troperville

tools

toys


main index

Narrative

Genre

Media

Topical Tropes

Other Categories

TV Tropes Org
random
Pt: Dodecaedro Amoroso
Ler mentes é perigoso.

João amava Teresa que amava Raimundo
que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili
que não amava ninguém.

Triângulos Amorosos são estressantes e geralmente sofridos. Adicione cinco ou dez pessoas à mistura e eles se tornam comédia: personagens A, B, C e D amam personagem E, o qual pode amar qualquer um deles, mas não pode comprometer-se por uma questão de honra ou básica falta de desejo. Também há personagem F, que poderia amar E, o qual poderia amá-lo de volta, mas eles dão nos nervos um do outro então é difícil dizer. Por outro lado, existem sujeitos que estão a fim de A, B, C, D e F, que querem todos espancar E porque roubou as garotas deles.

Você entendeu a ideia.

Se o Dodecaedro Amoroso é resolvido, é sempre com F.O qual por essas horas já te irritou tanto que você está torcendo por B. Nesse caso, E e F já não se aguentam mais e os escritores irão tentar lidar rapidamente com a situação anterior.

Os autores estão sempre conscientes desse tropo, e muitas obras possuem diagramas oficiais para que os fãs possam acompanhar os Montes E Montes De Personagens.


Exemplos:

    open/close all folders 

     Anime/Mangá 
  • Cardcaptor Sakura: Tomoyo e Syaoran gostam de Sakura, Syaoran e Sakura gostam de Yukito, Meiling e Sakura gostam de Syaoran, e Yukito e Touya são carinhas yaoi e um Casal Oficial. Oh, e é subentendido que Yukito e/ou Yue, compartilhando seu corpo, pode gostar de Sakura, mas que Yukito sentiu que era melhor para ela ficar com Syaoran. Ou algo assim.
  • Um sério Dodecaedro Amoroso ocorre em Versailles No Bara. Vamos ver se conseguimos abordar tudo: Fersen e Maria Antonieta se amam, Luís XVI ama Maria Antonieta, Oscar e Maria se respeitam e admiram muito profundamente, talvez se amem, Oscar ama Fersen, André ama Oscar, Rosalie ama Oscar, que poderia a amar de volta se ela – Oscar - fosse um homem (direto do mangá), a irmã perdida de Rosalie, Charlotte, ama Oscar, Alain ama Oscar, Gerodelle ama Oscar (e quase consegue que ela se torne sua esposa por Casamento Arranjado), Bernard ama Rosalie, que acaba por amá-lo de volta, e então, no final, Oscar fica amando André. Bewn!
  • Os relacionamentos em Shoujo Kakumei Utena desafiam os Mapas Amorosos de duas dimensões. Juri, Ruka, e Shiori são um isolado e realativamente simples Triângulo Amoroso, mas o resto dos personagens? Por onde começar... Utena se apaixona por Akio, que está dormindo com Anthy, enquanto Anthy pode nutrir sentimentos por Utena, a qual pode sentir algo por ela em retorno. Touga, enquanto isso, se apaixona por Utena enquanto ele ainda namora matade das garotas da escola, incluindo Kozue, que tinha um relacionamento com seu irmão Miki , que agora tem uma quedinha por Anthy. Nanami gosta de Miki e de Touga, e Mitsuru está a fim dela. Touga também tinha uma série de assuntos mal resolvidos com Saionji, o qual clama adorar Anthy (mesmo que ela possa ser só um desculpa para acabar com isso), e certamente não está interessado em Wakaba, a qual a paixão por ele dá início a toda história, só para constar, e faz dela cega com relação à afeição de Tetsuya. E dependendo de como você quer interpretar a cena do carro, Akio seduz Utena e Touga, e alguns outros, incluindo Tokiko, que era amado por Mikage. Além disso, certamente alguns exemplos foram esquecidos aqui. Aliás, veja a página da série para outras interpretações dos relacionamentos; é tudo muito... complexo.

