troperville

tools

toys


main index

Narrative

Genre

Media

Topical Tropes

Other Categories

TV Tropes Org
random
Pt: O Poder do Rock
Nada consegue suportar uma corda poderosa!

"Minha espada é a guitarra na mão."
Raul Seixas, Eu sou egoísta

De onde eu vim, essa guitarra faz barulho. Aqui, ela explode coisas.

No qual o mundo é salvo e o Grande Mal derrotado, não somente pelo O Poder do Amor ou pelo O Poder da Amizade, mas pelo ROCK!!!

Sim, por alguma razão, música é a forma mais capacitada de expressão criativa quando se trata de derrotar as forças do mau. A batalha geralmente toma a forma de um concerto de rock ou de um videoclipe. Isso propriamente dito é o que ajuda a explicar porque é “sempre” a música que salva o mundo. Seria necessário um escritor/diretor muito imaginativo para se vencer o vilão com o poder do Expressionismo Moderno.

A propósito, só é “O Poder Do Rock” porque em 99 porcento das vezes rock é o gênero musical escolhido para esse tropo. Rock geralmente é teatral e barulhento e, logo, mais poderoso. Como os exemplos abaixo comprovam, outros tipos música também funcionam. E, de fato, esse tropo é Mais Antigo Que O Pó (a primeira menção a Orpheus é um fragmento datado do século VI a.C.).

Quanto mais odioso o Grande Mal é, mais potentes serão os ataques musicais contra ele. Satanás, em particular, não pode enfrentar um bom rock. Irônico, não?

Pode também se referir aos vários trabalhos de ficção nos quais os personagens lutam pelo seu direito ao rock (ou às festas, ou à dança, ou a o que quer que seja desde que isso envolva música). Espere que qualquer videojogo envolvendo músicos possua o tema “heróis do rock lutam contra a polícia cultural”.

Visto bastante em programas que apresentam o tropo Banda Bando De Cinco Homens ou Falsa Banda.

Nota: Não confundir com Assassino Musical. Essa tropo envolve música de verdade tocando, e a audiência pode apreciá-la, não apenas personagens tocando músicas com o poder de chutar traseiros.

Uma forma de Música Mágica ou Tecnologia Disco.

Comparar com O Poder do Amor, O Poder da Amizade, Uma Coisinha Que Chamamos Rock And Roll entre outros, que ainda não possuem títulos em língua portuguesa.

Contrasta com Sexo Drogas E Rock And Roll.


Exemplos

    open/close all folders 

     Animação Ocidental 

     Anime/Manga 
  • Princess Tutu é um animes inteiro em volta do poder do balé.
  • Subvertido em Interstella5555, o rock em si não é tão poderoso, mas o Disco de Ouro da premiação de um show tem poder o bastante para permitir a conquista do universo.

     Banda Desenhada/Quadrinhos 
  • Em Sugarshock!, do Joss Whedon, a banda dos protagonistas confunde um convite para um torneio de lutas interplanetárias com algo como uma Batalha das Bandas, eles então tentam usar o Poder do Rock. Interessantemente, a banda não se salva através de um rock super épico, mas sim pela canção mais triste do mundo. Uma voz e uma guitarra que levam todos às lágrimas. Os únicos não afetados são os esquilos, pois esquilos não têm alma.

     Séries de TV 
  • Ocorre no episódio de Buffy the Vampire Slayer, “Once More, With Feeling”, no qual tudo acontece de acordo com o Poder Do Rock Musical. A música pode te levar até à combustão espontânea.
    • Subvertido em "Hush", quando Willow pergunta se podem derrotar os demônios, que deixaram a cidade inteira muda,usando um CD. Eles não podem, apenas a voz real o faz e ela não precisa ser em forma de canção.

O Poder do AmorIndice Principal Do TropesPlano Maligno

random
TV Tropes by TV Tropes Foundation, LLC is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available from thestaff@tvtropes.org.
Privacy Policy
11101
8