Follow TV Tropes

Following

Br / O Coitadinho

Go To

Este artigo é baseado em opinião. Por favor, não o coloque na lista de tropos de uma obra.

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/Screen_shot_2010-11-05_at_17_47_18_2177.png
A vida já é difícil por si só quando você vive na sombra do seu irmão mais novo e mais famoso.

O "coitadinho" é aquele personagem que faz com que você sinta pena dele. Basicamente, a primeira coisa que você pensa em dizer quando vê um coitadinho é "Ah, coitadinho!" A coitadificação de um personagem é um fenômeno curioso e causado pelo público, às vezes também afastado da moralidade canônica do personagem. E, apesar de tecnicamente ser um tropo subjetivo, não é difícil identificar um quando os escritores querem que ele seja assim, considerando todas as coisas ruins que tendem a ocorrer com eles.

Uma história que tenha um coitadinho permite que o público possa experimentar alívio indireto de alguma dor ao fantasiar com o alívio da dor do coitadinho. (Mas não desse jeito! Tá bom, às vezes.) A coitadificação também pode se conectar com uma dinâmica de dor e conforto, onde os fãs gostam de ver o coitadinho sofrer para que esse sofrimento possa ser dissipado. Isso costuma ser explorado em certos tipos de fã-ficção.

Um aspecto importante do Coitadinho é que o seu sofrimento deve ser causado por fontes externas. Um personagem que sofre devido ao resultado de suas próprias ações é um Heroi Tragico e não conta.

Às vezes o Coitadinho se torna um Maníaco Omnicida e tenta destruir o mundo em uma tentativa de fazer a dor cessar, caso em que você estará lidando com um Coitadinho O Destruidor De Mundos. Às vezes é possível trazer de volta um coitadinho como esse, mas em outras vezes apenas a destruição deles em um momento de Atirar No Cachorro vai impedir as coisas.

Em ficção mais animada e leve, o coitadinho às vezes consegue Conquistar O Final Feliz.

Em muitas versões existe algo no sofrimento do Coitadinho que é notavelmente heroico ou nobre. Nesse caso o personagem é um Coitadinho Calejado. Quando o Coitadinho não demonstra muitas emoções sobre suas dores (e, na verdade, sobre qualquer coisa), ele é um Coitadinho Estoico.

No anime, o coitadinho tende a ser um personagem do tipo Moe. Parte do apelo dele decorre da constante luta contra suas correntes. Pode ser levado até o ponto de Quebre A Lindinha, e se a quantidade de azar parecer muito grande isso pode resultar em Deus Angst Machina.

Se o personagem for um Brinquedo De Morder, Babaca ou um Ralo De Odio, então ele não é um Coitadinho (a não ser que haja intenção de o personagem também ser simpático). Se o personagem não se deixa perturbar pelos eventos ruins, ele não é o Coitadinho. Um pequeno evento isolado não faz com que um personagem seja o Coitadinho, mas pode servir como Derramador De Lagrimas.

Se na sua opinião o personagem precisa morrer urgentemente, então pode ser um caso de Donzela Odiada. Não deve jamais ser confundido com o Corinho. No entanto, o Corinho pode se tornar o Coitadinho se ele sofrer abuso de maneira muito excessiva.

Um personagem que seja considerado um coitadinho também pode ser considerado um Heroi Tragico em algumas ocasiões, mas nem sempre o coitadinho possui uma Falha Fatal que define tais classificações.


Sub-tropos:


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top