Follow TV Tropes

Following

Br / Tropos Escondidos do Público

Go To

Esta página indexa tropos ou padrões narrativos cujo propósito é permanecer escondido do público para que eles nunca pensem sobre seu funcionamento, propósito, significado ou implicações.

O criador sabe que existem algumas convenções que despertam implicância nas pessoas por um motivo ou outro. Talvez percebê-las quebre a imersão. Talvez sejam cliches ou usem excessivamente Estereotipos, Esquiva Do Autor ou bajulação. Talvez seja um Tropo Desacreditado, desatualizado, algo que afete a Consistência da obra, ou que seja simplesmente considerado escrita ruim. No entanto, como Tropos São Ferramentas, os criadores ainda querem ou sentem que precisam usá-los (geralmente porque seus efeitos ainda são tidos como interessantes), mas tentam criar negabilidade plausível para que o público não fique pensando muito nisso.

  1. No melhor cenário, eles querem que o público sequer perceba que o tropo está ali.
  2. Eles querem que o público acredite que o tropo foi uma ideia original e não um Cliché ou estereotipo desgastado.
  3. Eles querem que o público sinta que o tropo é desconstruído e reconstruído de maneira satisfatória, ou que ele é usado de maneira satisfatória.
  4. Eles querem que o público deixe essas coisas de lado com base na Suspensão Voluntária da Descrença e no Mantra MST3K caso o tropo e suas implicações sejam notados.
  5. Eles querem que o público sinta que o tropo é necessário para evitar armadilhas de roteiro.
  6. Eles querem que o tropo seja 'parte do encanto da obra' de um jeito irônico porém agradável.

Esses tropos geralmente ficam na fronteira entre os Tropos e as Reacoes Do Publico. Eles foram inseridos na obra (geralmente com intenção) e por isso contam como tropos... mas o único jeito pelo qual se fala neles é se o público for "mais esperto" que o criador e notar a presença deles, porque os escritores geralmente não chamarão atenção para eles e, em certos casos, podem até negar que eles existam. note 

NOTA: Para se enquadrar aqui, a tolerância ou ignorância por parte do público em relação ao tropo ou suas implicações deve ser um motivo inerente à existência do tropo. Por exemplo:

  1. Estereótipos "negativos" como Fique Na Cozinha não se enquadram porque, apesar de evitados atualmente, ainda é comum ver eles sendo usados da maneira típica com o conjunto completo de Implicacoes Infelizes ou invocado através da Dissonancia De Valores Deliberada. Por outro lado, uma Pseudo Garota De Acao, por definição, sempre insiste que um personagem é uma Garota de Ação e não quer que o público perceba a "pseudo" parte: que na verdade ela é ruim em lutas.
  2. Reviravoltas como Protagonista Isca, Era Do Mal O Tempo Todo e Narrador Nao Confiavel podem ser tentativas de "enganar" o público, mas só até a reviravolta ser revelada. Por outro lado, Easter Eggs e outros detalhes escondidos são apenas conteúdo extra adicionado à obra. Eles não são tropos que o público nunca deve notar ou pensar sobre. Os tropos listados abaixo são reconhecidos apenas através da Lógica de Geladeira, reações inesperadas do público ou por serem Cliché.
  3. Adicionalmente, este índice não é para erros honestos ou descuidos como Mas O Que Houve Com O Rato, a não ser que o tropo consiga persuadir o público a não notar ou a aceitar a justificativa, tipo Sem Holocausto Em Endor.

Costuma ser um Tropo Justificado, onde a trama por si só vai tentar explicar por que o dito tropo funciona bem na história.

A antítese destes tropos é a Lógica de Geladeira, quando o público percebe as implicações — que geralmente são infelizes. Ver também Tropo Agregado, onde o público só começa a perceber estes tropos quando eles aparecem de maneira recorrente em muitas obras, e Pecado Original Da Franquia para falhas que originalmente passaram despercebidas até que elas se repetiram posteriormente na série.

Naturalmente, você pode nos culpar por revelar estes "truques" para um público que, de outra maneira, ficaria totalmente alheio à eles.

Sem exemplos, por favor! Esta página é apenas um índice de tais tropos.


