Follow TV Tropes

Following

Context Pt / Neologismo

Go To

1Uma palavra inventada. Tipo todas as outras palavras, porém ''nova''.
2Nós as apreciamos. Nós as criamos.
3
4----
5!!Exemplos
6
7[[foldercontrol]]
8
9[[folder: Literatura]]
10* Huxley, autor de ''[[Pt/BraveNewWorld Admirável Mundo Novo]]'', embora não tenha criado a palavra ''soma'', foi quem a deu o seu sentido moderno.
11* Em um poema de Manuel Bandeira há o verbo, intransitivo, ''teadoro''.
12* [[Pt/GrandeSertaoVeredas João Guimarães Rosa]]. Para dar uma ideia do nível em que os neologismos chegaram, existe até um livro chamado ''O Léxico de Guimarães Rosa''. Na maioria das palavras ele utiliza de prefixos e sufixos, ou trabalha com a oralidade, como em ''desfeliz'' e ''nonada''.
13* Eça de Queirós, por vezes, utilizava neologismos nos seus livros, tais como ''Gouvarinhar'' ou ''Pingolejar''.
14* ''[[Pt/MilNovecentosEOitentaEQuatro 1984]]'': Existe até uma ''Novalíngua'', com termos como ''duplipensar'', ''crimideia'', ''impessoa'', ''dupliplusbom'' e, claro, a nova conotação de [[Pt/BigBrother ''Grande Irmão'']].
15* Jonathan Swift, em ''Pt/AsViagensDeGulliver'', cria ''yahoo'' para pessoas estúpidas, ''liliputiano'' para algo bem pequeno e ''brobdingnagiano'' para algo gigantesco.
16[[/folder]]
17
18[[folder: Música]]
19* Em ''Gol de Quem?'', o Pt/PatoFu cria a palavra ''obtemperarei'' que, apesar de lembrar o verbo italiano para obedecer, ninguém tem certeza do significado.
20* [[Pt/MalluMagalhaes Mallu Magalhães]], em [[Pt/SignatureSong sua música mais conhecida]], cria ''tchubaruba'', que de acordo com ela representa felicidade.
21* Apesar de alguns afirmarem que vem de um dialeto africano, [[Pt/MariaGadu Maria Gadú]] diz que ''shimbalaiê'' é uma palavra inventada.
22[[/folder]]
23
24[[folder: Vida Real]]
25* Escândalos políticos no Brasil deram origem a palavras como ''valerioduto'' e ''mensaleiro''.
26** Assim como o escândalo político máximo norte-americano, ''Watergate''.
27[[/folder]]
28
29----
30
31[[source:En:Neologism]]
32

Top