Follow TV Tropes

Following

Br / Continuidade Retroativa
aka: Retcon

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/retcon_br.jpg
Elas estão falando sobre um Elevador Espacial. E Quebrando A Quarta Parede no processo.

A continuidade retroativa, ou retcon, consiste em re-enquadrar ou acrescentar coisas em eventos passados para servir uma necessidade atual da trama. Tomemos como exemplo a imagem da página: um elevador espacial pré-existente está na cidade, mas ele aparenta não existir antes, apesar do fato de que a existência de uma construção que se eleva até o espaço sideral ficaria à vista em qualquer enquadramento panorâmico. No entanto, o momento atual da história requer um elevador espacial, por isso ele foi adicionado e tratado como se sempre estivesse lá.

Na sua forma mais básica, um retcon é qualquer ponto de trama ou detalhe cuja existência não era pretendida no começo, mas que é tratado como se sempre estivesse lá (contrastar com A Revelação, onde o autor planeja acrescentar o elemento desde o começo). O uso ideal é quando não contradiz nada, mesmo que tenha sido alterado posteriormente. Um retcon bem feito esclarece uma questão existente sem adicionar muitas questões extras.

O termo vem das histórias em quadrinhos, tendo a origem rastreada para o All Star Squadron #18 em 1983 e encurtado para "retcon" já no fim da década, mas a técnica em si é muito mais antiga. Isso geralmente é usado para atender a uma nova trama através da mudança de contexto ou expandindo uma ambientação pré existente; no entanto, também acontece quando os criadores estão escrevendo uma história que viola a continuidade e não é muito plausível.

Na Marvel Comics, a pessoa que apontou o problema e, ao mesmo tempo, forneceu uma explicação plausível recebeu um não-prêmio do então editor Stan Lee, uma tradição que foi mantida viva por outros editores depois que ele se tornou publicador.

Ver também Solução Tirada da Bunda, que é algo que não foi adequadamente preparado antes de ser lançado para o público, e ??? Cliffhanger Copout, em que uma situação perigosa é retroativamente alterada para permitir que os personagens escapem. Tem relação com Deus ex Machina. Alguns (mas não todos) retcons são tirados da bunda, e um retcon bem feito pode melhorar a narrativa atual. Um bom método para usar um retcon é revelar novas implicações ou motivações para eventos que já foram estabelecidos.

Os melhores retcons nem sequer serão distinguíveis como tal, e podem transformar algo que inicialmente parece uma Solução Tirada da Bunda em algo que decorreu Exatamente Como Planejado. (Em outras palavras, trazer algo para o reino da plausibilidade e pra longe do improvável.)

Muitos consideram que o retcon acontece quando os eventos atuais contradizem a continuidade prévia da série que é evidência de que há um Escritor A Bordo. Mas mais frequentemente, o retcon não viola o Cânone, mas sim o Fânone, o conjunto de interpretações não declaradas que costuma ser feito pelo público (se uma interpretação é violada deste modo, então ela Caiu Por Terra). Os escritores mais competentes conseguem fazer um retcon ao se basear em uma interpretação menos óbvia, porém perfeitamente válida, dos eventos que já se passaram.

A medida em que o número de reviravoltas e desvios em uma história se acumula, fica mais difícil identificar se um evento é de fato um retcon (o que implica que os escritores mudaram de ideia) ou um desvio calculado (o que implica quue os escritores tinham em mente a versão do retcon o tempo todo e estavam deliberadamente atraindo o público para longe). Em alguns casos é impossível diferenciar, a não ser que fosse possível ler a mente do autor (e ainda assim talvez não ajudasse muito porque é totalmente possível que o autor fique indeciso sobre o que fazer).

Um autor que esteja Armado Com O Canone pode usar o retcon como parte de uma ofensiva lançada contra outro autor do mesmo Universo Compartilhado. O excesso de retcons pode resultar em Emaranhado De Continuidade. Isso também pode resultar nos leitores e fãs abordando a obra com um certo nível de ceticismo, cinismo ou até mesmo desinteresse, principalmente se é feito de maneira muito óbvia e rápida um retcon para qualquer coisa que seja impopular ou que altere drasticamente o status quo — afinal, porque se comprometer com o seu mais novo Evento de Cruzamento De Crise que promete mudar tudo para sempre e que nada mais será o mesmo se existe uma boa chance de que tudo vai sofrer um retcon após um breve período de tempo?