Índice de Tropos "Escondidos"note 

    open/close all folders 
    "Truques do ofício" 

Tropos nesta seção são truques básicos de desenvolvimento que os criadores tentarão usar de maneira transparente na obra ou na produção dela. Naturalmente, outros criadores ou espectadores ligados no assunto vão percebê-los, mas isso é o tipo de coisa que o público não deve notar, pois ele acaba com a "magia" da coisa, que nem quando se sabe como um truque de ilusionismo funciona.


  • Ambientes De Copiar E Colar: Reutilizar áreas supostamente não relacionadas para cortar custos.
  • Angulo Trapaceado: Ajustar a perspectiva para desenhar coisas de maneira mais favorável.
  • Atras Do Escuro: Se o público não consegue ver, os personagens também não conseguem.
  • Boca Na Bochecha: Ignorar perspectiva para facilitar o desenho de bocas.
  • Caixa De Scully: Algum tipo de objeto usado para fazer com que atores pareçam ter uma altura diferente da real sem que o público note.
  • Desde Que Soe Estrangeiro: Os personagens não estão falando nada com nada, mas o público deve acreditar que é de fato um idioma estrangeiro.
  • Desenho Ambidestro: Espelhar arte para economizar em armazenamento ou em custos de se fazer uma arte nova.
  • Deslocamento De Cinematica: Reposicionar o personagem do jogador para executar uma cinemática.
  • Dificuldade Dinamica: Alterar a dificuldade do jogo para se adequar à habilidade do jogador.
  • Efeitos Especiais Encobertos: Se você deixar o público olhar os efeitos especiais muito de perto, eles podem perceber que eles não são tão bons.
  • Elenco De Dawson: Um ator interpreta alguém que é muito mais jovem que ele próprio, e espera-se que a atuação dele seja boa o bastante para que o público não note ou não se importe.
  • Incompetencia De Cinematica: Um personagem possui habilidades ou táticas que o permite se sair bem durante um conflito exibido em uma cinemática, mas o personagem nunca usa essas habilidades e por isso falha.
  • Inercia Fora Da Tela: Nada muda quando o público não está olhando.
  • Ja Desfiz Pra Voce: Enigmas e outros obstáculos são sempre encontrados nas posições iniciais, o que força o jogador a de fato jogar o jogo.
  • Longevidade Falsa: Tornar um jogo mais longo do que ele realmente é através do acréscimo de atividades entediantes ou reaproveitando conteúdo antes da conclusão.
  • Macaco Do Subsolo: Novos personagens que são apenas um personagem anterior com algum ajuste visual.
  • Medidas Anti Frustracao: Ajudar o jogador a reduzir a frustração.
  • Medidas Anti Troll: Para ajudar a lidar com trolls e babacas da internet.
  • Medidas De Inatividade Reduzida: Mecânicas de jogo que colocam o jogador de volta na ação ao invés de deixar ele entediado.
  • Nacionalidade Falsa: Um ator interpreta alguém de nacionalidade ou ascendência diferente da própria, e seu desempenho é (com sorte) bom o suficiente para que o público não note ou não se importe.
  • Papel Estatico Personagem Mutavel: Reutilizar o mesmo cenário e substituir o personagem que normalmente ocupa aquele papel. Em videogames, costuma vir acompanhado de Mas Tu Deves, especialmente se uma certa escolha faz com que um personagem "necessário" fique ausente.
  • Pessoa Comum De Hollywood: Um personagem deve ser considerado "nada atraente" ou "sem qualidades especiais" mas é interpretado por alguém que é muito atraente.
  • Poder Maximo Na Cinematica: Um personagem é muito mais incrível ou poderoso nas cinemáticas do que o jogador pode ser durante o jogo normal.
  • Ponte Quebrada: Forçar o jogador a tomar um certo caminho através do bloqueio de caminhos alternativos. Com o tempo esse tropo ficou menos "escondido" e passou a ser iluminado ou zombado dentro do jogo.
  • Sala De Espera Fora Do Palco: Apenas os personagens que estão na equipe do jogador importam. Os demais ficam apenas fazendo nada.
  • Sem Inercia De Inventario Em Cinematica: Não pense muito no fato de que a cinemática não combina exatamente com o que estava sendo exibido antes no jogo.
  • Sinalizador De Evento: Alguma coisa que o jogador fez ativou um evento e isso deve passar despercebido a ele.
  • Valores De Relacionamento: Em alguns jogos, o jogo toma nota de quão bem ou mal você trata certos personagens. Atualmente a maioria dos jogos vai informar quando esse valor aumenta ou diminui, mas alguns jogos (especialmente os mais antigos) deixam isso em segredo para surpreender o jogador depois.
  • Voce Nao Deveria Saber Disso Agora: Repreender o jogador por usar conhecimento que ele não deveria ter.
  • Zona De Competencia: Aqueles dentro de uma faixa etária específica são os únicos capazes de alcançar qualquer coisa. Qualquer um que seja mais velho ou mais novo é inútil ou é um fardo — e, convenientemente, a faixa etária específica é similar à do público alvo.
  • Kayfabe: Nos dias iniciais da Luta Livre Profissional, o fato de que o espetáculo era "falso" e que os lutadores eram apenas atuadores foi mantido como segredo da indústria para que os "alvos" não soubessem. Em contraste, os "alvos espertos" eram os fãs que sabiam que era tudo armado mas que gostavam mesmo assim. Com o tempo, os "alvos espertos" superaram em muito o número dos comuns. Por isso, enquanto a maioria dos espetáculos segue com a encenação, atualmente é aceitável revelar ao público algumas partes que são encenadas.

