Follow TV Tropes

Following

Br / Princípio da Smurfette

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/smurfette_lost_village.png
O Cara Esperto, O Valente Alivio Comico, O Grandão e... a garota.note 
Chris: Eu entendi! Então [aponta para Danny] você é o legal, [aponta para Wallow] você é o engraçado, [aponta para Beth] e você é...
Beth: A Garota.
Bravest Warriors, "Memory Donk"

O Princípio da Smurfette está em ação quando o elenco é formado por um grupo de homens e exatamente uma mulher. Isso pode ocorrer mesmo em obras com grandes elencos, desde que cada sub-Conjunto (de cinco ou mais) contenha apenas uma personagem feminina. A adição de uma segunda mulher ao conjunto cria um tropo relacionado. Com a quantidade relativamente baixa de obras voltadas para mulheres, contrastando com o grande volume de obras voltadas para homens, chama a atenção o fato de que a demografia da ficção mostra uma proporção de personagens femininos e masculinos muito menor do que a da Vida Realnote 

Nomeado em homenagem à Smurfette de Os Smurfs, o tropo foi cunhado pela primeira vez por um artigo de Katha Pollitt no New York Times impresso em 7 de abril de 1991, chamado "O Princípio da Smurfette". O artigo enfocava o tropo conforme ele se aplica a crianças pequenas e discutia a mensagem negativa: os homens são indivíduos que têm aventuras, enquanto as mulheres são um tipo de desvio que existem apenas em relação aos homens. Consulte também a coluna Reel Girl de Margaret McGowan Fêmeas são 51% da população, mas são minoria em personagens imaginários e posições de poder na vida real.

Compare O Teste De Bechdel, Duas Garotas Por Time e Dois Caras E Uma Garota para ver críticas semelhantes sobre as proporções de feminino:masculino na ficção. Garota De Acao Afirmativa é uma forma comum de evitar o tropo, às vezes preventivamente, às vezes como uma reação à crítica mencionada anteriormente. Veja Elenco Cromossomico quando não há nenhum membro do sexo oposto presente não apenas entre os personagens principais, mas na obra em si (talvez com exceção do plano de fundo). Essa também é a contraparte diferente de O Unico Cara. Os subtropos incluem Nunca E Uma Mulher Independente (as mulheres não conseguem realizar nada sem um mentor ou contraparte masculina), Libertando Se Da Smurfette (a personagem Smurfette se torna popular por conta própria), Estrelando Smurfette (Smurfette é a protagonista) e Smurfette Territorial (outra mulher é adicionada ao programa e a Smurfette original reage negativamente). Muitas vezes, a única garota é uma princesa por uma questão de economia. Contraste com Conjunto De Generos Iguais e Elenco Feminino Improvavel. Para o equivalente musical, você teria Banda Masculina Cantora Feminina ou Mulheres Roqueiras Tocam Contra Baixo.

Curiosamente, esse tropo não aplica-se mais a Os Smurfs, já que uma segunda smurf feminina foi adicionada ao elenco em 1985 e, desde então, cada vez mais têm sido adicionadas.

Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor!.


Top