invocou os poderes das trevas e trapaceou.

O Cavaleiro Templário costuma ser a personificação suprema de A Luz Não é Boa, e em séries onde As Trevas Nao Sao Mas, você pode apostar que esse cara será o vilão que acredita que os personagens "das trevas" são maus e devem ser destruídos (apesar de que um vilão com poderes das trevas ainda pode ser isto se ele se supõe heroico). Se o Cavaleiro Templário não é o antagonista da história, espere a aparição de Que Merda é Essa, Herói? e/ou um Comentario De Nao Tao Diferente pelo menos uma vez. Se não acontecer, então ele é um Heroi Designado. Se ainda assim ele é nominalmente bom, então ele é um Heroi Antagonista.

Note que nem todos os Cavaleiros Templários são explicitamente maus desde o começo. Muitos anti-heróis começam pagando o mal com o mal e, quando não estão chutando gente, são pessoas perfeitamente decentes. Eles podem até desconsiderar pequenas inconsistências para se posicionar no time dos mocinhos. Estes caras costumam se preocupar com o risco de cair no caso de Aquele Que Luta Com Monstros e se tornar este tropo.

Muitos Cavaleiros Templários podem ser encontrados entre os membros da Igreja Corrupta, como o Militante Da Igreja ou como parte do Caminho Da Inspiracao: espere que eles gritem aos quatros ventos que "Sou Mais Santo Que Voce" e que devemos todos queimar O Herege. Até mesmo uma Igreja Santificada pode ter um desses como Fundo para os bons pastores. Se a divindade por trás de uma dessas igrejas for um desses, por outro lado, você terá problemas — pode esperar uma Via Expressa Para O Inferno devido ao fato de elas serem tão impossivelmente estritas que poucos (se é que há) mortais sob a graça dela conseguirão alcançar seus padrões de moral.

Um Cavaleiro Templário em uma ambientação de fantasia costuma ser um Zelote Dos Principios, religioso ou não. Em uma ambientação moderna ou de sci-fi, o Cavaleiro Templário tem a tendência de ser um Totalitario Utilitario ao invés. Em todo caso, ele provavelmente será um intolerantes que dificilmente pode ser considerado nobre, mas talvez seja perturbado pela sua própria Insanidade Preta E Branca. Às vezes o Cavaleiro Templário é um computador com inteligência artificial que se excedeu um pouco ao cumprir as instruções de "proteger a humanidade". É propenso ao discurso de quebra ou à Retorica Justificadora sobre como os heróis que o enfrentam são maus e ele é bom.

Outra coisa pra se manter em mente é que enquanto os Cavaleiros Templários insistirão que são os mocinhos, até mesmo os que são praticamente vilões, eles não estão completamente alheios à dor que causam; eles apenas consideram que é um dano colateral aceitável ou lamentam os meios que eles "devem" usar para alcançar seus fins. Se o Cavaleiro Templário falha em perceber qualquer erro em suas ações, então você está lidando com uma variante conhecida como Templario Tautologico, que é tão convencida de estar fazendo a coisa certa que não consegue sequer imaginar que algo que eles façam possa ser questionável ou possa estar ferindo alguém. Isso pode chegar ao ponto onde a resposta dele a qualquer um que tente chamar a atenção dele será basicamente algo como "Minhas ações são boas porque eu sei que eu sou bom e não posso possivelmente ser mau, e você se opõe a mim porque você é mau!'

Muito propenso a Tudo Gira Ao Meu Redor, por isso espere que o orgulho dele seja também a sua ruína. Muitos Templários são do tipo Leal E Neutro ou Leal E Mau, enquanto as versões mais egocêntricas são do tipo Neutro E Mau (mas eles nunca vão admitir isso), e o Grupo Pelos Esquerdos Dos Animais é Caotico E Mau.

Com alguma frequência esse tipo de vilão se enxerga como Necessariamente Mau.

Consultar também Pai Cavaleiro Templario, Irmaozao Cavaleiro Templario e Leal E Mau. Se o personagem faz realmente qualquer coisa pelas suas crenças, ele pode ser O Irrestrito. Uma versão mais leve e humorística é o Lorde Propenso A Erros. Devoção cega a Todos Os Crimes Sao Iguais sem o zelo religioso se enquadra em Leal E Estupido.

Pode também se sobrepor com Pagar O Mal Com O Mal e Aquele Que Luta Com Monstros.

Contrastar com Vilao De Cracha E Tudo, um vilão que é completamente ciente de sua natureza maléfica e a abraça orgulhosamente. Um Cavaleiro Templário pode se tornar isso se ele tem uma Percepcao De Maldade e decire continuar sendo um vilão mesmo assim. Comparar e contrastar com Cavaleiro Em Armadura Azeda, que é o que acontece quando um personagem Leal E Bom escolhe errar em favor do Bem ao invés de errar em favor da Lei; e Alheiamente Do Mal, onde o vilão está tão convencido de sua própria corretude que a ideia de que eles possam estar fazendo algo errado nem sequer lhes ocorre sem intervenção externa, e ao ter as consequências de seus atos apontadas a ele, pode Passar Para O Lado Dos Mocinhos ou se tornar um Cavaleiro Templário e continuar com a crença de que suas ações são corretas e quem reclamou está errado.

Comparar/contrastar Cavaleiro Errante. Contrastar Bom Nao E Gentil para quando um personagem está genuinamente do lado do bem mas pode passar a impressão errada para outros personagens ou para o público. Não é relacionado ao Cavaleiro De Sangue. Também comparar e contrastar com Extremista Nao Tao Bem Intencionado, que usa alegações falaciosas de altruísmo para ocultar e racionar motivações nada altruístas para suas atrocidades.

Não confundir com a Ordem dos Templários, que dá nome ao tropo, que varia entre se encaixar neste tropo e desafiá-lo e que foi fundada com a intenção de proteger peregrinos. Devido à natureza controversa deste tropo, Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor!


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top