Follow TV Tropes

Following

Br / Pista Falsa

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/a_study_in_scarlet_friston_01.jpg
"Mais uma coisa, Lestrade. "Rache" quer dizer 'vingança' em alemão; portanto, não perca seu tempo procurando uma senhorita Rachel."

"A principal diferença entre o problema excepcionalmente intrincado enfrentado pelo detetive da ficção e aquele enfrentado pelo detetive real é que, para o primeiro, há geralmente uma escassez de pistas, e para o segundo, pistas demais."

Uma pista que leva na direção errada.

Uma Pista Falsa é uma boa pista falsa quando se entrelaça nos eventos da história. Por exemplo, digamos que a vítima de assassinato era um mulherengo. Sua esposa não tem nenhum álibi. Hah! Foi a esposa!

A falta de um álibi da esposa é uma pista falsa. Acontece que a esposa estava de rolo com outra pessoa na hora do crime e não queria ter que fornecer essa informacão. No entanto, a galinhagem do marido falecido foi de fato o que o levou a ser morto, ao que parece, mas pelo marido ciumento de uma de suas namoradas. Ele ser mulherengo como um motivo do crime é apresentado por uma boa causa, não apenas para levantar suspeitas sobre a falta de álibi da esposa.

Também é importante notar que algumas escolas de literatura de suspense são da opinião de que uma Pista Falsa deve pelo menos ter algum tipo de explicação anexada a ela, no interesse de evitar uma Solução Tirada da Bunda, independentemente de se essa explicação estiver enraizada na trama ou nos personagens envolvidos. Essa explicação surgirá no decorrer da investigação, onde o detetive investigará a pista falsa ao lado do público e descobrirá como isso não tem relação com o caso ao lado deles, ou, alternativamente, será levantada durante O Somatorio, onde o detetive mencionará a Pista Falsa, mas também explicará ao mesmo tempo por que e como ele descobriu que isso não tinha relação com o caso.

O supertropo para Camiseta De Pista Falsa, Falso Infiltrado e Falsa Reviravolta.

Esse tropo costuma ser associado a Nunca é o Suspeito Mais óbvio, onde o suspeito óbvio é usado como uma pista falsa, e o verdadeiro culpado acaba sendo alguém inesperado.

Compare e contraste com:

  • E Voce Pensou Que Era Real, quando um objeto que é fictício/falso é confundido com algo real (por exemplo, o falso suspeito estava carregando uma faca meramente acessória para uma peça de teatro).
  • Arma De Chekhov, o oposto direto deste tropo, onde uma pista é destacada e de fato prenuncia um desenvolvimento posterior da trama.
  • Estrela Morta Ambulante, onde uma grande estrela do cinema é usada para enganar o público em vez dos personagens reais. (Ou pelo menos uma aversão a Reduzi A Lista Ate O Cara Que Eu Reconheco.)
  • Falsa Sombra, onde um determinado desenvolvimento é repetidamente cogitado, mas nunca obtém uma conclusão.
  • Confundido Com Evidencia, onde o mesmo resultado é causado por uma confusão em vez de uma intencional tentativa de despistar.
  • Negacao De Reconhecimento Fotografico, em que alguém nega conhecer uma pessoa ao ver sua foto, mas na verdade a conhece.
  • A Nao Reviravolta, quando uma reviravolta na história é confundida com uma Pista Falsa porque é muito óbvia, mas acaba sendo a verdade no fim das contas.
  • Pista Esquisitamente Falsa, onde o comportamento desagradável, sinistro ou ameaçador de um personagem é usado para afastar as suspeitas da ameaça real e/ou do culpado.

Sujeito a ser Spoilado Pelo Formato: se eles acabaram de encontrar um suspeito muito plausível, mas ainda faltam 180 páginas no livro, bom...

Aviso: Devido à natureza deste tropo, spoilers não marcados à frente!


Exemplos de subpáginas:

Exemplos Em Falta.

Top