Às vezes os retcons envolvem pouco mais que alterar a cronologia dos eventos para que ocorram um pouco depois do originalmente declarado. Isto é comum em franquias de ficção científica que se passam em um futuro não muito distante. Quando a data futura se torna passado na realidade, é necessário re-datar a obra para que ela permaneça no futuro. Isso acontece com muitas séries de longa duração que foram concebidas, por exemplo, nos Anos 60 e ambientadas nos Anos 90 ou no começo do século 21.

Alguns retcons acontecem com o propósito de corrigir um vacilo no roteiro que foi ao ar antes de se identificado. Isto costuma acontecer em séries que possuem Muitos E Muitos Escritores, assim como muitos editores e revisores. Na época antes do VHS, isso não era tão importante porque o mais provável era de que nenhum espectador fosse ver o episódio novamente. Por isso, eles também tinham uma boa chance de esquecer aqueles dois personagens que, na primeira temporada, disseram que se conhecem do tempo da faculdade, mas agora na terceira temporada dizem que eles cresceram na mesma rua. O processo de tentar conciliar estas duas afirmações costuma levar a muitas novas questões sem resposta e que agora precisam ser respondidas sem que haja muita contradição.

Isto pode acontecer facilmente com prequências quando os escritores se descuidam. Por outro lado, Tropos Não São Ruins. É totalmente possível que um autor queira fazer um retcon na própria obra para corrigir um Emaranhado De Continuidade ou até aplicar uma Jogada Defensiva Do Autor se as coisas ficarem cabeludas. Às vezes, se as obras pré-retcon não são mais consideradas parte do cânone para o autor, essas obras são descontinuadas no cânone. Em Series De Longa Duracao, retcons costumam ser usados para corrigir Dissonancia De Valores, para lidar com problemas que derivam das várias manifestações de A Marcha Do Tempo ou para alinhar partes prévias da história com outras mudanças. E às vezes as pessoas gostam mais da parte com o retcon — e por isso não consideram isso um problema.

Comparar com Indecisao De Deus. Tende a acompanhar A Revelação. Pode envolver Abrir Uma Lata De Clones. Às vezes também pode se qualificar como uma escolha de Deixar Ai Mesmo. Às vezes é resultado de Depende Do Roteirista ou Depende Do Artista.

Variantes específicas:

  • Desenvolvimento Retroativo: Quando a caracterização de alguém nas recordações é ajustada para lembrar a versão mais atual; é um retcon para lidar com A Marcha Da Caracterizacao.
  • Descontinuidade De Canone: Eventos prévios são tratados como se nunca tivessem acontecido.
  • Retcon De Cerebus: Costuma resultar de uma Sindrome De Cerebus que torna um evento anterior mais sério como parte de uma mudança para o drama.
  • Sindrome De Chuck Cunningham: Um personagem some da narrativa sem explicação.
  • Emaranhado De Continuidade: Em universos compartilhados que sofrem mudanças na direção (novas gerações de equipes criativas), os escritores contemporâneos são menos inclinados a aderir estritamente à consistência interna com tramas, eventos ou estilos visuais que foram pensados vinte, trinta ou mais de quarenta anos atrás, especialmente quando essas histórias antigas estão desatualizadas em relação à apresentação original.
  • Retcon Criminal: A personalidade ou os crimes de um vilão reintroduzido são ajustadas para que fique melhor ou pior do que o originalmente estabelecido.
  • Retcon De Sumico: Um personagem In-Universo é removido e as memórias coletivas somem junto.
  • Revisao: Uma alteração na continuidade que não contradiz diretamente o material anterior.
  • Reescrita: Um retcon que altera abertamente os fatos da continuidade prévia.
  • Retcon Orwelliano: Os eventos prévios que contradizem a nova continuidade são reescritos.
  • Retcon Cosmico: Um evento dentro da história altera a realidade e isso causa um retcon.
    • Retconjuracao: Uma habilidade dentro da história altera a realidade e isso causa um retcon.
  • Lembra Do Cara Novo: Um novo personagem é introduzido, mas ele carrega um retcon junto para parecer como se ele sempre estivesse na história.

Conceitos relacionados para explicar retcons podem incluir a Pincelada ou Lançar Luz Sobre o Tropo; isso também pode envolver um Narrador Nao Confiavel. Consultar também Retcon Interno, para retcons dentro de um universo fictício, ou Retcon Externo, para retcons na vida real.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Retcon

Top