Follow TV Tropes

Following

Pt / Luz Não É Boa

Go To

Apesar das roupas brancas e da aparência calma, Adnan Okatar NÃO É BOA PESSOA (ver em baixo)

E diz-me que foi de repente, Sim, senhor doutor, Como uma luz que se apaga, Mais como uma luz que se acende.
O médico e o primeiro cego, Ensaio sobre a Cegueira.

No fundo do mar há brancos pavores
Sophia de Mello Breyner

A luz parece uma coisa bonita e boa, certamente muito melhor aos olhos do Homem do que as trevas. Enquanto a escuridão geralmente é caótica, malévola e quem quer que esteja com ela faz mal aos outros e ri loucamente (pelo menos é o que os vilões fazem), a luz está associada ao bem, ordem que a cantar com as aves e ser um herói. Já para não falar que as mulheres da luz vestem roupa decente, enquanto as das trevas aparentemente não usam roupa.

Todavia, nem tudo é o que parece, e às vezes a luz mostra-se menos benevolente. Por vezes, uma pessoa vestida de branco e envolvida em brilho não se torna teu aliado; em vez disso acabas como um cadáver queimado no chão enquanto o safado continua a causar mortes e destruição!

Por isso, tal como, às vezes, as forças das trevas são boas, as da luz são malévolas.

Este truque é uma aversão à noção popular que a luz é sempre boa. Tal como o seu oposto, Luz Não É Boa pode subverter ou evitar clichês como a beleza ser sempre boa ou o uso de cores vivas para as forças do bem. Pensando logicamente, isto faz bastante sentido; demasiada luz pode causar cegueira, secas, cancro e fogos, enquanto as sombras servem como lugares de descanso e de esconderijo. A escuridão e luz físicas são neutras, tal como toda a natureza, e a associação ao bem e ao mal é algo demasiado simples e chato da parte do Homem. Algumas culturas, tais como as asiáticas, também associam a cor branca à morte.

A forma mais simples deste/a tropo/tropa/trope é um vilão elegante, carismático, vestido de branco e possivelmente rodeado de símbolos religiosos. Um passo em frente e o vilão passa a usar a luz como fonte dos seus poderes, usando raios laser, hologramas, eletricidade e outras coisas. Pode ser usado com pessoas que caíram do seu pedestal como heróis e passaram a ser maus da fita, ou extremistas horrivelmente enganados quanto aos métodos. Também comum quando a igreja e a religião são na realidade malévolas e só se passam de boas para terem poder e seguidores; pode chegar ao ponto em que os anjos ou até mesmo Deus são forças do mal.

Ver também palhaços ou crianças malévolas (tradução desses/as tropos/tropas/tropes para português hão de vir, para já, veja Monster Clown e Kids Are Cruel), coisas supostamente felizes e inocentes mas completamente más.

Exemplos:

    open/close all folders 

    Anime/Manga 
  • Inu Yasha tem vários exemplos, entre os quais a sacerdotisa Kikyo, que mantém os seus poderes divinos mas faz muita coisa imoral ao longo do anime. Num certo episódio há também um monge cujos poderes divinos são usados a favor do vilão Naraku (Narak em brasileiro). E, é claro, há também Sesshomaru, que por vezes utiliza poderes divinos.
  • Yu Gi Oh GX tem a Sociedade da Luz como um grupo de vilões, convertendo ao seu grupo quem perde nas suas batalhas, provavelmente uma paródia das várias situações em que um vilão é derrotado e junta-se às forças do bem. O Yu Gi Oh original tinha o jogador Seto Kaiba usando roupas brancas e usando criaturas da luz em contraste com Yugi, vestido de roxo e couro, com algumas criaturas associadas às trevas. Todavia, Seto Kaiba, embora não exatamente mau, tinha um complexo de superioridade enquanto Yugi nem sequer era um "anti-herói".
  • Digimon Frontier tinha Lucemon, um digmon com poderes da luz e escuridão, mas que começou malévolo mesmo quando ainda era luz pura.
  • Em Bleach , os Arrancar e o seu mestre Sousuke Aiden estavam vestidos de branco, enquanto Maki Ichinose tinha uma zanpakuto capaz de manipular a luz e no entanto estava do lado do vilão Jin Kariya.
  • Light Yagami de Death Note, cujo nome próprio significa "luz" ("Yagami", o nome de família, significa "deus da noite"), é bonito, bem vestido, usa camisa branca, e acredita em trazer paz ao mundo. No entanto, é também cruel, e mata qualquer um que discorde dos seus métodos. O simbolismo que a série usa ocasionalmente representa-o como um ser divino.
  • Em Shaman King, os "X Laws" são uma organização que ainda por ai matando pessoas só para não se juntarem a Hao; geralmente vestidos de branco e usam anjos como espíritos familiares. Um deles rebelou-se e juntou-se a Hao, adquirindo o anjo Lucifer no processo.
  • Krad da série DN Angel parece um anjo, com asas e roupas brancas e cruzes, mas na realidade é um assassino sádico. O seu oponente, Dark, está¡ do lado do bem, mas tem asas e roupas pretas.
  • Fullmetal Alchemist possui o vilão Pai; embora a sua verdadeira forma seja uma monstruosidade negra, mudou o seu corpo duas vezes para uma forma mais "iluminada"; da primeira tornou-se num homem nobre e loiro vestido de branco, e depois virou um adolescente loiro e atraente. Em ambos os casos copiou o corpo de Hohenheim, o homem cujo sangue foi usado na criação de Pai. O vilão Zolf J. Kimbley usa roupas brancas e tem os símbolos do Sol e da Lua no seu círculo alquimista desenhado nas mãos, enquanto o deus deste mundo aparece como uma forma branca sádica que remove partes do corpo a quem entra no seu portal.
  • Griffith de Berserk tem uma armadura e cabelos brancos, e aparece como um falcão branco nos sonhos dos outros, mas tornou-se num rei deus demônio destinado a causar o caos. O inquisitor Mozgus eventualmente ganha poderes associados à luz, tais como asas brancas e um bafo ardente.

