Follow TV Tropes

Following

Br / Foi Um Mago Quem Fez

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/magic_33.png
Não questione os assuntos dos magos...

Frink: Sim, aqui, n'hey, n'hey. No episódio BF12, você estava lutando contra bárbaros enquanto montava um Appaloosa alado, mas na próxima cena, minha querida, você está claramente em cima de um Arabian alado! Por favor, explique-se!
Lucy Lawless: Uh, sim, bem, sempre que você notar algo assim... foi um mago que fez isso.
Frink: Saquei, sim, mas no episódio AG04—
Lawless: Foi um mago!

Não há necessidade de descrever esse tropo, foi só mágica.

Este tropo condensa a explicação padrão abrangente para quaisquer erros de continuidade notados por fans hardcores demais sobre qualquer programa de fantasia: Se não faz sentido, provavelmente Foi Um Mago Quem Fez. Circulando pessoal, nada para ver aqui!

Pode ser usado para dar uma pincelada sobre pequenos detalhes e Coincidencias Complicadas que na verdade deveriam estar cobertas pela Suspensão Voluntária da Descrença — se não acontecesse dessa forma, não haveria um filme, e/ou magia genuinamente envolvida na história. No entanto, usá-lo para justificar os principais Plot Holes que os criadores na verdade deveriam ter resolvido de antemão irá deixar as pessoas com raiva.

Muitas vezes é usado no sentido literal, ou seja, algo que seria impossível acontece porque alguém explicitamente usou mágica (geralmente uma mágica que só eles conhecem) para que isso acontecesse. No entanto, este tropo não é sobre magia per se, note  mas qualquer tipo de pincelada; aconteceu porque o autor quis assim, e fim de papo.

Nessa mesma nota: em obras de fantasia com a presença de magos, antes de vincular este tropo, observe que é importante que o mago em questão permaneça não identificado ou, se não for este o caso, que pelo menos permaneça não especificado o quê, exatamente, ele fez. Lembre-se que isso é uma espécie de Pincelada: estamos sendo solicitados a não olhar tudo muito de perto porque "é assim, e é assim porque nós dissemos que é assim". Nota adicional: se uma explicação for oferecida em uma sequência posterior ou parte do conteúdo de um "universo expandido", ainda assim esse tropo pode valer se contar como esta no trabalho original, especialmente se a explicação posterior tiver mais do que um leve cheiro de Retcon. Um trabalho bem escrito que envolva magia deve ter pelo menos alguma noção básica do que a magia pode ou não fazer, veja Magia X é Magia X.

Observe que esta explicação pode potencialmente trazer mais Lógica de Geladeira para uma história, por exemplo, quando a explicação dada posteriormente falha em uma situação de alguma forma que poderia ter sido facilmente resolvida por fazer exatamente o que aparentemente fizeram antes. Isso também pode levar a uma situação de Senhor Fantastico E Inutil quando você percebe os usos possíveis e fantásticos daquele truque aleatório com o qual ninguém parecia se importar.

Também conhecido como Deus das Lacunas, após a famosa Pincelada "Foi Deus Quem Fez". Outra Mutação Memética é "É mágica, cara, não preciso explicar merda nenhuma."

Contraste Máxima de Bellisario, Mantra MST3K, O Mago Nao Fez Nada Demais, Era Tudo Um Sonho. Consulte também Itens Sensiveis Ao Plot.

Não confundir com Foi O Mordomo Quem Fez. Ou com O Cientista Nao Fez Nada Demais, que é quando um mago faz algo que foi originalmente explicado pela ciência.

Agora vem com resumo didático audiovisual!

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): A Wizard Did It

Top