Follow TV Tropes

Following

Br / Codificador De Tropo

Go To

Diante de você há três obras. A primeira, Obra A, contém o primeiro uso conhecido de um tropo, mas isso pode ou não ter sido intencional. A segunda, Obra B, contém o primeiro uso intencional do tropo. A terceira, Obra C, não clama originalidade, e pode inclusive ter copiado descaradamente a Obra B, mas foi muito mais popular que as Obras A e B e o padrão estabelecido por esta é o que todas as obras posteriores seguem ao usar o tropo.

A Obra A é o Ur-Exemplo.

A Obra B é o Criador De Tropo.

A Obra C é o Codificador de Tropo.

Em outras palavras, se ao refazer a história de um tropo, um exemplo se sobressai estabelecendo o padrão que muitos outros copiam, então este é o Codificador de Tropo;

O Criador de Tropo frequentemente é também o codificador, mas não sempre. De fato, quando o criador de tropo é um trabalho de qualidade excepcional, o codificador pode ser uma história que mostra como autores menores podem fazer uma boa imitação. Alternativamente, um grande escritor pode coletar vários tropos velhos e os polir até que eles fiquem brilhosos para as gerações posteriores. E ocasionalmente alguém redescobre um Tropo Esquecido.

O codificador de tropo pode ser a Versao Parque Tematico ou a Adaptacao Pragmatica. Se o tropo é mais velho do que se supõe, o codificador é geralmente erroneamente confundido com o criador. Tropos realmente velhos podem ter sido recodificados a cada tantos séculos, já que codificadores de sucesso mostram como adaptar um tropo velho para os novos tempos. Com o advento da televisão, um tropo relacionado à televisão pode ser codificado por um novo show uma vez a cada década ou duas depois que as associações com os codificadores antigos somem.

Importante: "Codificador de tropo" não significa Exemplo Mais Triunfal. Significa "exemplo que tem sinais de influência em todos os exemplos posteriores deste tropo". O verdadeiro marcador de um codificador é a invenção de alguma característica do tropo ao qual todos os exemplos posteriores reagem. Tomemos lobisomens como exemplo. Houveram exemplos prévios de histórias com lobisomens, mas é com o filme O Lobisomem 1941 que começamos a ver lobisomens como uma infecção (anteriormente, era uma maldição ou um Pacto Com O Diabo), vulnerabilidade à prata (previamente, eram vampiros ou fantasmas que estavam associados com a fraqueza à prata), tornou o lobisomem um humano com a maldição de se transformar em homem-lobo (antes, todos os tipos de variantes estavam disponíveis, desde "lobo que se transforma em homem" até "homem que foi permanentemente transformado em lobo"), e vinculou o lobo às noites de lua cheia (antes, eles ficavam nas três noites no entorno da lua cheia ou desconsideravam a influência das fases da lua). Quase todos os exemplos posteriores de lobisomens carregam alguns destes subtropos, que se originaram com O Lobisomem, ou pelo menos discutem esses elementos para explicar porque Nossos Lobisomens Sao Diferentes. Por isso podemos estabelecer com confiança que este filme é o codificador de tropo.

Relacionado a "Mais Velho Do Que Pensam". Se um codificador de tropo é particularmente influente e o criador de tropo não está em correspondência, possivelmente você tem um Tropo Nao Construido. Mesmo o codificador de tropo pode se encaixar como tropo não construído porque ele tende a contradizer interpretações modernas do referido tropo (e, de fato, a maioria dos codificadores costumam ter muitos tropos não construídos). Pode inclusive haver uma Obra D que é a nomeadora de tropo, uma obra que usa o tropo tão comumente, tão apropriadamente (ou inapropriadamente), ou tão memoravelmente, que ela acaba fornecendo um nome para o tropo.

Ver também Exemplo Mais Triunfal. Comparar com Codificador De Franquia.

Exemplos devem ser de codificadores de tropo que não sejam também os criadores do referido tropo.


Exemplos Em Falta.

Top