Follow TV Tropes

Following

Br / Escassonium
aka: Unobtanium

Go To

Escassonium é um material que seria perfeito para as nossas necessidades se o pudéssemos obter; no entanto, não podemos.

Quando usado no reino da ficção, Escassonium costuma ser o material exótico requerido para fabricar o Coisonium Aplicado de determinada história. Sem ele, todas as máquinas complexas e dispositivos habilitadores de enredo param de funcionar.

Algumas formas de escassonium são baseadas na física do mundo real, porém além do escopo da engenharia humana atual, tal como supercondutores de temperatura ambiente; eles revolucionariam praticamente todas as formas de tecnologia, mas por si só não são perigosos ou baseados em algum princípio exótico da física.

Outros tipos de escassonium são mais "alto desempenho", tal como Antimateria, que seria um meio revolucionário de armazenar vastas quantidades de energia, não fosse o fato de que ela sofre aniquilação mútua violentanote  com qualquer matéria convencional com a qual ela entra em contato, incluindo moléculas de ar e as paredes do que quer que você esteja usando para guardar o troço dentro.

As variantes mais comuns de escassonium na ficção ficam em algum lugar no meio, tal como algum material tão resistente a calor e/ou impacto a ponto de ser Praticamente Invulnerável em comparação com outras substâncias similares. Materiais como o mithril são a versão da fantasia. Ferro Meteórico é especialmente popular na ficção (e tem um fundo de verdade: essa era a única fonte de ferro refinado antes da invenção dos processos de fundição, que requer fornalhas muito quentes, passando de 1250° C — por isso o termo "Idade do Ferro").

Às vezes um objeto que de fato existe, ou que em algum momento existiu, se torna escassonium porque está indisponível agora ou está indisponível especificamente para os nossos heróis devido à complicações econômicas ou políticas.

Muita Ciencia Maluca usa escassonium na forma de químicos com propriedades impossíveis, solventes universais que podem dissolver qualquer coisa em um piscar de olhos, super explosivos que fazem nitroglicerina se parecer um espirro e outras coisas com cores psicodélicas. Seguindo-se a isso são os realizadores de desejos da medicina e da química; a alquimia clássica do mundo real casualmente mencionava o carmoto, a substância base da Pedra Filosofal, e azoto, o "solvente universal" ou a "cura universal". O antigo escritor grego Platao mencionava "Orichalcum" (grego para "bronze da montanha") em sua descrição de Atlantida.

Na Ficcao Cientifica, usualmente assume uma dentre três formas: algo que torna possível a Viagem Mais Rapida Que A Luz, seguida de perto por algo que pode influenciar a gravidade (caso não sejam a mesma coisa) e, finalmente, a coisa que usam para fabricar robôs gigantes e espaçonaves alien, e esse é o motivo pelo qual eles tendem a ser imunes contra armas terráqueas ou dano ambiental.

Para a Suspensão Voluntária da Descrença, autores podem escolher alguma coisa que esteja sendo ativamente pesquisada no meio científico à época da escrita e trabalhar com isso. Naturalmente, A Marcha Da Ciencia tende a tornar a obra datada e o jargão de supertecnologia de hoje pode ser a coisa corriqueira dos quadrinhos da próxima geração. O atual favorito no meio hard sci-fi é o hélio-3, que muitos acreditam ser o combustível de escolha para esses delicados reatores de fusão que vão ser refinados a qualquer momento agora. Teoricamente é uma fonte de energia segura em larga escala com poucos efeitos colaterais ambientais. Mas o mais importante: existe pouquíssimo dele na terra, mas na Lua é um caso de Bem Ali Nao E Raro — o que dá um bom motivo para ir até lá.note 

O termo "Escassônio" se origina da aglutinação de "escasso" e o sufixo "-onio", sufixo geral para elementos químicos. Da mesma forma, "Escassonium" se refere a uma aglutinação com o sufixo "-onium", sufixo dos elementos químicos em inglês, predominante na mídia.

Um termo alternativo é "unobtânio", ou "unobtanium", este tendo se originado entre os engenheiros aeroespaciais dos Estados Unidos no final dos anos 1950, onde era usado como pincelada para um material suficientemente forte, leve e/ou durável para atender às necessidades de alguma situação ainda que nenhum material conhecido pudesse atender a demanda. Foi ocasionalmente usado em discussões oficiais para evitar identificar diretamente um material cujo uso fosse considerado informação confidencial (tal como o revestimento de titânio no projeto que eventualmente produziu o SR-71 Blackbird). A maioria das pessoas, no entanto, deve ter ouvido esse termo no Avatar de James Cameron como o mineral buscado pela companhia de mineração.

Consultar também Física de Minovsky para quando o escassonium possui propriedades bem pensadas e às quais o material adere, e ao seu oposto, Pedras Verdes, quando ela pode fazer qualquer coisa que a trama queira. Orichalcum, que de acordo com Platao foi usado em Atlantida, é uma variante particularmente comum.

Comparar com Mac Guffin Mineral, Tempero Da Vida e Metais Da Fantasia.


Exemplos:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Unobtanium

Top