Follow TV Tropes

Following

Br / Ciclo Temporal Estável

Go To

Através de Coisonium Aplicado, Magia Funcional ou algum outro meio, nossos herois viajam para o passado. No passado, eles são responsáveis pelos eventos cruciais que influenciam o próprio "tempo presente". Isso cria um problema da galinha e do ovo, em que a sequência de eventos não tem um início claro. É o que resulta da quebra da zerésima lei da Viagem No Tempo: não cause o evento que você queria impedir.

Essa também é a premissa básica de como a Viagem No Tempo funcionaria, de acordo com Albert Einstein. Colocando de outra forma: ainda que fosse possível voltar no tempo, você não poderia alterar nenhum evento no passado porque a sua versão do futuro fez com que eles acontecessem do modo que ocorreu. Não importa as suas intenções; tudo o que você fez serve apenas para cumprir o estabelecido. A única coisa que mudaria é a sua percepção dos eventos. (Explicando assim, portanto, o Ato De Isencao De Viagem No Tempo De Hitler).

Este tropo na verdade é Mais Velho Que O Feudalismo — apesar de a viagem no tempo ser um conceito relativamente recente, profecias (que nada mais são do que informação que viaja no tempo) não são, e a Profecia Autorrealizavel é a mais antiga forma de ciclo temporal estável.

Há dois tipos básicos de ciclo temporal: o Paradoxo Da Predestinacao, em que o conhecimento dos eventos no futuro (e as tentativas de o evitar) faz com que esses eventos aconteçam (foi mal, Edipo. E John Connor.), e o ainda mais complexo paradoxo ontológiconote , em que o ciclo temporal permite a existência de informação ou objetos sem origem. O paradoxo ontológico clássico é saltar para o futuro, roubar algum dispositivo magnífico, voltar ao tempo original, registrar a patente do dispositivo e começar a produção em massa deste. Eventualmente eles se tornam tão presentes ou comuns que você, dez ou vinte anos mais jovem (e, portanto, de um período em que você não saberia que você patentearia e fabricaria estes produtos após voltar ao seu tempo presente), aparece e rouba um.
A versão mais simples é aquela em que a própria máquina do tempo é o produto do ciclo temporal estável — o personagem vê uma versão de si mesmo aparecer com uma máquina do tempo, obtém a máquina e aperta o botão, apenas para voltar ao passado em que ele entrega a máquina para a sua versão do passado e aperta o botão. Esse exato exemplo é também um paradoxo de objeto, onde a máquina do tempo não tem passado nem futuro para além do ciclo temporal, e portanto não tem origem.
Tais ciclos com objetos físicos (mas não com informação) podem ser impossíveis devido à violações da Primeira e/ou Segunda Leis da Termodinâmica: se o objeto surge do nada e então some, isso seria a criação e posterior destruição de massa e energia, e a aparição de um objeto complexo e ordenado por chance do mero acaso não pode acontecer porque seria uma reversão espontânea da entropia, o que é ridiculamente improvável na escala macro.

É um subtropo do Paradoxo Da Galinha E Do Ovo específico para casos de Viagem No Tempo. ??? (Tricked Out Time) é quando você "altera" o passado de propósito para se assemelhar a isto; Linha Temporal Boa O Bastante é quando você tem êxito parcial mas decide que o resultado serve. Armadilha De Ciclo Temporal é quando você usa um ciclo temporal como meio para aprisionar algo ou alguém. Comparar com Voce Ja Mudou O Passado, que costuma resultar nisso. Uma ??? (Wayback Trip) usualmente implica isto. Se isto acontece em um universo em que você pode Corrigir O Que Deu Errado, você provavelmente tem em mãos uma ??? (Timey-Wimey Ball). Ver Preparo Retroativo para um meio pelo qual isso pode ser explorado. Para a variante de Ficcao Recursiva, consultar Mutuamente Ficcional.

Muitos exemplos deste tropo não são revelados até bem tarde na história e a existência de um ciclo como esse pode, por si só, ser um Spoiler, portanto esteja avisado.

Não confundir com Ciclo Do Dia Da Marmota.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Top