    Ocultos no contexto e padrões 

Exemplos separados destes tropos geralmente não são notados. Eles só são percebidos quando aparecem múltiplas vezes dentro da mesma obra ou em outras obras, ou quando o público percebe o contexto que acompanha o tropo.


  • Alguem Tem Que Fazer O Trabalho Sujo: Algo desagradável ou moralmente questionável precisa ser feito na história, então a pessoa que o faz é um vilão para que o público possa ver o herói como reluzentemente limpo.
  • Beleza Nunca E Manchada: Um personagem belo ou atraente cuja beldade nunca é prejudicada de maneira significativa para que ele possa continuar sendo atraente ao público.
  • Beleza Significa Bondade: Se um personagem é belo ou atraente, então é mais provável que ele seja heroico. É claro, mulheres devem ser moderadas.
  • Carnificina Sem Sangue: Uma luta usa violência ou armamentos que deveriam causar mortes ou ferimentos mais brutais do que o exibido na tela, mas os detalhes sangrentos são escondidos para impedir que o show fique sério demais.
  • IA De Tira Elastica: A IA subitamente se torna muito melhor para alcançar o jogador.
  • Lei Da Inversao Entre Precisao E Afiacao: Quanto mais mortal uma arma é, maior a chance de ela errar o alvo, pois do contrário a luta ficaria óbvia demais.
  • Lei Da Inversao Entre Utilidade E Letalidade: Quanto mais utilidade uma arma ou habilidade possui, menos letal ela é. Se não fosse assim, isso levantaria questões sobre porque ninguém está tentando usar ou copiar.
  • Mas Nao Muito Estrangeiro: Um personagem em parte pertence à uma demografia estrangeira ou "exótica", mas sua criação, estética ou comportamento é próximo o suficiente do público alvo para que não pareça totalmente estranho.
  • Mas Nao Muito Mau: Um personagem precisa ser um vilão extremamente maldoso, mas seus atos na tela não são horríveis no nível que você esperaria pra alguém com as motivações ou ambições que ele tem. Costuma ser um método para impedir que uma história fique muito pesada.
  • Nao Existem Terapeutas: Personagens só conseguem lidar com sua bagagem emocional ou psicológica estando sozinhos ou com a ajuda de entes queridos. Ou o público não deve questionar porque apoio profissional não é buscado, ou eles devem aceitar que isso é inútil.
  • Novas Regras Conforme A Trama Exige: Alterar as regras para fazer a trama andar.
  • O Computador E Um Canalha Trapaceiro: O oponente computador está trapaceando, pois ele pode quebrar as regras que o jogador humano (ou jogadores) deve seguir.
  • O Mestre Do Jogo E Um Canalha Trapaceiro: O mestre do jogo vai alterando as coisas para ajustar o que quer que o grupo esteja fazendo.
  • Piratas Que Nao Fazem Nada: Personagens que deveriam ser vilões ou arruaceiros, mas que não fazem nada do socialmente aceitável.
  • Semicirculo Social: Ninguém senta de costas para a câmera.
  • Tao Letal Quanto Necessario: Uma arma ou ataque às vezes é capaz de matar o alvo, mas em outras vezes ele apenas sofre alguns ferimentos e isso nunca é trazido à tona ou explicado.
  • Xenaficacao: Uma personagem feminina e delicada é atualizada para se tornar uma combatente completa porque considera-se que isso é melhor aceito pelo público.

