Follow TV Tropes

Following

Br / Trilogia

Go To

Uma trilogia é, resumidamente, uma história em três partes.

É um dos métodos mais comuns de se contar uma história (tirando a história simples completa em si mesma), e por isso é um dos exemplos mais óbvios e eficazes da Regra do Três. Essas histórias tendem a seguir a Estrutura De Tres Atos: a primeira parte prepara a história, a segunda parte apresenta a ação ascendente, em que a história fica muito mais aparente, e o terceiro ato traz a resolução dos pontos levantados pelo primeiro ato. As trilogias costumam (mas não sempre) compreender histórias que são lançadas espaçadamente entre si, e por isso as partes da trilogia podem, cada uma, conter a estrutura de três atos.

Trilogias onde a segunda e a terceira partes estão obviamente mais interconectadas do que a primeira (geralmente porque os executivos querem mais, mas às vezes por questões de ritmo) são casos de Trilogia De Duas Partes. Séries que eram originalmente trilogias e que possuem mais que três entradas se encaixam em Expansao Da Trilogia.

As histórias intermediárias de uma trilogia podem sofrer da Síndrome de Livro do Meio, onde não há começo ou fim para a trama; para um exemplo disso em uma heptalogia (sequência de sete), temos Harry Potter EO Enigma Do Principe, onde além da trama envolvendo o "príncipe" titular, as linhas de trama são puxadas a partir de Ordem da Fênix ou repassadas para Relíquias da Morte.

Em alguns casos, uma obra é uma "trilogia" apenas no sentido de que foi impressa em três livros, seja porque a história era grande demais para imprimir em um só volume, seja porque a editora considerou que um livro muito grande não venderia bem. Tolkien considerava O Senhor Dos Aneis como um romance único que foi dividido em seis livros (não-independentes); as editoras o forçaram a imprimi-lo em três volumes e pensar em nomes para eles. (O segundo volume, As Duas Torres, é o que sofre mais; ele contém duas histórias totalmente independentes e sobrepostas, com as duas começando e terminando no meio das coisas.) Publicar um romance em três partes se tornou popular durante os primeiros dias dos romances impressos, quando o custo elevado do posicionamento manual de tipos e da impressão significava que publicar uma pequena parte do romance permitia que a gráfica julgasse a popularidade de uma história e se seria ou não rentável prosseguir com a impressão da segunda e terceira partes. Orgulho E Preconceito, de Jane Austen, se tornou um exemplo famoso de um desses romances em três volumes.

Existem alguns exemplos de "trilogia dupla" ou "trilogia tripla",note  ou, ainda, de "trilogia quádrupla", onde uma história é separada em trilogias relativamente afastadas. Star Wars é o exemplo mais famoso da segunda; A Saga De Darren Shan é um raro exemplo da última.

Essas histórias costumam conter um Penhasco Do Segundo Capitulo, com muitas Linhas De Trama pendentes de resolução.


Top