Follow TV Tropes

Following

Br / Regra do Drama
aka: Porque E Dramatico

Go To

Se o potencial para conflito é visível, então ele não será desperdiçado.

Sem drama e conflito não existe história. Um show onde todo mundo se dá bem e nada de ruim acontece vai entediar todo mundo. Por isso existe a regra do drama.

Tudo aparenta não ter conflito nenhum? Não tão rápido. Algo novo e desagradável precisa ser introduzido do nada. Por isso casais felizes tendem a não durar até o final da história, a não ser que escritores consigam bons conflitos sem ter que separá-los.

Raymond Chandler certa vez descreveu esta sub-regra:

"Quando em dúvida, faça um homem passar pela porta com uma arma na mão."

O Terceiro Doutor certa vez disse:

"O caminho mais curto entre dois pontos é uma linha reta. Mas não é necessariamente o mais interessante."

Na vida real, para evitar dores de cabeça, prefere-se planejar com antecedência (às vezes, com meses de antecedência), organizar, analisar, ser conservador, ir nas opções seguras, ater-se a aquilo que você sabe que vai funcionar, manter simples, pensar nos detalhes, ter um plano reserva, ter um plano reserva para o plano reserva, conhecer seus limites, praticar, pesquisar e planejar. Isto, é claro, é maravilhoso para planejar as férias de família, mas torna uma história muito chata. Na ficção, a regra do drama significa que as coisas vão ser mais bagunçadas, complicadas e imprevisíveis, mesmo que você seja um enxadrista super preparado. Além do mais, na ficção até O Cara Esperto tende a cometer erros estúpidos, agir impulsivamente ou qualquer outra coisa que o lance na aventura. Afinal, não há drama em ser esperto ou preparado demais para evitar ou prevenir as situações difíceis, ou em ter planos intrincados para cada situação. Essencialmente, a jornada é mais importante que o destino, por isso as coisas não podem se desenrolar suavemente demais, nem mesmo pelo bem da tranquilidade mental dos personagens.

Quando se esgota o drama dos criadores, eles devem inventar meios de forçar drama em situações não dramáticas. Quando feito de maneira ruim, isso leva a cenários incomuns, irracionais ou altamente improváveis que só existem em nome de prolongar o conflito.

Para determinar se um tropo é subproduto da Regra do Drama, pergunte-se: se este tropo não fosse usado, estaria acontecendo toda essa merda?

O único lugar onde a Regra do Drama não se aplica é o Desfecho; o show deve terminar ali. Mas mesmo assim ainda é possível instalar um Gancho Para A Sequência.

Aparece muito nos livros e filmes sobre fatos históricos, pois se é descoberto que duas pessoas tinham um conflito, por menor que fosse, ele será ordenhado um pouquinho, podendo também passar um pouco do ponto devido ao uso em excesso pelo escritor. O motivo não é necessariamente porque o escritor está tentando mentir ou alterar a história, mas sim porque conflito é algo com o que o público se identifica.

Comparar com Pausas Aceitáveis da Realidade (videogames fazendo aquilo que os deixa divertido ao invés de realista).

Relacionado à Porque é Engraçado na comédia e a Regra do Terror no horror. Ver também Princípio Antrópico.


Tropos que rapidamente surgem à mente por suas raízes nesta regra — mas honestamente, 90% dos tropos poderiam ser encaixados aqui:

Exemplos Em Falta.

Alternative Title(s): Porque E Dramatico

Top