Follow TV Tropes

Following

History Pt / Neologismo

Go To



----



[[AC: {{Pt/Literatura}}]]

to:

[[AC: {{Pt/Literatura}}]][[foldercontrol]]

[[folder: Literatura]]



* João Guimarães Rosa. Para dar uma ideia do nível em que os neologismos chegaram, existe até um livro chamado ''O Léxico de Guimarães Rosa''. Na maioria das palavras ele utiliza de prefixos e sufixos, ou trabalha com a oralidade, como em ''desfeliz'' e ''nonada''.

to:

* [[Pt/GrandeSertaoVeredas João Guimarães Rosa.Rosa]]. Para dar uma ideia do nível em que os neologismos chegaram, existe até um livro chamado ''O Léxico de Guimarães Rosa''. Na maioria das palavras ele utiliza de prefixos e sufixos, ou trabalha com a oralidade, como em ''desfeliz'' e ''nonada''.



* [[Pt/MilNovecentosEOitentaEQuatro 1984]]: Existe até uma ''Novalíngua'', com termos como ''duplipensar'', ''crimideia'', ''impessoa'', ''dupliplusbom'' e, claro, a nova conotação de [[Pt/BigBrother ''Grande Irmão'']].

[[AC: [[{{Pt/Musica}} Música]]]]

to:

* [[Pt/MilNovecentosEOitentaEQuatro 1984]]: ''[[Pt/MilNovecentosEOitentaEQuatro 1984]]'': Existe até uma ''Novalíngua'', com termos como ''duplipensar'', ''crimideia'', ''impessoa'', ''dupliplusbom'' e, claro, a nova conotação de [[Pt/BigBrother ''Grande Irmão'']].

[[AC: [[{{Pt/Musica}} Música]]]]
Irmão'']].
* Jonathan Swift, em ''Pt/AsViagensDeGulliver'', cria ''yahoo'' para pessoas estúpidas, ''liliputiano'' para algo bem pequeno e ''brobdingnagiano'' para algo gigantesco.
[[/folder]]

[[folder: Música]]




[[AC: Pt/VidaReal]]

to:

\n[[AC: Pt/VidaReal]]* Apesar de alguns afirmarem que vem de um dialeto africano, [[Pt/MariaGadu Maria Gadú]] diz que ''shimbalaiê'' é uma palavra inventada.
[[/folder]]

[[folder: Vida Real]]


Added DiffLines:

[[/folder]]


[[AC: {{Literatura}}]]

to:

[[AC: {{Literatura}}]]{{Pt/Literatura}}]]



[[AC: Música]]

to:

[[AC: Música]][[{{Pt/Musica}} Música]]]]



* [[Pt/MalluMagalhaes Mallu Magalhães]], em [[Pt/SignatureSong sua música mais conhecida, cria ''tchubaruba'', que de acordo com ela representa felicidade.

[[AC: VidaReal]]

to:

* [[Pt/MalluMagalhaes Mallu Magalhães]], em [[Pt/SignatureSong sua música mais conhecida, conhecida]], cria ''tchubaruba'', que de acordo com ela representa felicidade.

[[AC: VidaReal]]Pt/VidaReal]]

Added DiffLines:

[[AC: Música]]
* Em ''Gol de Quem?'', o Pt/PatoFu cria a palavra ''obtemperarei'' que, apesar de lembrar o verbo italiano para obedecer, ninguém tem certeza do significado.
* [[Pt/MalluMagalhaes Mallu Magalhães]], em [[Pt/SignatureSong sua música mais conhecida, cria ''tchubaruba'', que de acordo com ela representa felicidade.


*Huxley, autor de [[Pt/BraveNewWorld Admirável Mundo Novo]], embora não tenha criado a palavra ''soma'', foi quem a deu seu sentido moderno.

to:

*Huxley, autor de [[Pt/BraveNewWorld ''[[Pt/BraveNewWorld Admirável Mundo Novo]], Novo]]'', embora não tenha criado a palavra ''soma'', foi quem a deu o seu sentido moderno.



*[[Pt/XJustX João Guimarães Rosa, simplesmente João Guimarães Rosa]]. Para dar uma idéia do nível em que os neologismos chegaram, existe um livro de 568 páginas chamado [[http://compare.buscape.com.br/o-lexico-de-guimaraes-rosa-nilce-sant-anna-martins-8531405815.html ''O Léxico de Guimarães Rosa'']]. [[Pt/SoYeah Então tá]].

to:

*[[Pt/XJustX João *João Guimarães Rosa, simplesmente João Guimarães Rosa]]. Rosa. Para dar uma idéia ideia do nível em que os neologismos chegaram, existe até um livro de 568 páginas chamado [[http://compare.buscape.com.br/o-lexico-de-guimaraes-rosa-nilce-sant-anna-martins-8531405815.html ''O Léxico de Guimarães Rosa'']]. [[Pt/SoYeah Então tá]].Rosa''. Na maioria das palavras ele utiliza de prefixos e sufixos, ou trabalha com a oralidade, como em ''desfeliz'' e ''nonada''.

Showing 4 edit(s) of 4

Top

How well does it match the trope?

Example of:

/

Media sources:

/

Report