troperville

tools

toys


main index

Narrative

Genre

Media

Topical Tropes

Other Categories

TV Tropes Org
random
Pt: Neutral Evil
“Pare meu próprio bem, todas causas deverão abrir caminhos.” —Macbeth

Uma das nove tendências do sistema de personalidade de personagens. As vezes conhecido como a tendência do “mau puro”. Seus métodos variam — justamente como o personagem neutro e bom se aliará com qualquer um para fazer o que é certo e com ninguém para fazer o mau, o personagem neutro e mau se relacionará com qualquer um desde que seus interesses sejam satisfeitos — e eles farão de tudo por isso. Esses personagens não respeitam outras pessoas como seres com sentimentos e necessidades; são apenas ferramentas ou obstáculos inferiores à ele, para serem usados conforme bem entender. Estes personagens são intrinsecamente pessoas egoístas, independente do lado que estão, e são os mais propícios a vender seus talentos macabros para algum poder maligno.

Algumas espécies tenderão a quebrar uma ordem antiga, boa ou ruim, para colocar sua própria ordem – não porquê o seu jeito é melhor, nem por prazer, mas somente porque eles querem estar no comando. Eles farão isso usando qualquer meio à seu dispor. Para um personagem assim, honra, apresentação e manter sua palavra será bem vindo desde que não crie-se obstáculos. Se seu oponente é honorável e decente, ótimo! Pois eles poderão se aproveitar desta aparente “fraqueza”. Eles são completamente favoráveis a confessar que mentiram para alguém.

Embora sejam vilões, eles podem ir para o lado do bem por um determinado tempo, se for melhor para eles durante o momento. Alguns podem às vezes (com um pouco de sorte) atrair outros vilões para uma guerra entre eles, geralmente algo como ordem contra caos — enquanto jogam leal e mau contra caótico e mau — e se aproveitando dos dois lados para seu próprio bem-estar.

Neutro e mau vem em três tipos diferentes: Personagens do tipo 1 são completamente amorais e cometem o mau para servirem-se mas não necessáriamente por intenções malignas. Eles fazem o que querem por dinheiro e poder mas (geralmente) não ligam para motivos como vingança ou sadismo, vendo os dois como algo barbárico ou simplesmente não-profissional; isto não significa que eles sempre, ou quase sempre, irão impedir seus colegas ou chefes de se indulgirem neste tipo de comportamento, embora eles talvez não estejam preparados para as conseqüências de suas ações ou de serem cruéis a sangue-frio. Talvez eles sejam um vilão mais neutro, ou talvez eles acreditem em viver melhor fazendo o mau, ou simplesmente amaldiçoados com inabilidade, e seus talentos tenham certa propensão à prática do mau (como, digamos, um talento para assassinatos profissionais.) Essencialmente, este tipo é qualquer um que poderia ser simplesmente “Neutro” se não por sua falta de consciência ou empatia, ou sua prática de jogar em qualquer time conforme desejar. Este tipo de personagem não entende a diferença entre bem e mau ou entendem mas escolhem o mau de qualquer jeito, talvez justificando suas ações com Mau Necessário, ou não acreditanto em bem ou mau.

Personagens tipo 2 são, em contraste, imorais e deliberadamente maus. Eles reconhecem a diferença entre bem a mau, pelo menos superficialmente ou à que os outros aderem, e desejam e contemplam a escolha imoral – isto não faz dele caótico e mau, e geralmente este tipo tende à esconder suas intenções através de uma aparência normolínea e talvez até gostando de se fingir, colocando seus interesses à frente dos seus desejos. Para eles, o mau é bom, e é o melhor, e o caminho que mais os satisfaz à dinheiro e glória, embora eles façam mau ao acaso mais do que os outros tipos apenas por hedonismo. Eles tentarão justificar suas ações perguntando o que é o mau? Ou sentirão-se acima do bem e do mau, contemplando com um sorriso maligno, embora eles sejam apenas um vilão que pode simplesmente gostar de seu status “maligno”.

