Follow TV Tropes

Following

Br / Falar O Nome

Go To

Se uma fala contém o título do episódio, do filme ou do livro, então é uma fala de muita importância. Se parece completamente aleatório, isso significa que o verdadeiro sentido do título ainda vai ser revelado. Por isso, quando um personagem fala o título em um diálogo, o público se ajeita no sofá e presta atenção, porque isso é o equivalente de o roteirista ter colocado uma placa em neon que pisca com os dizeres ESTA CONVERSA É IMPORTANTE.

Devemos notar que se uma série recebe o nome devido a um personagem central, ambientação, grupo, etc., então não conta como Falar o Nome. As exceções são para quando eles são usualmente chamados por outro nome, ou quando este é dito de modo diferente para efeito dramático, usualmente para introduzir um homônimo. Portanto, Transformers, House e outros relacionados não se enquadram, e são exemplos mais próximos de Exatamente O Que Está Escrito. Costumeiramente, Falar o Nome finalmente explica porque o episódio/livro/etc tem o nome que tem. Se a explicação vem através de mostrar algo ao invés de falar algo (i.e. nada é dito em voz alta pelos personagens), então é O Homonimo.

Uma segunda variante de Falar o Nome é Falar O Nome No Final, quando o título da obra é usado como (parte da) última fala, ou perto disso. Nesse caso não é tão grandioso quanto, mas ainda assim explica as coisas para o público. Você provavelmente encontra esses em obras de thriller, o que faz com que você se sente e pense (e acrescenta um pouco de drama no final). Também é comum em obras escritas durante a Era Vitoriana. Uma terceira variante é Capitulo Que Traz O Nome, em que um capítulo de uma obra escrita ou episódio de um seriado possui o mesmo título que a obra completa. Uma quarta variante é Mostrar O Nome, em que o título pode ser representado visualmente, com uma composição de cenário específica ou colocando um objeto no enquadramento; isso costuma ser usado de maneira a trazer atenção para algo ou enfatizar um tema.

Falar O Nome nem sempre é deliberado ou premeditado (i.e. o escritor pode inserir o título para efeito extra). Às vezes o processo criativo ocorre ao contrário e uma frase que aparece no meio da obra é escolhida como título (às vezes o título é a última coisa a ser decidida). Isso pode acontecer em uma Antologia Que Traz O Nome, onde as histórias costumam ser escritas meses (ou anos) antes de serem compiladas em um volume único.

Comparar com Titulo Justificado e Musica Tema Do Titulo. Ver também Palavras De Arco, Apelacao Apropriada, Gritar O Titulo, Falar O Nome Da Banda e Falar O Nome Do Album. Costuma ser combinado com um Titulo Com Alusao Literaria. O oposto deste tropo é Nome Nao Exibido, mas também é interessante consultar Nome Nao Indicativo e Titulo Salada De Frutas para títulos que são muito obscuros, confusos ou abstratos e com pouca conexão óbvia com a obra em questão. Se o título de uma série foi preciso e descritivo no passado, mas agora se tornou obscuro ou desatualizado, então é Nome Artefato.


Exemplos Em Falta.

Top