    Tropos escondidos no contexto e casos de "dois pesos, duas medidas" 

Exemplos separados destes tropos geralmente não são notados. Eles só se tornam perceptíveis quando se comparam casos de Dois Pesos Duas Medidas ou quando o público nota o contexto que cerca o tropo.


  • ??? High-Heel–Face Turn: De todos os malvados que podem passar para o lado do bem, sempre é a (simpática) personagem feminina.
  • ??? Wet Blanket Wife: Uma personagem feminina tenta impedir o Interesse Amoroso de fazer a atividade perigosa, ilegal ou frívola da qual a trama depende.
  • Area Padrao Para Segurar Mulheres: Quando a trama quer, uma guerreira formidável é tornada incapaz ao ter o braço segurado pelo vilão. O público não deve percer que ela deveria ser capaz de, no mínimo, impôr mais resistência.
  • Biquini De Cota De Malha: Armadura que só existe para comunicar ao público que a pessoa a utilizando é uma mulher (atraente), seja por se encaixar em formas corporais femininas ou por exibir partes do corpo. Geralmente não é nada prática para combate, mas você não deve pensar muito a respeito.
  • Combate Gracioso: Um personagem efeminado precisa ser resistente mas não muito masculino, por isso o estilo de combate ele será muito mais belo e delicado do que é plausível para combate.
  • Cotista Infalivel: Um Cotista De Minoria é muito mais capaz ou sábio que os outros personagens da história, geralmente em uma tentativa de evitar ou compensar outros tropos racistas.
  • Dimorfismo Sensual: As fêmeas de uma espécie não-humana sempre são humanoides e convencionalmente atraentes, enquanto os machos são bestiais; costuma ocorrer como consequência de A Maioria Dos Escritores Sao Homens.
  • Efeito Dulcineia: Um personagem masculino imediatamente resolve proteger ou salvar uma mulher sem saber quem ela é ou como ela ficou em problema, e o público deve considerar isso como romântico ou másculo.
  • Enterre Seus Gays: Personagens LGBT são incluídos no elenco, porém são mortos rapidamente para que o elenco se torne novamente cis-heteronormativo.
  • Herois Recatados Viloes Exibidos: As mulheres heroicas estão sempre vestidas com roupas modestas enquanto as vilãs estão vestidas com a roupa mais reveladora possível. A conexão entre moralidade e promiscuidade deveria ser sutil.
  • Homem Branco Lider: Homens brancos cis héteros são considerados o "padrão" cuja presença nunca é questionada ou olhada com outros olhos. Quanto mais características que desviam desse padrão um personagem possui, mais a sua presença precia ter um "motivo", senão a história se arrisca a ficar posicionada em um "nicho de mercado".
  • Homens Ficam Velhos Mulheres Ficam De Fora: As personagens femininas em uma história se aposentam ou param de envelhecer em algum momento antes de a beleza começar a sumir. Homens velhos seguem participando na história, sejam belos ou não, e o público não deve perceber a discrepância.
  • Incompetencia De Genero: A competência é dependente do gênero. Geralmente são as mulheres que ficam do lado prejudicado.
  • Luta De Garotas Designadas: As personagens femininas lutam entre si, impedindo que os personagens masculinos batam em (ou sejam batidos por) uma garota.
