Pt: N„o Existe Isso de Notabilidade

A TV Tropes n√£o √© a Wikipedia. A galera fala isso a torto e a direito por aqui, e por uma s√©rie de raz√Ķes. Uma das mais importantes diferen√ßas entre n√≥s e eles √© como a gente lida com o conceito de "notabilidade".

Todas as obras s√£o not√°veis.

A Wikipedia tenta, de muitas formas, ser o oposto do que nós somos. Nós queremos ser divertidos, interessantes e um bom lugar para se torrar horas e mais horas. A Wikipedia tenta ser uma compilação de dados já publicados em alguma fonte respeitada. Coisa Séria, e muito válida... mas, quando tivemos que escolher entre ser sérios ou engraçados, preferimos ser engraçados.

Uma boa parte da nossa Wiki √© baseada na se√ß√£o de "Exemplos" que a maior parte dos tropos tem, que √© onde n√≥s juntamos os nossos muitos artigos. De vez em quando voc√™ vai encontrar um Updater De Wikipedia que vai deletar seu exemplo sem uma boa raz√£o. Uma r√°pida Guerra De Edits vai come√ßar, destruindo e recriando a p√°gina... at√© que algu√©m na p√°gina de discuss√Ķes se lembre de citar "notabilidade". Essa p√°gina aqui √© a sua resposta.

E a resposta é a seguinte: nós consideramos as obras notáveis. Sim, TODAS elas.

Se um exemplo se encaixar na descri√ß√£o do tropo, ele pode entrar na se√ß√£o de Exemplos do tropo. A √ļnica coisa necess√°ria pra isso √© que algu√©m coloque ele l√°. Simples assim. Pode ser uma sitcom famos√≠ssima e ultrapopular de algum canal gigantesco *cough*Globo!*cough*, ou um jogo de videogame japon√™s praticamente esquecido, ou um Sprite Comic sobre EarthBound que morreu depois de sete tiras.

A TV Tropes lida com toneladas de m√≠dias diferentes. N√≥s aceitamos exemplos da Literatura mais can√īnica da mesma forma que filmes ou fan fiction. Remover tropos, exemplos... qualquer coisa, na verdade... por causa da "notabilidade" sufoca a wiki. Pode intimidar escritores novos que colocaram exemplos de algo que gostam e os tiveram abatidos em pleno v√īo. Porra, os tropos s√£o definidos por seus exemplos - um tropo que n√£o tem exemplos √© s√≥ "uma coisa que acontece".

Essa é, claro, uma faca de dois gumes. Sim, alguém poderia adicionar um exemplo que acabou de tirar da bunda e você não vai poder fazer nada. SE a discussão do tropo chegar à conclusão de que o exemplo é mentiroso, talvez ele seja deletado. Talvez. E é assim que funciona. O importante é se lembrar que nós estamos aqui para nos divertir. Não deixe isso te atingir.

De, Para, E Sobre F√£s

A TV Tropes foi criada por fãs. Ou seja, pessoas que gostam de alguma coisa. Você vai perceber que os artigos funcionam melhor por aqui quando o escritor gosta do assunto. Isso é meio que um choque pra pessoas acostumadas a serem cínicas em relação à mídia. Demora uns minutinhos pra você se acostumar.

Pessoas que vieram pra cá procurando um lugar pra esculachar coisas e ficar reclamando sobre como alguma coisa é imbecil vão se desapontar bastante por aqui. Mas existe uma porrada de lugares na 'Net em que você pode ir pra sacanear algo. Não deve ser difícil encontrar um.

Isso n√£o quer dizer, de forma alguma, que todo artigo √© cheio de do√ßura e luzinhas brilhantes, apenas que eles tendem mais pra Critica Construtiva do que pra o cinismo destrutivo. √Č mais sobre o que funciona e porque funciona, do que sobre o que n√£o funciona e a raz√£o pra isso.

A √ļnica coisa que pedimos, fora isso, √© que os exemplos encaixem com o tropo. Divirta-se!