     Banda Desenhada/Quadrinhos 
  • Os quadrinhos de Scott Pilgrim são conhecidos por isso. No terceiro volume há um absurdamente complicado diagrama explicando os relacionamentos de todos os personagens até o momento - incluindo descrições como "em uma banda com", "ainda gosta de" e "namorando(?)" - e isso tudo se torna obsoleto após o primeiro capítulo do livro seguinte.
  • Strangers in Paradise começa com Triângulo Amoroso e a partir daí... ai caramba. Katchoo ama sua melhor amiga Francine sem ser retribuída, então acaba ficando com David. Daí Francine, que tinha uma queda por David, começa a meio que retribuir os sentimentos de Katchoo. Casey, infeliz em seu casamento com o ex-namorado de Francine, Freddie (que ainda ama Francine), se apaixona por David a primeira vista. Com o casamento abalado, Freddie persegue Francine enquanto Casey persegue David. Katchoo se cansa de David e finalmente manda ele embora. Francine termina seu noivado com Brad por Katchoo, mas ainda não consegue consumar o relacionamento, então a frustada Katchoo dorme com Casey, por sua vez. Quando Francine descobre ela volta para Brad. Quando David é confrontado pela irmã de Katchoo – que insiste que a família precisa de um herdeiro – ele promete ter um filho que Katchoo em troca de sua vida, e após isso, Tambi secretamente se apaixona por David. David retorna para se casar com Katchoo, que se divorcia dele amigavelmente depois que descobre sobre Tambi e percebe que prefero mesmo mulheres . Casey finalmente fica com David. Eventualmente, Francine deixa Brad por tê-la traído; David morre, deixando Casey para ficar com Tambi, e Francine e Katchoo acabam juntas de verdade.

     Literatura 
  • Em Wicked, ambos o musical e o livro, com algumas variações. De um modo geral Nessa, irmã de Elphaba, ama Boq, que ama Glinda, que ama Fiyero, que ama Elphaba. Glinda arranja o relacionamento de Nessa com Boq para que ele saia do caminho dela e ela fique com Fiyero, mas acontece que Fieyro e Elphaba acabam se tornando amantes após Elphaba fugir. No musical Glinda consegue se casar com Fieyro, no livro não. Em ambos, não obstante, o subtexto entre ela e Elphaba é praticamente um texto, além delas serem o Casal Preferido Dos Fãs.
  • Para quem quer saber como o poema lá de cima acaba:
    "João foi para o Estados Unidos, Teresa para o convento,
    Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,
    Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes
    que não tinha entrado na história."
    • Por sinal, existe uma intrepetação ao reverso na qual o casamento de Lili, F, é o que desencadeia o destino de todos os outros personagens.

     Séries de TV 
  • Buffy the Vampire Slayer, cada frase, uma temporada. Willow gosta de Xander, que gosta de Buffy, que gosta de Angel, que gosta dela mas não faz nada por ser um vampiro. Buffy sai com outros caras até se resolver com Angel, Xander se arranja com Cordélia, Willow substitui Xander por Oz, Angel se torna mau depois de dormir com a Buffy por causa da maldição cigana, se insinuando então pra Drusilla, que era a garota do Spike, com quem Deus confirmou que ele teve algo no passado – Buffy mata Angel -, Spike volta para Drusilla . Angel fica bom de novo e Buffy volta a se relacionar com ele, sem nunca levar as coisas ao físico, Xander e Willow traem seus respectivos namorados um com o outro, Cordélia termina com Xander e invoca um demônio chamado Anya para se vingar, Oz perdoa Willow, Spike se separa de Drusilla, Faith entra na jogada e tem um enorme clima de Tensão Sexual Mal Resolvida com a Buffy, um relacionamento bizarro com o Prefeito, tira a virgindade do Xander e se insinua pro Angel, Angel vai embora e Faith entra em coma. Buffy começa a sair com Riley, Oz dorme com Veruca e deixa Willow afim de se livrar da licantropia, Xander começa a namorar Anya que agora é humana, Willow descobre que é gay e começa a sair com a Tara, Faith acorda e fica com o namorado da Buffy enquanto no corpo dela. Riley deixa Buffy e se casa, Spike se declara pra ela e ela o repudia, Xander e Anya ficam noivos. Tara deixa Willow, Buffy começa a dormir com Spike em segredo, Xander abandona Anya no altar, Buffy se sente mal e termina tudo com o Spike, Spike fica com Anya e eles acabam ferindo os sentimentos de Buffy e Xander, que ainda gostavam deles, e revelando a relação dele com a Buffy pra todo mundo, Spike tenta estuprar Buffy e vai embora arrependido, Tara perdoa Willow e elas voltam – Tara morre. Spike volta com sua alma restituída e ainda tem sentimentos por Buffy mas não se acha no direito de tê-la, Faith volta e dorme com o Diretor Wood, Willow sai do luto e começa a namorar a Kennedy, Xander melhora seu relacionamento com Anya, Buffy diz que ama Spike antes dele se sacrificar. E, vejam bem, isso são só as sete temporadas da série na televisão, se fôssemos unir isso a Angel e aos quadrinhos seriam necessárias cartolinas e um sistema de canetinhas coloridas.


Deus ex MachinaIndice Principal Do TropesDominar O Mundo

random
TV Tropes by TV Tropes Foundation, LLC is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available from thestaff@tvtropes.org.
Privacy Policy
17112
21