Follow TV Tropes

Following

Br / Bom Trabalho Estragando Tudo, Herói

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/mickey_45.png

"Que gentil da sua parte em abrir essa tranca pra mim. Sempre que eu me pergunto se foi uma sábia decisão te deixar viver, você faz algo desse tipo e me mostra que vale a pena te deixar vivo."

O herói alcançou o objetivo; eles mataram o Malvadão, ou o derrotaram para sempre, ou no mínimo causaram um grande revés para o antagonista. Eles fizeram o que se propuseram a fazer...

...mas não tão rápido! Na verdade, pelo seu ato de sucesso o herói involuntariamente tornou as coisas piores. Talvez o agora-morto antagonista estivesse suprimindo um mal ainda maior. Talvez o vilão, tendo sido derrotado ou ferido, está agora transformado em uma nova forma suprema, imparável, invencível e furiosa, geralmente contra a vontade do vilão. Talvez o vilão, apesar de sua vilania, servia a um bem maior — talvez mantendo o Equilibrio Entre O Bem EO Mal do mundo/natureza/universo, politicamente ou literalmente — e sua derrota lança as coisas no caos. Talvez o suposto vilão na verdade era um Heroi Antagonista e você involuntariamente entregou uma vitória significativa para o verdadeiro vilão. Talvez aquela princesa que você salvou seja uma tirana de coração frio que comanda um regime opressor, ou talvez até mesmo um Mal Selado Em Uma Garrafa. Talvez derrotar o vilão tenha resultado em um Vacuo De Poder Maligno, e agora sujeitos ainda piores estão lutando para preencher o vazio que o vilão anterior deixou, causando ainda mais caos do que o vilão anterior poderia ter sonhado. Ou talvez o único jeito de estragar os planos do vilão envolve dano colateral massivo e questionável e é tão extremo que o herói agora é o pior exemplo de Aquele Que Luta Com Monstros, Meu Deus O Que Foi Que Eu Fiz ou Revolucao Em Circuito Fechado. Por qualquer motivo que seja, o triunfo do herói sobre a morte e a destruição leva, direta ou indiretamente, para uma onda ainda maior de morte e destruição, ou algo que instala um Final Depressivo. Que puxa.

Talvez o próprio vilão alerte o herói sobre as possíveis consequências, em uma última tentativa de salvar a própria pele, ou como um comentário ácido para arruinar a vitória do herói ("Tolos... vocês fazem ideia do que acabaram de fazer?"). Ora, vilões são vilões e isso pode ser apenas um blefe. Ou talvez o vilão apenas lamente o fato de ter sido derrotado pelo herói apesar de todos os esforços — isso não era algum tipo de plano dele para que o herói "vencesse" e então tornasse as coisas piores (se foi, então é Minha Morte E So O Comeco). Nesse caso, costuma ser um caso de Comunicacao Ruim Mata, já que o vilão costumeiramente fala de maneira vaga e não dá nenhum motivo concreto sobre porque derrotar ele seria ruim. Por outro lado, um aviso claro pode ser interpretado como Verdade De Cassandra. Não dá para vencer.

Se a missão era um resgate, então era um Resgate Indesejado e o recém liberto informará com remorso os benfeitores dos verdadeiros fatos.

Na maioria dos casos, é claro, o herói vai aceitar a responsabilidade por suas ações e ser assombrado por elas, horrivelmente traumatizado. Agora a sua nova missão é impedir o novo perigo que surgiu, preferencialmente de maneira que não gere ameaças ainda maiores. Tramas mais sombrias podem encerrar a história ali mesmo ao invés, e sempre é possível que a morte do vilão resulte na destruição irreversívelou mudança horripilante do mundo. Se usado em excesso, este tropo pode deixar o público com uma sensação de que o herói não deveria ter tentado mudar nada e que na verdade seria melhor ele nem sequer ter saído de casa. Também pode ser uma moral sobre se envolver seriamente em coisas sem aprender o bastante sobre elas.

Este tropo pode ser irritante em videogames porque às vezes a Estupidez EA Unica Opcao, em especial quando há também um Servico De Entrega De Mac Guffin... Não é realmente justo fazer o jogador se sentir culpado por um curso de ação sobre o qual eles não tinham controle e que talvez tivesse levado para uma tela de "Game Over" se eles tentassem não cumprir os objetivos em questão.

O termo "Vitória de Pirro" tem a mesma conotação e se originou das guerras lutadas pelo Rei Pirro em 279 AC, o que faz com que "Bom Trabalho Estragando Tudo, Herói" seja Mais Velho Que O Feudalismo. Os tropos se sobrepõem, mas a Vitória de Pirro é quando alguém obtém êxito em seu objetivo com um custo muito alto, enquanto Bom Trabalho Estragando Tudo, Herói inclui ações que poderiam não ser necessárias ou mesmo intencionais. Além do mais, este tropo às vezes resulta na ausência de vitória, até mesmo a de Pirro.

Às vezes uma trama mal-pensada que prioriza a ação alcança este mesmo efeito quando é alcançada pela Lógica de Geladeira. Este é um dos motivos pelos quais um bom hábito de Mestre Do Jogo é escrever a trama começando com a premissa de "o que acontece se o Personagem Do Jogador não está aqui ou não faz nada".

Este tropo é um problema comum com o Heroi De Pequenos Passos. Comparar com Criar O Seu Proprio Vilao, Que Merda é Essa, Herói?, Instigador Involuntario Do Caos, Peao Involuntario, Devo Me Redimir, Voce Ja Mudou O Passado, Dois Acertos Causam Um Erro e Bom Trabalho Consertando Tudo Vilao (mas note que os vilões também são sujeitos a este tropo — eles podem fazer algo descuidado que auxilia um vilão pior). Comparar com Queremos Nosso Babaca De Volta para quando o herói/vilão consegue neutralizar o vilão/herói, mas isso dá errado e gera um vilão/herói/destino pior do que o esperado, o que resulta nele querendo que as coisas voltem a ser como eram. Melhor O Diabo Que Voce Conhece é uma situação similar, onde a derrota de um vilão pode fazer com que outro, diferente e mais malvado, consiga o poder. Este tropo pode levar a uma Jornada de Redenção na tentativa de reparar os erros. Tem pouquíssimo a ver com Bom Trabalho Estragando Tudo Herodes (de fato, este costuma levar aos maiores casos do tropo completamente oposto).

O Ato De Isencao De Viagem No Tempo De Hitler é, em certos casos, um Sub-Tropo disso. Ver também Precisei Ser Preso Pra Me Tornar Um Bandido, que é isto, mas aplicado a um sistema de leis. (Ou, pelo menos, um sistema bem intencionado.) Pode se sobrepor a Profecia Autorrealizavel. Sem Holocausto Em Endor é o que acontece quando isto é inadequadamente evitado. E se o herói morrer após a revelação e não consegue impedir a nova ameaça, então é uma história para Acordar O Boi A Tiros. Apesar de paralelos óbvios, a maioria dos casos de Chefe Portador Da Carga nos videogames não se encaixa aqui. Quando isso acontece com os fandoms, é um caso de Por Isso Que O Fandom Nao Pode Ter Coisas Boas. Pacifismo Pela Culatra é "Bom Trabalho Poupando Ele, Herói". Comparar com Erro Tragico.

Frequentemente se sobrepõe com Nenhuma Boa Acao Fica Impune.

Exemplos da vida real não são permitidos (por mais que seja Verdade na Televisão), e você não tem ninguém para culpar por isso a não ser você mesmo.

Este tropo costuma envolver uma reviravolta, então cuidado com spoilers não sinalizados!


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top