Follow TV Tropes

Following

Pt / Sigur Rós

Go To

Os outros musicistas famosos da Islândia

Sigur Rós é uma banda de Rock Alternativo geralmente classificada como "post-rock", conhecida por seu som etéreo e a pela distinta voz em falsete do vocalista.

Participam ou já participaram da banda:

  • Jónsi (Jón Þór Birgisson) - vocal, guitarra, teclados, gaita
  • Goggi (Georg Hólm) - baixo, metalofone
  • Kjarri (Kjartan Sveinsson) - teclados, piano, guitarra, flauta, oboé, banjo (1998 - presente)
  • Orri Páll Dýrason - bateria, teclados (1999 - presente)
  • Ágúst Ævar Gunnarsson - bateria (1994 - 1999)

Sigur Rós foi formada em 1994 por Jónsi, Georg e Ágúst, usando o nome da irmã mais nova de Jónsi, Sigurrós (islandês para "rosa da vitória"). Com influências de bandas de Dream Pop e Shoegazing, eles lançaram seu primeiro álbum, Von, em 1997. Mais conhecido pelo seu tortuoso processo de gravação do que pelas suas músicas, Von é considerado uma má exploração da idéia da banda por vários fãs, críticos e membros da própria banda. Um álbum remix, Von brigði, foi lançado no ano seguinte.

Após recrutar o tecladista clássico Kjartan Sveinsson, eles lançaram Ágætis byrjun, em 1999, quando descobriraram de fato seu estilo próprio. A troca do baterista Ágúst por Orri Páll Dýrason, pouco depois do lançamento, provou não ser muito dramática. Seguindo o mesmo estilo musical vieram mais dois álbuns, () e Takk..., antes de migrarem para um som um pouco mais direto com Með suð í eyrum við spilum endalaust.

Características marcantes da banda incluem: uma base de guitarras, teclados e violinos; o falsete do vocalista Jónsi; guitarras tocadas com arcos de violoncelo; o uso frequente de uma língua imaginária e sem sentido, nomeda "Volenska"; e sucesso, a despeito do fato de que a maior parte de sua audiência não entende uma sílaba do que é cantado. Sim, eles são tão bons.

Sigur Rós apresenta os seguintes tropes:


Top