Follow TV Tropes

Following

History Br / Trilogia

Go To

OR

Is there an issue? Send a MessageReason:
create page based on Main.Trilogy

Added DiffLines:

Uma trilogia é, resumidamente, uma história em três partes.

É um dos métodos mais comuns de se contar uma história (tirando a história simples completa em si mesma), e por isso é um dos exemplos mais óbvios e eficazes da Br/RegraDoTres. Essas histórias tendem a seguir a Br/EstruturaDeTresAtos: a primeira parte prepara a história, a segunda parte apresenta a ação ascendente, em que a história fica muito mais aparente, e o terceiro ato traz a resolução dos pontos levantados pelo primeiro ato. As trilogias costumam (mas não sempre) compreender histórias que são lançadas espaçadamente entre si, e por isso as partes da trilogia podem, cada uma, conter a estrutura de três atos.

Trilogias onde a segunda e a terceira partes estão obviamente mais interconectadas do que a primeira (geralmente porque os executivos querem mais, mas às vezes por questões de ritmo) são casos de Br/TrilogiaDeDuasPartes. Séries que eram originalmente trilogias e que possuem mais que três entradas se encaixam em Br/ExpansaoDaTrilogia.

As histórias intermediárias de uma trilogia podem sofrer da Síndrome de Livro do Meio, onde não há começo ou fim para a trama; para um exemplo disso em uma heptalogia (sequência de sete), temos ''BrLiteratura/HarryPotterEOEnigmaDoPrincipe'', onde além da trama envolvendo o "príncipe" titular, as linhas de trama são puxadas a partir de ''Ordem da Fênix'' ou repassadas para ''Relíquias da Morte''.

Em alguns casos, uma obra é uma "trilogia" apenas no sentido de que foi impressa em três livros, seja porque a história era grande demais para imprimir em um só volume, seja porque [[Br/InterferenciaExecutiva a editora considerou que um livro muito grande não venderia bem]]. Tolkien considerava ''BrLiteratura/OSenhorDosAneis'' como um romance único que foi dividido em ''seis'' livros (não-independentes); as editoras o forçaram a imprimi-lo em três volumes e pensar em nomes para eles. (O segundo volume, ''BrLiteratura/AsDuasTorres'', é o que sofre mais; ele contém duas histórias totalmente independentes e sobrepostas, com as duas começando e terminando no meio das coisas.) Publicar um romance em três partes se tornou popular durante os primeiros dias dos romances impressos, quando o custo elevado do posicionamento manual de tipos e da impressão significava que publicar uma pequena parte do romance permitia que a gráfica julgasse a popularidade de uma história e se seria ou não rentável prosseguir com a impressão da segunda e terceira partes. ''BrLiteratura/OrgulhoEPreconceito'', de Jane Austen, se tornou um exemplo famoso de um desses romances em três volumes.

Existem alguns exemplos de "trilogia dupla" ou "trilogia tripla",[[note]]ou "trilogia de trilogias"[[/note]] ou, ainda, de "trilogia quádrupla", onde uma história é separada em trilogias relativamente afastadas. ''BrFranquia/StarWars'' é o exemplo mais famoso da segunda; ''BrLiteratura/ASagaDeDarrenShan'' é um raro exemplo da última.

Essas histórias costumam conter um Br/PenhascoDoSegundoCapitulo, com muitas Br/LinhasDeTrama pendentes de resolução.
----

Top