    Banda Desenhada/Quadrinhos 
  • Angelus de Witchblade e Darkness é uma entidade da luz e da ordem, mas completamente sociopata.
  • O Dr. Luz do universo do DC Comics é um vilão com poderes da luz, eventualmente tornado num estuprador/violador. Há uma Doutora Luz das forças do bem todavia. O mesmo universo também tem Solaris, um sol robótico malévolo, e os anjos por vezes são maus da fita.
  • O universo da Marvel tem Lightmaster e Living Laser, ambos vilões com poderes da luz, enquanto alguns dos mensageiros de Galactus tem um aspecto angélico e são completamente loucos.
  • Apesar de Karolina Dean, de Fugitivos, fazer parte dos heróis, seus pais, de quem ela herdou os poderes luminosos, são supervilões intergalácticos.
  • New Guardians tinha o vilão Snowflame, cujos poderes vem de cocaína e são chamas brancas.

    Literatura 

    Mitologia 
  • Na Mitologia Lusitana, o deus Neto está associado ao sol, mas também é um deus da guerra. O deus Endovélico, outro deus da luz, era benevolente, mas assim que a religião cristã estabeleceu-se na Península Ibérica, passou a ser identificado como Lúcifer da tradição cristã cujo nome ironicamente significa "carregador de luz".

    Videojogos 
  • Em Tales Of Symphonia, o vilão principal é Yggdrasill, um anjo, líder de uma organização que visa criar um mundo "perfeito", sem discriminação. O seu objectivo é transformar todas as pessoas do planeta em seres desprovidos de emoção ou vontade própria. O seu elemento, bem como grande parte dos seus ataques, são da Luz. O mesmo se aplica a quase todos os seus servos angelicais
  • A Light of Judgment de Kefka, em Final Fantasy VI. Assim como sua forma final, que é uma espécie de um anjo de luz.
  • No God Of War 3, no qual os deuses são os inimigos de Kratos, encontra-se Hélios, o deus grego do Sol. A versão apresentada de Hermes no jogo também conta, pois têm o cabelo feito de luz. É possível que o poder da Caixa de Pandora os tenha infetado, mas o único deus que sofre desses efeitos parece ser Zeus, pelo que tanto Hermes como Hélios possam ter já começado malévolos.

    Vida Real 
  • O Sol, embora importante, causa secas, cegueira, radiação, cancros e incêndios, e eventualmente vai engolir a Terra milhões de anos no futuro.
  • Vários fundamentalistas religiosos, incluindo Adnan Oktar (ver imagem), que condenam pessoas que não obedecem à sua religião. Este exemplo foi por acaso muito destructivo, visto que Adnan possui vários seguidores extremistas que o apoiam, embora o prêmio de pior pessoa religiosa vai para a organização Ku Klux Klan, com as suas vestes brancas e mortes feitas por eles.
  • Peixes das profundezas usam luzes para atrair as presas, enquanto várias aves carnívoras são brancas.
  • Bombas nucleares produzem luz.

    Outros 
  • No jogo de cartas Magic: The Gathering, a cor branca é associada á Luz, Ordem e Justiça. No entanto, existem bastantes cartas brancas devastadoras tais como a Cólera de Deus, que mata todas as criaturas em jogo.
    • A cor branca também é conhecida por desprezar o indivíduo em nome do grupo, ser dogmática e extremamente disposta a forçar suas idéias sobre as outras.

Top