  • Mamas Nao Mamiferas: Uma personagem feminina de uma espécie que não é mamífera possui seios, geralmente com o propósito de torná-la atraente. O público não deve se perguntar porque a referida personagem possui seios.
  • Mas Nao Muito Bi: Um personagem é considerado bissexual, mas a sexualidade exibida na tela só se encaixa em uma orientação específica.
  • Mas Nao Muito Gay: A história inclui personagens gays, mas eles não são permitidos a expressar isso — ou não no mesmo nível que personagens heterossexuais, ou nada de nada mesmo.
  • Moral Centrada No Personagem: O protagonista faz algo que é vilanesco ou é idêntico ao que o antagonista ou o Vilao Designado estão fazendo, mas a história não o trata como mau porque ele é o protagonista.
  • Mulher Descartavel: Uma personagem feminina existe, mas ela é usada apenas como motivação para um personagem masculino, e posteriormente ela é removida para que a história possa focar nele.
  • Mulher Rapidamente Rebaixada: A história inclui uma mulher em posição de poder, mas ela é rapidamente removida de sua posição para que homens possam ficar no comando.
  • Mulheres Sao Mais Inocentes: As vilãs femininas só são do mal porque um homem levou elas a fazer as coisas más que fizeram. Essa disparidade entre vilãs e vilões (apenas os vilões são legitimamente maus enquanto as vilãs não o são) deveria passar despercebida pelo público.
  • Nunca Uma Mulher Empreendedora: Um estereótipo comum onde uma personagem feminina só alcançou a própria posição porque um homem mais poderoso a ajudou a chegar lá.
  • O Cara Negro Morre Primeiro: Personagens negros são incluídos no elenco, mas mortos rapidamente de modo que o elenco se torna majoritariamente branco novamente.
  • Poderosa Mulher Instavel: Uma personagem feminina com grande poder perde o controle, geralmente por causa de suas emoções. A conexão entre gênero e perda de controle deveria originalmente passar despercebida.
  • Princípio da Smurfette: Uma história inclui uma, e somente uma, personagem feminina em um elenco de homens. Ela costuma ser usada para agradar os fãs, para facilitar a existência de uma sub-trama romântica ou para criar algum outro tipo de intriga.
  • Revidar O Pervertido Nao Intencional: Uma mulher se enfurece em um nível não razoável com alguém (geralmente um homem) que ela incorretamente acredita ter feito algo pervertido a ela ou a outra pessoa. Quase sempre é Usado Para Humor, pois o público não deve pensar muito sobre o quão instável ela é ou como suas ações resultam em agressão.
  • Vasquez Sempre Morre: Em uma história repleta de perigo, uma mulher extremamente capaz é incluída, mas assassinada, enquanto a personagem mais feminina e atraente vive.
  • Donzelificacao: Uma personagem feminina que deveria ser capaz de lutar está, por algum motivo, agindo como uma Donzela Em Perigo desamparada. O público não deve perceber isso ou deve aceitar, em especial se o resgate dela é parte do processo de Satisfacao De Desejos.
  • Strippertastico: A primeira impressão do público sobre um traje de uma guerreira feminina deve ser de sensualidade, desconsiderando a falta de praticidade e utilidade em combate.

