Follow TV Tropes

Following

Br / Obviamente Do Mal

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/rsz_skeletor_7159.jpg

Scott Lang: Quem são esses caras?
Tony Stark: Eles são da S.H.I.E.L.D. Bem, na verdade são da HYDRA, mas ainda não sabíamos disso.
Scott Lang: Sério, vocês não sabiam? Quero dizer, eles tem cara de vilões!

Muita ficção por aí tem a tendência de empregar perspectivas incrivelmente preto e brancas para os personagens e suas ações. Devido à crença de que seu público-alvo (geralmente crianças) não consegue entender as nuances mais sutis do mal, muitas obras de ficção criam um contraste gritante entre os heróis e os vilões. Quando isso acontece, os criadores ativam sua Equipe de Design Obviamente do Mal®. (É claro, outro motivo pelo qual vilões-óbvios são usados em algumas obras de ficção é simplesmente porque todo mundo adora um vilão foda).

Se uma obra de ficção se entrega ao Obviamente do Mal®, todo vilão será um Vilao De Cracha E Tudo, geralmente codificado por cores para sua conveniência em tons de preto e vermelho. Não haverão Extremistas Bem-intencionados, Cavaleiros Templários ou praticamente ninguém que não aceite e/ou acentue sua maldade. Se você vir alguém que pareça estar em um tom de cinza do lado dos vilões, geralmente será basicamente um herói [[??? Token Good Teammate com um pouco de modificação de comportamento para trabalhar com os vilões]]. Se o grupo vilânico for um órgão governamental, ele sempre será um Império do Mal com Zero Por Cento De Aprovacao. Não haverão capangas batendo ponto que simplesmente aceitaram o trabalho porque precisam trabalhar, mas sim Capangas Sem Rosto sempre-caóticos-e-do-mal que agem como versões em miniatura do vilão principal e não despertam nenhum sentimento de culpa quando são mortos aos montes. O Dragão será totalmente leal ao seu mestre e à sua maldade, ou será como O Usurpador e nunca terá nenhum motivo oculto além do desejo de obter mais poder. Nunca haverão Oponentes Dignos ou Vilões Trágicos ou qualquer tipo de antagonista que desperte algum tipo de simpatia, pois isso não ajuda com a necessidade do autor de fazer dos vilões TODOS ruins.

Os objetivos dos vilões e de sua organização são sempre incrivelmente maléeeeeficos, com um destes cinco objetivos: dominação mundial, destruição mundial, corrupção, Genocídio ou antagonizar os heróis. Ninguém do lado do mal jamais fará carinho num cachorro (exceto, talvez, o não muito sutil candidato a passar pro lado dos mocinhos). Até mesmo suas imagens são claramente criadas para contrastar com as dos heróis, com montes de caveiras, Espinhos De Vilania e outras coisas variadas. Imagine um vilão cujo corpo inteiro é feito de Mao Direita Vermelha, costurado com linha feita da pele de cachorros mortos e você começará a entender a ideia.

A ficção que se baseia nisso quase sempre sofre do mal das Bigornadas, sendo o exemplo mais extremo de Moralidade Binaria. Se os roteiristas não gostam de X, eles podem simplesmente colocar alguém Obviamente do Mal® fazendo essa coisa X.

Observe que é possível ter figuras Obviamente do Mal® em um cenário normalmente mais sutil; com frequência, a justificativa é que o personagem está tão envolvido em sua Vilania de Crachá e Tudo (ou alguma variação brutal de Moralidade Azul E Laranja) que não se importa com o que as outras pessoas pensam dele, ou que o personagem está intencionalmente representando uma persona ameaçadora para intimidar os outros a obedecerem-no. Um personagem também não precisa se gabar de como é maléeeeefico para emitir uma aura obviamente maligna; tudo o que ele precisa fazer é parecer ou, mais importante, agir de forma sinistra o suficiente para que os outros suspeitem rapidamente que ele não tem boas intenções.

Na verdade, esse tropo tem dois aspectos:

O primeiro é o Comportamento Obviamente do Mal, em que os personagens agem de forma extremamente sádica e desnecessariamente cruel para aumentar sua malevolência. Isso quase sempre é feito de forma direta. Pode se sobrepor a Bola De Vilaobol e Mal Estupido. Extremamente comum em fanfictions, em que os autores usam isso como um atalho para estabelecer o "malzão" da história e geralmente acontece com o personagem menos favorito do autor. Propenso a Estupro Usado Para Drama. Veja Chutar O Cachorro.

A segunda é Aparência Obviamente do Mal, em que os personagens meramente parece ser do mal. Ao contrário do comportamento, os tropos de aparência são apenas estereótipos que foram incutidos em nossa cabeça ao longo dos anos e, como tal, são um excelente material de subversão quando aparecem em heróis e anti-heróis (afinal, quem esperaria que a cara de caveira do Esqueleto aparecesse em um mocinho? Mesmo quando eles aparecem em certos tipos de vilões, eles ainda podem ser usados para o aspecto de subversão, pois as pessoas que cresceram com a mentalidade "Armadura-cheia-de-espinhos = Irredimível" ainda podem serem surpreendidas quando isso aparece em um personagem apresentado com simpatia. Se o vilão da série for um Cavaleiro Templário e/ou Vilao Com Boa Publicidade, ter um herói com uma aparência "obviamente maligna" pode criar um comentário interessante sobre a natureza do bem e do mal, já que o herói 'Do Mal' luta contra o vilão "Heroico". Consulte Trevas Nao Sao Do Mal.

Compare Moralidade Preta E Branca, Moralidade Preta E Cinza, Do Mal Versus Domal, Trevas Sao Do Mal e Senso Estetico Vilanico. Nao Deve Ser Confundido Com Diabo Em Plena Luz ou Alheiamente Do Mal, embora o primeiro possa se sobrepor. Contraste com Trevas Nao Sao Do Mal, Moralidade Gris E Cinza, Moralidade Cinza E Branca, Moralidade Ralo De Pia e Carinha De Capanga. Se a revelação de que esse cara é do mal for tratada como uma reviravolta chocante, isso é Judas Obvio.

    open/close all folders 
    Tropos invocados ao estabelecer este estilo 

Top