Follow TV Tropes

Following

Br / Soberano Do Mal

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/malekith_0.jpg
Esquece esse papo de "Alteza", somos todos amigos aqui. Você pode se dirigir a mim como "Lorde das Trevas".
"Eu sou várias coisas, Kal-El. Mas aqui, eu sou Deus."

O arquetípico vilão de Alta Fantasia, muitas vezes O Malzão.

Ele geralmente se esconde em uma fortaleza intimidadora em um cenário quase inabitável, planejando a melhor forma de Dominar O Mundo (isso se ele já não o governa ou já assumiu algumas partes dele), com hordas e mais hordas de guerreiros bestiais (que geralmente não são muito espertos) à sua disposição.

Existem outras versões mais burocráticas desse personagem que se enquadram na leitura de "Do Mal E Ordeiro". O que separa um Soberano do Mal deles é uma quase total ausência de política. Nenhum senado reconhece sua autoridade, nenhum papa o elegeu, ele raramente precisa de Sangue Real ou de uma linha de sucessão. Ele pode até mesmo ser imortal e querer governar para sempre. Ele não pensa em recorrer a terror, controle mental, e/ou geração seletiva para corromper e controlar seus exércitos. O reino das trevas existe apenas para conquistar os domínios de seus vizinhos, e o serviço militar não é opcional. (Você é bom com números? Que pena.) Ele é, simplesmente, uma força do mal.

Esse personagem é frequentemente inserido como um Arquetipo Satanico e associado com escuridão eterna, fogo e enxôfre e Capas Sinistras. Por estas e outras razões, eles são geralmente masculinos, porque nenhuma mulher seria uma tirana cruel que destruiria seu próprio reino. A menos que ela seja uma rainha, no caso. Em termos de aparência, esses personagens são geralmente importados diretamente de Sauron, vestidos da cabeça aos pés com imponentes armaduras pontiagudas de ferro negro ou necromantes enrugados vestidos com mantos negros e uma palidez mortal. Suas origens podem variar, mas geralmente são feiticeiro mortais, tiranos, feiticeiros tiranos que foram tornados em alguém terrível e desumano por suas artes, um demônio ou divindade maligna de algum tipo, ou uma amalgamação ambulante do mal do mundo.

Existem algumas exceções mais interessantes: a Feiticeira Branca do CS Lewis estava coberta de branco, símbolizando tristeza, decadência e o interminável inverno, e sua Senhora do Manto Verde era esverdeada, símbolizando cobras e veneno. Algumas obras também retratam esses personagens como lindos e radiantes, em uma subversão tanto da aparência usual desse tropo quanto das associações culturais de aparições angelicais.

As probabilidades são de que o Soberado queira assumir (ou às vezes já governa), O Imperio. Na verdade, O Imperador geralmente corteja aspectos desse tropo de qualquer maneira, e um único personagem provavelmente será ambos. Se ele não for oficialmente intitulado "Imperador" (e às vezes até quando for), ele adotará um título grandioso que declara abertamente exatamente de que lado ele está, na maioria das vezes "Lorde das Trevas" ou "Rei Demônio" . O que, exatamente, ele planeja fazer quando governar o mundo nem sempre é claro, mas nunca é algo bom — escravidão, miséria e labuta são os melhores destinos à espera de heróis que falham em pará-lo.

Em batalha, o Soberano do Mal pode ser uma variedade de coisas, mas ele geralmente é o mais poderoso de suas forças. Ele pode ser (e é frequentemente) um guerreiro físico enfeitado com armadura e geralmente lutando na linha de frente. Alguns suseranos, no entanto, confiam mais no seu poder mágico e podem ser frágeis e fracos em batalha, mas incrivelmente poderosos quando têm tempo para planejar e se preparar. Outros apenas tendem a ficar assistindo a ação.

Um Soberano particularmente ambicioso com frequência se declara um deus e inicia uma Religiao Do Mal, colocando a si próprio como centro. Nos casos em que um Soberano de fato é um deus, ele está expandindo seu império para atingir mais adoradores. Os heróis terão dificuldade em lidar com um soberano divino, já que ele não pode ser totalmente morto e muitas vezes deve ser selado para que a próxima geração lide com ele.

Compare com O Caligula, um governante (((Ax-Crazy))) e altamente instável que às vezes se sobrepõe ao Soberano do Mal. A diferença é que, embora ambos sejam vilões, o Calígula desfruta de antecedentes reais (que é possivelmente a única razão pela qual alguém o tolera) e provavelmente será apenas um governante terrível e ineficaz, enquanto o Soberano do Mal não precisa ser nenhum dos dois.

Veja também: Soberano Jr, (((Tin Tyrant))) (muitas vezes se sobrepõe), Mestre Diabolico (o equivalente no mundo real) e Conquistador Galatico/Lorde Dimensional (este tropo No Espaço!]. Xará do Lista Do Soberano Do Mal. Para a interpretação mais comum desses personagens na mídia japonesa, consulte Maou O Rei Demonio.

Exemplos Em Falta.

Top