Follow TV Tropes

Following

Pt / True Neutral

Go To

"Eu não arrisco meu pescoço por ninguém." — Rick Blaine, Casablanca O mais conhecido sistema de tendências de personagem tem dois eixos: Bom – Ruim e Leal – Caótico. Mas alguns personagens não se encaixam em nenhum destes eixos: Não são desapegados o suficiente para serem bons, mas não são exploradores demais para serem maus; eles não obedecem as regras o suficiente para serem leais, mas não são arbitrários o suficiente para serem caóticos. Eles podem ser descritos como moralmente brando. Estes personagens são neutros, também conhecidos como “Neutro Neutro” ou apenas “Neutro”.

Uma organização ou personagem neutro podem ser introduzidos como uma carta selvagem, não alinhados com ou herói nem o malvado. Porém, eles podem estar tando em um lado como em outro, pelo menos nominalmente. Talvez eles não se importem com o conflito e possuem seus próprios objetivos, que não são nem particularmente bons, nem ruins. Um cientista neutro poderá trabalhar para os caras bons porquê avança sua pesquisa, mas ele também poderá trabalhar para os caras maus pelas mesma razões. Eles poderiam até estar em qualquer lado que seus amigos estão, apenas por isto. Personagens neutros podem parecer um pouco centrados em si mesmos, mas eles podem também ser o tipo que vai na onda do momento em comparação com personagens mais responsáveis.

Neutro é a tendência básica de animais, o que faz com que druídas sejam neutros. Robôs que não possuem um sistema de ética também são neutros por padrão (embora isto não impeça que eles possam ter uma personalidade.) Humanos simples e vilões neutros são a variedade que não se importa com nada. A solução de alguém neutro é alguém que tem como primeira solução para um dilema “o que um urso faria?”. Porém, seres que não pensam por si mesmos ou então um sistema moral completamente alternativo pode ser descrito como nem ao menos sendo neutro; isto é feito quando alguém quer dar ênfase a alguma coisa que não pode ser julgada ou descrito por nossos meios morais de qualquer forma.

Neutro pode ser uma boa tendência de transição — se um personagem neutro e mau está por uma espécie séria de desenvolvimento de personagem, eles podem chegar a um ponto que eles não estão mais cometendo muito mau, mas também não são consistentemente bons ainda, e similarmente quando eles tem algo que desejam realizar, eles não tem qualquer preferência particular em fazer isto quebrando as regras ou as obedeçendo. Isto pode fazer um personagem de carta selvagem particularmente brutal.

Alguns personagens neutros assinam embaixo na neutralidade ou “balanço” das forças como uma filosofia ativa, que se levado longe demais é uma forma de moralidade azul e laranja (ou neutro estúpido). Isto não é muito realista, porém, e geralmente as pessoas neutras são apenas indiferentes ou sem compromisso. Por isto, poucos são neutros o suficiente para estarem de acordo em trabalhar por uma causa do mau. Porém, eles tendem a ver as tendências boas como sendo muito cuidadosa se começam a exigir muito do neutro — exceto se o personagem neutro em questão for um covarde assumido ou algo similar e assume que há um melhor jeito de viver do que ele vive agora. Ainda mais, um personagem neutro ou organização pode trabalhar com uma equipe mau

mais facilmente do que com a boa, porque os neutros simplesmente não se importariam menos e demitem mais facilmente as coisas que são consideradas erradas, a princípio, pelo personagem bom, por razões infantis ex:quando coisas nojentas acontecem em algum lugar fora de vista a alguém que o personagem neutro não se importa. Estas mesmas razões são uma das quais eles podem evitar se aliár a qualquer um dos lados. Neutros podem ainda ser padronizados como bons personagens, porque geralmente é mais conveniente do que se aliár ao lado mau. Veja também Neutral No Longer, quando alguém finalmente toma uma decisão. Veja também: Lawful Good, Neutral Good, Chaotic Good, Lawful Neutral, Chaotic Neutral, Lawful Evil, Neutral Evil, Chaotic Evil

Se você tem dificuldade em decidir qual tendência um personagem neutro pertence, a diferença principal entre leal e neutro, neutro e caótico e neutro não é sua falta de devoção entre o bem ou o mal, mas sim os métodos que eles exibem melhor: Leal e neutro acreditam que o melhor jeito é ter um código de conduta específico e estrito, auto-imposto ou codificado. Seu primeiro impulso quando fazendo uma decisão moral é olhar para este código; aqueles que possuem sistemas externos tentarão trabalhar com este sistema se ele começar a falhar. Eles irão recusar-se a quebrar este código de conduta, mesmo que machuque a alguém. Personagens neutros são indiferentes a ordem ou caos, e seu único interesse é em viver suas próprias vidas. Eles simpelsmente vivem suas vidas, sendo isto significar quebrar um código de leis, seguí-lo, criar uma sociedade ordenada, causar a quebra de alguns tipos de ordem, ou ficar longe da sociedade. Eles não tem qualquer objetivo particular. A maioria dos personagens caóticos e neutros não quebram a lei constantemente, mas eles não conseguem ver muito motivo nas leis. Eles acreditam que suas próprias consciências são seus melhores guias, e que limitar-se a qualquer código de conduta estaria limitando sua liberdade de agir como quisesse. Eles não se dão bem com ninguém que tenta instaurar qualquer tipo de ordem sobre o personagem caótico e neutro, acreditando que estas pessoas estão restringindo sua liberdade. Personagens caóticos e neutros se focam fortemente em seus direitos individuais e liberdades, e irão resistir qualquer forma de opressão.

Top