Follow TV Tropes

Following

Br / De Mal A Pior
aka: From Bad To Worse

Go To

Kavar: Acho que a situação piorou ainda mais.
Rainha Talia: Piorou? Como isso é possível?
Kavar: Sempre pode piorar. Um antigo aluno está voltando. Temo por todos nós...

As coisas estão ruins. Na verdade, está tudo indo para o inferno. Sua família foi assassinada. Seu Robô Gigante ficou sem gasolina no pior momento possível. Um exército de orcs carnívoros está prestes a invadir seu castelo. As pessoas estão morrendo a torto e a direito. Estamos falando de situações do nível 'final de série'. É mais ruim do que tudo que você já viu e quando você pensou que a merda toda já tinha rolado, bem quando você pensou que não poderia ficar pior...

Sim. Fica muito pior.

Para se qualificar para este tropo, uma situação terrível deve passar só mais um pouquinho do ponto onde já estava. Às vezes, os personagens de uma história, geralmente ao relatar eventos dramáticos para outras pessoas, quando perguntados "E então?" vão responder: "Então, piorou", logo antes de a cena cortar para os eventos em questão.

Muitas vezes, este é o resultado de Bom Trabalho Estragando Tudo, Herói. Normalmente dá aquele empurrão final que atravessa o Limite Godzilla.

De mal a pior geralmente resulta em um Final Depressivo. Se os personagens de alguma forma prevalecerem, o resultado será (se bem feito) Mereca Seu Final Feliz ou (se mal feito) So O Autor Pode Salvalos Agora.

Subtropos incluem:

NOTA: Uma distinção importante entre Fora Da Frigideira e De Mal a Pior é que o primeiro exige um nexo causal entre o problema inicial e o agravamento (neste caso, resolver o primeiro acaba causando o segundo), enquanto o DMAP não exige tal ligação. Se você está em uma piscina de água com um monte de águas-vivas, e então alguém solta tubarões na água, isso é de mal a pior. Se você está em uma piscina com um monte de águas-vivas, e no ato de sair você cai em uma piscina diferente com um monte de tubarões, isso é Fora da Frigideira; o mesmo vale para se, no ato de escalar, você acidentalmente acionar um mecanismo de autodestruição do prédio em que está.

Veja também Fundo Do Poco, onde são os personagens que estão provocando o destino pensando que as coisas não podem piorar antes que aconteçam. A Hora Mais Escura é a conclusão lógica dessa cadeia de eventos. Espaco De Esperanca é uma subverção dupla comum; depois que as coisas ficam muito ruins, elas parecem melhorar antes de ficarem ainda piores repentinamente. Veja também Pior Com O Contexto.

Aviso: spoilers à frente.

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): From Bad To Worse

Top