Follow TV Tropes

Following

Pt / Darker and Edgier

Go To

https://static.tvtropes.org/pmwiki/pub/images/smurfs_hardcore.jpg
É Smurfamente incrível!

"Cara, Toy Story ficou realmente negro, não foi? Quer dizer, parece “Você tem um amigo em- QUEIMEI VIVO! QUEIME ATÉ QUE VOCÊ QUEIME NO INFERNO!'"

Um pulo em tonalidade (Tone Shift) feito para tornar uma ficção mais séria, cínica ou acre.

Na teoria, arquétipos que estamos acostumados a ver agindo por forma mais nobre terão de agir de forma dura e pensar friamente para ter algum progresso, então, exigindo uma re-examinação dos outros tropos envolvidos, utilização de novos e expandindo o cenário, abrindo espaço para diferentes tipos de personagens e histórias. Na prática, porém, escritores podem ser preguiçosos demais para terem todo esse labor, e terminarem, apenas, “apimentando” um trabalho com sexo, profanidade ou violência pesada, para torná-lo mais "adulto" (muitas vezes, exagerando no processo).

Quando um programa usa este tropo como um cartão de visita, espere tudo que pode dar errado dará, e a trama terá um aspecto de um mundo meio vazio (World Half Empty),todos são bastardos, muitas coisas nojentas acontecem com os personagens ou ou histórias de fundo sobre a vida dos personagens lhe dão motivos para ficarem remoendo o passado.

Como podemos esperar disto, isto é geralmente fácil de se estragar e um mau uso desta trôpe pode resultar em uma Apatia da audiência induzida pela escuridão da trama (Too Bleak, Stopped Caring) e “Narm”.

Estatrôpe ficou popular em gibis (Comic Books) como uma rebelião contra a Silver Age que levava mais de uma década com tentativas estapafúrdias de mostrar que os quadrinhos ficaram mais sombrios e afiados, então revelando"não eram mais coisas de criança." Veja Bronze Age, Dark Age, e '90s Anti-Hero (Herói dos anos 90) para mais detalhes de como isto funcionava.

Também tira-se sarro através de “Grimdark” (Sorriso negro), derivado de uma trama de “ Warhammer 40,000. ("Na escuridão que sorri ao futuro distante, há apenas guerra only war.") note  Algumas vezes justificadas com a frase “Silly Rabbit, Idealism Is for Kids!” (Idealismo idiota de coelhlinhos é coisa de criança). Geralmente aparece em Dark Fic.

Mais macabro e sombrio está rapidamente entrando dentro do grupo Hilarity Ensues (Hiláriedades occorrem) como um dos mais antigos slogans de marketing. Se um show que passava na TV passa por uma {{Retool} (reestilização) sobre a forma de fazer as coisas ficarem macabras, espere Jumping the Shark (Pulando o tubarão), especialmente se teve Executive Meddling (Tramóias executivas) envolvidas. Isto tende a ficar melhor se a mudança foi planejada dentro do roteiro por estágios que mantêm o tom de mudar muito abruptamente.

Note que isto não é o mesmo que uma Deconstruction (Deconstrução}}. Uma deconstrução brinca com as convenções de outro gênero e sua conclusão lógica para criticar as convenções iniciais do gênero. Isto não precisa ser macabro (veja por instância Deconstructive Parody) e isto não previne com que as coisas mudem para melhor. Esta trôpe apenas adiciona elementos “negros” para tentar dar o mesmo efeito. Às vezes funciona, às vezes não. Geralmente porém, uma deconstrução literária pode causar com que um trabalho apareça ser mais macabro, simplesmente porquê chama atenção a aspectos negros já implícitos mas previamente despercebidos, veja também Ascended Fridge Horror (Horror de geladeira ascendente).

Oposto de Lighter and Softer. Paralelo a Bloodier and Gorier, Hotter and Sexier, Younger and Hipper, e Denser and Wackier (respectivamente sangrento, erótico, novo e denso).

Compare com Grimmification (horripilante), American Kirby Is Hard, Obligatory Swearing, Real Is Brown, Fractured Fairy Tale, Sugar Apocalypse, e Cerebus Syndrome.

Note que Tropes Are Not Bad (Trôpes não são ruins), mesmo as mais mau usados como esta. Por favor evite reclamar de Tone Shift(mudanças de gênero) sobre exemplos que você não gosta.

noreallife


Examples


Tipo, como isto poderia ficar mais macabro ? E a resposta é nenhuma. Nenhuma senão mais macabro.

Top