    Tropos pensados para explorar ou ludibriar o público 

Tropos nesta seção desejam um Reacao Esperada Do Publico e sabem que o público não vai reagir assim se eles perceberem que a intenção do criador é essa. Por isso eles são pensados para nunca serem notados, para se "disfarçarem" como outros tropos ou para serem justificados de outras formas.


  • Abrir Uma Lata De Clones: Uma história introduz sósias, metamorfos, ilusionistas, telepatas, Viagem No Tempo ou algum outro artifício de trama para fazer o público reagir a determinado detalhe da trama, mas depois torna isso inútil. E no momento que o escritor faz isso uma vez, o público não sabe mais quais consequências devem ser levadas a sério e quais podem ser ignoradas.
  • Abuso Romantizado: Um personagem é abusivo, manipulador ou talvez até mesmo aterrorize seu Interesse Amoroso, mas a intenção é que o público considere isso atraente e não note o abuso, ou até mesmo o releve.
  • Área Para Fumantes: Muitos tropos neste índice, tal como a Cena Aleatoria Com Fumante e Todo Mundo Fuma, foram deliberadamente invocados pela indústria do tabaco para tentar as pessoas ao fumo, sabendo que elas se viciariam. Mesmo após a verdade sobre a letalidade do tabaco se tornar amplamente conhecida, estes tropos continuaram a ser minimizados.
  • Cara Eu Ganho Coroa Voce Perde: O jogador é direcionado para uma Luta Invencivel Contra Chefe, mas levado a acreditar que ele pode vencer. Se ele de fato consegue vencer, ainda assim o jogo trata como se o chefe tivesse vencido.
  • Cotista Infalivel: Um Cotista De Minoria é muito mais capaz ou sábio que os outros personagens da história, geralmente em uma tentativa de evitar ou compensar outros tropos racistas.
  • Estupro Karmico: Alguém é abusado sexualmente como forma de karma pelo que fez. Praticamente nenhuma obra dirá que alguém merece ser abusado sexualmente, mas o público deve perceber como karma mesmo assim.
  • Estupro Retratado Como Redencao: Um ponto na trama em que alguém sofre abuso sexual e isso o torna uma pessoa melhor. Pouquíssimas obras vão dizer diretamente que a intenção era que o estupro fosse benéfico.
  • Jogo Supostamente Gratis: Um videogame que custa nada para jogar... até que você começa a investir tempo nele, caso em que qualquer tipo de diversão com ele (ou vitórias) vai custar cada vez mais dinheiro da vida real.
  • Mas Tu Deves: Um videogame oferece uma escolha para o jogador, mas apenas uma opção é permitida. Exemplos mais traiçoeiros vão revelar que a escolha é falsa caso o jogador jogue o jogo novamente ou faça recarregamento de pontos de salvamento.
  • Mulheres De Verdade Possuem Curvas: Uma mulher que deve ser considerada "normal" porque ela reclama do seu peso ou é criticada por causa dele.
  • Nunca Confie No Trailer: Um trailer é pensado para deixar o público interessado o suficiente para comprar cópias, bilhetes ou assinaturas, por isso ele pode ser ajustado e editado de forma a não lembrar o produto final.
  • O Maioral: Um personagem que precisa parecer irado, rebelde ou ameaçador, mas possui linguagem e maneirismos menos ásperos do que seriam esperados de uma pessoa assim.
  • Pseudo Garota De Acao: Uma personagem feminina é vendida como sendo extremamente habilidosa em combate, mas a maioria do seu tempo de tela mostra ela falhando no combate.
  • Recompensa Padrao Do Heroi: Um personagem masculino faz algum feito heroico e um Interesse Amoroso feminino é concedido a ele ou simplesmente cai em cima do colo dele para que o público sinta que suas ações foram recompensadas. Originalmente o uso desse tropo como "recompensa" por bom comportamento era minimizado — no entanto, obras posteriores começaram a iluminar, desafiar ou justificar o tropo.
  • Aposentaironia: Esse tropo começou como um jeito simples de escritores tornarem "triste" a morte de um personagem — geralmente apresentando o fato de que antes da morte ele estava prestes a se aposentar ou reencontrar entes queridos. Quando o público começou a se dar conta do tropo, os usos típicos começaram a ser parodiados, iluminados ou muito minimizados.

    Conveniência de trama ou tropos de esquiva 

Tropos que não seguem a lógica, probabilidade, consistência ou fatos da vida real de modo a convenientemente causar ou remover pontos de trama, e o público deve simplesmente aceitar isso.


