Follow TV Tropes

Following

Pt / Tropo

Go To

Você já viu isto em algum lugar antes...


O Dicionário Aurélio define "tropo" como "emprego de palavra ou expressão em sentido figurado." Na narrativa, um tropo é exatamente isso: um sentido figurado conceitual, uma espécie de taquigrafia tradutor  narrativa para um conceito que o público alvo irá reconhecer e compreender instantaneamente.

Acima de tudo, um tropo é uma convenção. Ele pode ser um truque da trama, uma preparação, uma estrutura narrativa, um tipo de personagem, um idioma linguístico... você o reconhece só de olhar. Tropos não são inerentemente prejudiciais a uma história; no entanto, quando o tropo em si é intrusivo, distraindo seu receptor em vez de servir como uma taquigrafia, ele se tornou um cliche. tradutor 


Nesta Mesma Wiki, "tropo" tem o significado ainda mais geral de padrão narrativo, não apenas intrínsecos às próprias obras midiáticas, mas também aos seus aspectos relacionados, como os bastidores de criação, as características técnicas de um meio, e a experiência de fã. A ideia é que a narrativa não é apenas escrever, é todo o processo de criar e contar/mostrar uma história.

Etimologicamente, "tropo" vem do grego e significa "volta". nota  Em outras palavras, um tropo na literatura era um "modo de dizer". Obviamente, o significado se expandiu há algum tempo.


Para nós, é um radical semelhante, ou seja, "não é algo diferente o bastante de nossos outros tropos para merecer um tropo próprio". Um assunto que pode ou não ser um tropo é referenciado como 'tropável' ou "tropecedor"; obras particularmente tropáveis costumam ser referenciadas como Tropetaculares.

O objetivo é fazer o velho Aurélio se revirar no caixão o mais rápido possível. nota 


Não deixe tudo isso lhe dar a impressão de que inventamos nosso próprio significado de "tropo": mais ou menos sinônima, a expressão "tropos ressonantes" já existia muito antes deste site e desta comunidade, e você encontrará pessoas de fora e independentes do site usando a palavra "tropo" do mesmo modo que fazemos.

O Wikcionário mostra que um entendimento semelhante da palavra data do século XV e define que "tropo é semelhante ao arquétipo e clichê, mas não é necessariamente pejorativo." Interessante notar que, aparentemente, nenhum dicionário de português atualmente descreve o significado de forma depreciativa.


Também não inventamos a noção de localizar e catalogar tantos tropos quanto humanamente possível ou mesmo a ideia de todas as mídias se formarem em torno do mesmo conjunto de tropos centrais. Escrutinar nota  nossa página de Livros Sobre Tropos e as obras referenciadas lá te mostrará que as pessoas tem identificado e discutido padrões na mídia há séculos. O primeiro 'tropoeiro' tradutor  registrado foi, na verdade, Aristóteles. Sim, AQUELE Aristoteles. tradutor .


Veja Brincando com um Tropo para comparar os modos como um tropo pode ser utilizado.

Contraste com Não é Tropo e veja também Tropos para um índice de tropos.



Título(s) Alternativo(s): Convenção de Gênero

Top