Follow TV Tropes

Following

Pt / Momento "Eureka!"

Go To

Em todo Locked Room Mystery, o detetive não consegue resolver o crime apenas examinando a evidência relevante. Eles sempre precisam de uma inspiração externa (aparentemente) completamente não relacionada ao resto.

Isso levará diretamente a The Sumation, a menos que haja algum Evidence Scavenger Hunt. Frequentemenete o personagem tendo uma epifania vai dizer à pessoa cujo comentário o inspirou que ela é um "gênio" ou algo do tipo; o comentador vai então variar entre assentir com uma cara confusa, perguntar "eu sou o quê?", ou simplesmente exigir uma explicação.

Nomeado por, talvez, o mais famoso exemplo não relacionado à investigação: a exclamação "Eureka!", de Arquimedes, depois de entrar em uma banheira e descobrir a chave para o problema que ele estava tentando resolver. (Veja abaixo os detalhes.)

Não ser confundido com uma Bat Deduction. Enquanto inicialmente ambos podem parecer idênticos, um Momento "Eureka!" leva a uma corrente de pensamento coerente que o detetive pode explicar a outros mais tarde; enquanto uma Bat Deduction, se for explicada de todo, faz até "menos" sentido depois da explicação.

O Momento "Eureka!" apacere bastante em shows médicos de mistério diagnóstico, como "House", no qual ele faz isso em quase todos os episódios; e no primeiro episódio de "Greys Anatomy", que não é sequer um show médico de mistérios!

Frequentemente usado como um Deus ex Machina, embora um que seja mais vezes aceitável que irritante. Se o detetive na verdade toma a idéia literalmente ao invés de usar como uma inspiração, isto é I Was Just Joking.

Pode até acontecer no seu sonho, com Dreaming The Truth.

Compare Shaggy Search Technique e You Were Trying Too Hard. Veja Momento Eureka Placebo para quando não há inspiração exterma, mas eles agem como se houvesse.


Exemplos:

    open/close all folders 

    Vida Real 
  • A palavra "Eureka" se origina da Grécia antiga, significando "Eu encontrei!". Arquimedes foi consultado para descobrir se a coroa que o rei havia encomendado era feita do ouro puro que ele havia fornecido ao joalheiro, ou se o joalheiro havia substituido o ouro por prata para fazer uma coroa do mesmo peso. Quando Arquimedes foi tomar banho, parte da água da banheira foi derramada, fazendo-o percever que um objeto mantém o seu volume dentro da água. Pulando para fora da banheira, Arquimedes gritou "Eureka!" e correu para contar sua descoberta ao rei. Nu. Em física, isto é conhecido como "Lei de Arquimedes".
  • Isaac Asimov tem uma famosa citação que aponta que, apesar do exemplo de Arquimedes, grandes descobertas científicas não são isualmente coroadas por "Eureka!" mas com "Hum. Isso é estranho..."
  • Gauss escreveu uma ves em seu diário "EYPHKA! num = Δ + Δ + Δ," achando que ele tinha provado a famosa conjectura de Fermat(sim, é isso mesmo, ele fez isso mais de uma vez) para n = 3; ele percebeu mais tarde que a prova em sua cabeça precisava de mais desenvolvimento, mas, para uma questão em aberto, ele entendeu tudo rápido o suficiente.
  • De acordo com a Psicologia Cognitiva, quando se trata de resolução de problemas, esses "Momentos Eureka" são chamados insights, os quais são entendimentos profundos e úteis da natureza de um problema. No entanto, comparados à tipica aproximação lenta da resolução de um problema, inghts frequentemente acontecem abruptamente e quase sem aviso. Tarefas que envolvem insight geralmente requerem que algo novo e não necessariamente óbvio seja feito. Na maioria dos casos eles são tão difíceis de se predizer que a tentativa inicial de solucioná-las fracassará. Isto pode levar à chamada "AHA-experience", onde a solução aparece de repente.

Top