Follow TV Tropes

Following

Br / Passar Muamba Pela Alfândega
aka: Getting Crap Past The Radar

Go To

São as situações em que um escritor, artista ou outro criador insere no material conteúdo inapropriado — coisas que violam diretamente as regras de censura sob as quais estão trabalhando — com a intenção deliberada de burlar essa censura.

O meio pelo qual isso é executado pode variar. O conteúdo submetido para categorização pode ser tão ofensivo que as exigências de corte acabam deixando passar coisas que em outra situação seriam óbvias (isto é, a Isca De Censor). Os criadores podem esconder conteúdo ofensivo sob a forma de EasterEggs. Às vezes os Vigilantes De Midia estão apenas dormindo no ponto. Esses eventos podem resultar em publicidade negativa (ou positiva) para uma obra, ou ligações enfurecidas para um estúdio.

É importante distinguir este tropo de outros tais como Entrelinhas, Humor Demograficamente Inadequado e Bonus Aos Pais. Nestes casos, é esperado que os mais jovens não percebam as mensagens enquanto adultos verão elas com clareza. Censores usualmente estão ok com essas coisas, então não é uma violação dos padrões de mídia. De fato, este é um método deliberado e amplamente aceito para engajar audiências mais velhas em uma obra pretendida para ver com a família no almoço de domingo — de modo que não seria um caso de passar muamba pela alfândega.

Comparar com Isso Não Te Lembra Algo? . Contrastar com Desafiando Os Censores, onde os criadores lutam para ter sua obra controversa mostrada às massas; e Censor Inesperadamente Permissivo, para casos em que censores pegam mais leve do que os criadores esperam. Ver também Passou Do Ponto Duas Vezes, que pode ser o resultado de gradualmente aumentar o nível de conteúdo inapropriado.

Informe importante aos editores: para se encaixar neste tropo, o conteúdo deve atender a três critérios:

  • A Alfândega: deve ser em um tipo de mídia e formato onde os Vigilantes De Midia existem e ativamente censuram conteúdo. Auto-censura não conta. Pós-censura também não conta.
  • O ato de "passar": a inclusão do conteúdo deve ser intencional e os criadores da obra devem estar cientes de que deveria ser censurado. Insinuacao Acidental não conta.
  • A Muamba: deve ser algo que viola diretamente os critérios para a classificação estabelecida. Insinuacao Acidental e entrelinhas não contam.

Este último ponto significa que exemplos vão necessitar de citações. Citações podem ocorrer nas seguintes formas:

  • Citação, preferivelmente acompanhada de um link, de qual regra foi violada. Simplesmente mencionar o regulamento relevante não basta: exemplos devem mencionar a cláusula exata. Tenha em mente que regulamentos mudam com frequência, por isso certifique-se de que está mencionando o correto.
  • Casos em que o criador descreve como lidou com os censores. Note que se um criador estiver meramente surpreso que algo passou, então isso pertence a Censor Inesperadamente Permissivo.
  • Relatos de falhas dos censores vindos de jornalistas investigativos trabalhando para portais renomados de notícia. Blogs, mídias sociais e seções de comentários não contam.
  • Obras que são lançadas e logo após são recolhidas com o específico propósito de alterar a classificação etária ou remover conteúdo inadequado. Note que isso não se aplica em casos onde a alfândega só atua depois de reclamação das pessoas, o que é o caso para a maioria dos sites que hospedam conteúdo criado pelos usuários.

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Getting Crap Past The Radar

Top