Follow TV Tropes

Following

Br / Ur-Exemplo
aka: Ur Example

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/gilgamesh2.jpg
Gilgamesh: Tornando irada a super força quatrocentos anos antes do Superman.

Todos os tropos possuem um, mas geralmente não sabemos de qual obra é. Para um tropo arbitrário, o Ur-Exemplo é o mais antigo exemplo conhecido dele. "Ur-" é um prefixo germânico que significa "proto-, primitivo, ou original" — o fato de ser também o nome de uma antiga cidade na Suméria fundada na época dos mais antigos sistemas de escrita conhecidos é um acaso interessante.

O Ur-Exemplo agrega posição com o Criador De Tropo — mas nem sempre, e menos ainda com tropos antigos, que geralmente evoluem durante um longo período de tempo ao invés de subitamente emergir já totalmente formados da cabeça de alguém. Quando eles são distintos, o Criador de Tropo difere do Ur-Exemplo porque só se percebe que o Ur-Exemplo bate com a definição do tropo depois que os contadores de histórias começaram a fazer de propósito.

Por exemplo, um dos criadores pivotais para o tropo Drama De Detetive foi a série de histórias do C Auguste Dupin por Edgar Allan Poe; antes de Dupin, não havia um gênero literário sobre detetives fictícios trabalhando na resolução de crimes. No entanto, mesmo que você não conheça as histórias de Poe sobre Dupin, você provavelmente já encontrou um certo príncipe dinamarquês chamado Hamlet,data: que não apenas decide capturar seu tio Rei Cláudio, como também incorpora os planos dele em uma peça dentro de uma peça que ele chama de "A Ratoeira". Mas meio milênio antes, "A História das Três Maçãs" constitui um proto-Drama De Detetive do livro As Mil E Uma Noitesdata: — o que tornaria "A História das Três Maçãs" o Ur-Exemplo do Drama De Detetive, ou no mínimo um possível candidato. Mas espere, tem mais! Edipo Rei, executada pela primeira vez em 429 A.C., retrata Édipo investigando a causa da praga que assola seu reino. Isso dá uma ideia do quão fundo a toca do coelho proverbial que é a busca pelo Ur-Exemplo pode te levar.note 

Sempre que um tropo evolui gradualmente, determinar o Ur-Exemplo pode ser uma tarefa árdua. Em muitos casos um tropo possui mais de um Ur-Exemplo porque determinar "o uso mais antigo do tropo" depende de decisões subjetivas sobre quais aspectos do tropo são as características que o definem.

Isso não se aplica somente a tropos — muitas vezes uma ideia é criada por diferentes pessoas simultaneamente, ou descobertas, esquecidas e re-descobertas. Por exemplo, quem inventou o telefone? "Alexander Graham Bell", talvez você possa responder. Errado. Ele e Elisha Gray ambos inventaram o telefone de maneira independente, mas Bell chegou primeiro no escritório de patentes. Thomas Edison teve a ideia da transmissão de voz e sinais por meios sem fio, mas considerou irrelevante, e isso foi esquecido até que Marconi inventasse o rádio de maneira independente anos depois. E se essa é a situação para algo tão concreto como uma invenção, imagina para algo tão intangível quanto uma ideia para um conceito de ficção.

Ur-Exemplos, infelizmente, são altamente suscetíveis a cair no tropo de Seinfeld Nao Tem Graca — não somente porque eles elaboraram convenções que estão em uso praticamente desde sempre, mas também porque, como na época eles eram tão novos, os criadores não apreciaram realmente o que estavam fazendo e por isso não se adequaram aos padrões de alguma estética ou truque que não existia à época, e porque (as vezes) eles estavam em terreno desconhecido, de modo que sofrem em comparação às alternativas atuais. Consultar também Tropo Nao Construido.


Ur-Exemplos notáveis:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Ur Example

Top