Follow TV Tropes

Following

Br / Lei De Sturgeon

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/capturar_619.PNG

"Bem, o entretenimento doméstico era o desejo da minha baby
Então, fui até a cidade comprar uma antena parabólica
Amarrei-a na parte superior do meu carro japonês
Voltei para casa e a apontei para as estrelas
Uma mensagem voltou do grande além:
Tem cinquenta e sete canais mas nada para ver"
Bruce Springsteen, "57 Channels (And Nothin' On)"

90% de tudo é uma porcaria.

Essa não é tecnicamente a Lei de Sturgeon, mas sim a Revelação de Sturgeon. A Lei de Sturgeon, adequadamente formulada, é a expressão mais ampla "Não há nada que seja sempre absolutamente como é". Mas elas significam efetivamente a mesma coisa, e quando as pessoas se referem à "Lei de Sturgeon", tanto dentro quanto fora desta Wiki, a parte dos "90%" é o que elas querem dizer.

A Lei, e a Revelação que a precedeu, vem do escritor de ficção científica Theodore Sturgeon. Na edição de março de 1958 da revista Venture Science Fiction, ele escreveu:

"Repito a Revelação de Sturgeon, que foi arrancada de mim depois de vinte anos de cansativa defesa da ficção científica contra ataques de pessoas que usavam os piores exemplos do campo como munição, cuja conclusão é que noventa por cento da ficção científica é puro lixo."

A história conta que Sturgeon fez esse comentário em um painel de discussão em uma convenção de ficção científica e, quando o público previsivelmente protestou, Sturgeon piscou e respondeu: "correção, 90% de tudo é puro lixo". (No entanto, isso pode ser apócrifo.)

No entanto, a ideia é mais antiga do que isso. Benjamin Disraeli escreveu em 1870:

"Os livros são fatais: eles são a maldição da raça humana. Nove a cada dez dos livros existentes são bobagem, e os livros inteligentes são a refutação desses absurdos."

De qualquer forma, a Lei faz sentido quando você pensa sobre ela. É possível vê-la em ação quando a Coleira Da Criatividade é removida e qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa sem nenhuma barreira real de entrada. Campos como Publicacao De Vaidades e Fan Fiction parecem ter escritores muito piores do que os de publicações profissionais, mas, na verdade, são apenas reflexos da Lei de Sturgeon; as editoras escondem suas porcarias rejeitando-as, e dirão que elas representam 90% do que é enviado. Em outras palavras, não é que os trabalhos publicados sejam melhores em média; é que você simplesmente não está vendo as porcarias que eles produzem.

E as editoras não são os únicos filtros de lixo. O público tem seus próprios filtros, como o Filtro De Nostalgia e o Filtro De Importacao, que desviam certos gêneros da Lei de Sturgeon apenas porque o lixo tem dificuldade de passar pelo filtro. Qualquer pessoa que aponte como a música clássica é muito melhor do que a música pop moderna com base na porcentagem de não-lixo está ignorando o fato de que 90% da música clássica era lixo, mas o lixo foi simplesmente enterrado na obscuridade ao longo dos séculos. O mesmo vale para literatura antiga, filmes antigos e programas de TV antigos.


Apenas Exemplos In Universo, por favor!

    open/close all folders 

    Literatura 
  • Audrey Wait: A maioria das pessoas na escola de Audrey está em algum tipo de Banda De Garagem e, segundo ela, a maioria delas é uma porcaria.
  • Cerca de vinte anos antes de Sturgeon sequer falar isso em voz alta, Raymond Chandler estabeleceu uma forma inicial disso em uma carta particular:
    "É verdade que... noventa por cento dos filmes de Hollywood não são realmente dignos de serem feitos; eu digo que noventa por cento dos livros, peças de teatro e contos a partir dos quais eles foram feitos não são dignos de serem vistos ou lidos, pelos mesmos padrões. E você e eu sabemos que esses padrões não mudarão em nossa época."
  • Como Sobreviver A Um Filme De Terror: A baixa qualidade geral, os baixos orçamentos e a escrita clichê que aparece em muitos filmes de terror (especialmente os slashers) são alvos frequentes de paródia. Um dos "assentos ejetores" é um diálogo excelente e bem escrito, e outro é fugir para um local que é caro demais para os produtores de um filme de terror com pouco dinheiro filmarem.
  • A Biblioteca De Babel: A homônima A Grande E Enorme Biblioteca De Tudo contém não apenas todos os livros já escritos, mas todos os livros que é possível escrever, a maioria esmagadora dos quais é um besteirol completo.
  • Pequenos Deuses: Om diz que noventa e nove por cento das ideias dos filósofos de Ephebian são inúteis, mas são toleradas porque o último por cento é um "humdinger".

    Séries de TV 

    Música 
  • Bruce Springsteen reclama em "57 Channels (And Nothin' On)" que conectou um novo receptor de TV via satélite para impressionar sua namorada, mas descobriu que não havia nada que valesse a pena assistir em nenhum dos 57 novos canais.

    Video-Games 
  • Kick Beat: O motivo ostensivo do Grande Mal para reivindicar o monopólio da música mundial (além de ganhar dinheiro) é agir como um guardião para manter o lixo longe do público. No entanto, suas credenciais como Homem De Padroes Refinados são um pouco... questionáveis.
  • Pathfinder Kingmaker: Um dos motivos do rompimento de Valerie com sua antiga ordem de paladinos e com a Igreja de Shelyn é que a doutrina religiosa deles considera toda a arte sagrada (Shelyn é a deusa das artes, além de ser a principal Deusa do Amor no cenário). Valerie acredita que a maior parte da arte é terrível e de pouca utilidade prática, embora ache que fazer bordados seja reconfortante. Isso chegou ao auge quando ela rasgou um poema de amor de um de sua legião de Abhorrent Admirers bem na frente dele, um ato de blasfêmia grave que a teria punido severamente se ela não tivesse Rage Quit por conta própria.
  • Sonic Dreams Collection: Make My Sonic é uma paródia carinhosa da qualidade questionável de muitos personagens originais da franquia Sonic The Hedgehog.

Alguns Exemplos Em Falta.

Top