  • A Maioria Dos Escritores Sao Homens: Criadores homens são mais numerosos que mulheres, exceto em gêneros específicos. Por isso existem convenções ou suposições que um escritor faz que podem fazer sentido para parte do público alvo masculino, mas que podem ser confusos ou estranhos para parte do público feminino.
  • Aborto Espontaneo Conveniente: Os criadores não querem que um personagem se torne pai, por isso a mãe acaba tendo um aborto espontâneo que coloca as coisas de volta no normal, mas que também pode ser Usado Para Drama.
  • Armadura de Trama: Um personagem sobreviveu a uma situação que teria matado, ferido gravemente, ou aleijado outra pessoa. No entanto, como ele é importante, o autor se certifica de que ele não vai morrer, apenas ficar um pouco machucadinho.
  • Armas De Fogo Sao Inuteis: Em nome da narrativa ou do Equilibrio Competitivo, armas de fogo, não importa o calibre ou tipo, causam muito menos dano que armas menos avançadas.
  • Coisonium Esquecido: Um coisonium que pode acabar com a história é introduzido e depois descartado silenciosamente quando os criadores percebem o quão nocivo ele é para a história.
  • Defeito Comprimido: Um personagem pode desenvolver ou ativar uma falha ou defeito terrível quando é conveniente para a trama — o que quer que os torne mais "interessantes" para o público.
  • Desenvolvimento Retroativo: A caracterização atual de um personagem (através de Flanderização, Desenvolvimento De Personagem ou Marcha Da Caracterizacao) é mais reconhecível ou popular, por isso esses tratos são aplicados também nas prequências ou recordações em que eles deveriam ter agido de maneira muito diferente.
  • Esopo Danificado: Uma história ensina uma lição de moral que é minada pelos eventos da própria história. Às vezes é intencional, mas geralmente é percebido pelo público.
  • Estupidez Do Terceiro Ato: A história precisa ser encerrada, então muitos personagens ou eventos se comportam de maneiras convenientes ou estúpidas para que a história chegue ao fim.
  • Historia Politicamente Correta: Por algum motivo, pessoas e grupos são mais tolerantes do que eram em comparação com os registros históricos porque esse tipo de bagagem pode ser inconveniente para o restante da história.
  • Invocar Dancarinos Reserva: Números de dança possuem participantes extras que não deveriam participar, podendo até mesmo vir de fora da cena.
  • Jovem Infantil: Um jovem que se comporta de uma maneira muito mais infantil do que deveria ser para alguém de sua idade. Costuma resultar de um escritor esquecendo como crianças de uma idade específica se comportam e então inventando coisas para compensar.
  • Leve O Tempo Que Precisar: A trama espera enquanto o jogador faz coisas não relacionadas.
  • Materia Escura Vilanica Fora Da Tela: Os vilões simplesmente possuem os recursos necessários, não precisa perguntar onde ele os conseguiu.
  • Peguei Um Atalho: Ignorar como pessoas chegaram em um certo local em nome da trama.
  • Sacrificio Estupido: O público não deve perceber que um personagem que esteja sacrificando sua vida ou bem-estar em favor de outra pessoa por causa do trama na verdade não deveria precisar fazer sacrifício nenhum.
  • Sem Atraso Para Os Perversos: Vilões não têm problemas com seus planos exceto se declarado o contrário.
  • Sem Holocausto Em Endor: Algum evento na história deveria ser mais desastroso ou danoso do que é exibido. Geralmente algum tipo de Pincelada é usada para assegurar o público que não foi tão ruim assim.
  • Sempre Por Pouco: Não importa quanto tempo o jogador levou, ele sempre vai ter apenas o tempo necessário para ter êxito.
  • Só Uma Pincelada: Uma explicação conveniente ou simples é dada para um problema que, logicamente, deveria ser mais prevalente ou inconveniente para o andamento da história.
  • Teleporte Fora Da Tela: Qualquer coisa fora da tela está livre para ir a qualquer lugar, mesmo que logicamente não faça sentido.
  • Viajando Na Velocidade Da Trama: Ajustar os tempos de viagem de maneira conveniente para a trama.

    Subjetivo, trivia, isca de discórdia e reações do público 
  • Como Se Voce Realmente Fosse Fazer Isso: Um personagem aparentemente é morto ou deixado em situação crítica, mas os fãs não acreditam que a ameaça é genuína porque isso arruinaria o que torna o personagem atraente na história.
  • Escrita Atrapalhada De Relacionamento: Personagens que deveriam ter um certo tipo de relacionamento são retratados de maneiras que fazem o público confundir isso com um tipo totalmente diferente de relacionamento.
  • Escrita Platonica Leitura Romantica: Personagens que deveriam ter um relacionamento platônico são retratados de maneiras que o público confunde com um relacionamento romântico.
  • Heroi Designado: Um personagem que deveria ser heroico é percebido pelo público como tão malvado (ou mais) quanto o vilão.
  • Interesse Amoroso Designado: Dois personagens supostamente estão envolvidos em um romance — e com alguma sorte o público não vai perceber que eles quase não interagiram ou não fizeram nenhum tipo de cortejamento.
  • Nao Faca Essa Coisa Irada: Uma história diz ao público que algo é muito errado ou ruim, mas retrata isso como sendo extremamente irado e maneiro.
  • Retcon De Falha Deliberada: Um criador cuja obra recebeu muitas críticas alega que as falhas sendo criticadas eram todas intencionais.
  • Retcon De Parodia: Um criador cuja obra foi muito criticada tenta alegar que foi tudo intencional, pois era uma paródia de suas falhas.
  • Solução Tirada da Bunda: Uma revelação ou desenvolvimento de trama sai de lugar nenhum; tipicamente o público não deve perceber a falta de estabelecimento prévio ou de Prenúncio.
  • Trama De Idiotas: A história só acontece porque todo mundo se comporta de maneira incrivelmente estúpida e isso não tem a intenção de ser uma paródia.
  • Vilao Designado: Um personagem que deveria ser malvado possui métodos, motivos ou objetivos compreensíveis (e às vezes até heroicos).

Alternative Title(s): Tropos Escondidos Da Plateia, Tropos Escondidos Da Audiencia

Top