Tipo 3 são egomaníacos; acreditam que eles são bons, ou talvez até heróis, e que o mau não existe ou é tudo que eles não gostam que seja. Estes caras reconhecerão que o resto do mundo tem padrões éticos diferentes dos deles, mas que são apenas para meros mortais, e eles obedecerão eles apenas quando for conveniente (para eles mesmos). Geralmente são elitistas, com ilusões de sua grandiosidade e uma sensação de que o mundo é deles, eles acham que heróis simplesmente interrompem seus planos por serem simplesmente ignorantes, terem inveja ou por puro rancor, e não entendem nada de altruísmo e atitudes não-egoístas. Eles tratam o resto da humanidade com indeferença, se não com total desprezo, mesmo se eles se acham um extremista bem-intencionado, acreditando eles mesmo serem o centro do mundo, talvez dividindo isto com alguns poucos rivais e o resto serve apenas para servirem suas necessidades e glorificá-los. Eles não se importam com pessoas comuns, simplesmente são um meio para um fim, enquanto alguns são simplesmente o Misântropo supremo e irão se fechar do lixo da humanidade; ou, pior, Ter uma instância de mate à todos para os tirar de sua miséria. Um vilão do tipo 3 é completamente capaz de fazer as coisas mais desprezíveis ou mesquinhas, simplesmente por diversão e podem ser extremamente vingativos ou sadísticos; eles simplesmente não consideram seus atos como sendo mau (pelo menos, em geral) porque eles se acham dignos à isto.

Neutro e mau pode ser a tendência mais perigosa porque representa mau puro. Pode também ser uma tendência difícil de manter. Isto porque geralmente espera-se que você não seja mau (possívelmente) e se estiver em uma equipe, o objetivo dela não será mau; portanto, é muito mais difícil jogar consistentemente como uma pessoa neutro e mau sem entrar em outra tendência como neutro ou neutro e bom. Porque são tão maus? Eles esperam pisar, traír e tomar vantagem de, machucar, e matar outras pessoas para atingir seus objetivos e conseguir o que quiserem. O neutro e mau não possuí qualquer fronteiras morais sobre machucar os outros para beneficiar à eles mesmo, e não possuem preferência particular pelo jeito que eles irão praticar o mau, fazendo-os geralmente previsíveis.

Em Dungeons & Dragons, personagems que são egoístas acima de tudo são neutros e mau por padrão.

Se você tem certa dificuldade em decidir qual tendência um vilão mau pertence, a diferença entre leal e mau, neutro e mau e caótico e mau não é a sua devoção por seus interesses malignos, mas sim os métodos que eles acreditam ser os melhores para isto:

Embora há situações em que nem sempre podem se usar deste método, vilões leal e mau acreditem que o melhor jeito é Ter um código de honra e conduta específico, sendo ele imposto ou codificado em leis. Seu primeiro impulso quando fazem uma decisão moral é ver este código; aqueles que possuem códigos externos (hierarquias, leis, etc.) irão tentar trabalhar dentro do sistema quando eles começarem a falhar. Dependendo se são mais honestos ou egoístas, eles irão se recusar de quebrar o código mesmo quando isto prejudicaria seus objetivos malignos, ou os quebrarão somente com certa relutância, e somente quando isto prejudicariam seus objetivos depravados se eles mantêssem. Personagens neutro e mau são indiferentes em relação à ordem ou caos, e seus interesses estão apenas em efetivar o melhor método para seus desejos nefastos. Eles usarão qualquer método que os ajudarão em sua caminhada, seja isto acabar com um código de leis, seguindo um código de leis, criando uma sociedade estável, causar a quebra do sistema judiciário, ou simplesmente manter-se longe da sociedade. Seu único objetivo é alcançar seus objetivos maus, sem parar. A maioria dos personagens caóticos e maus não quebram a lei constantemente, mas eles não conseguem ver muito valor nas leis (ou, para executivos corruptos mais fracos desta tendência, que não vejam a função de leis que sirvam somente para cumprir seus objetivos). Eles acreditam que seus próprios impulsos maus são seus melhores guias, e que alinhar-se com um código de conduta estaria limitando sua habilidade de contemplar seus objetivos maus. Eles não se dão bem com ninguém que instaure qualquer tipo de ordem encima do personagem Caótico e mau, acreditando que estão restringindo sua própria liberdade. Caóticos e maus feralmente se focam fortemente em direitos individuais e liberdades, e irão fortemente resistir qualquer forma de opressão por si próprios.

Veja também: Lawful Good, Neutral Good, Chaotic Good, Lawful Neutral, True Neutral, Chaotic Neutral, Lawful Evil, Chaotic Evil

Exemplos de vilões neutro e mau:

O mais egoísta dos Amoral Attorney O mais vilanesco dos Byronic Heroes. Alguns exemplos do The Caligula. (Quando não Caótico e mau). Con Man: Aqueles que não são caótico e mau. Cruella to Animals Muitos Dirty Cowards The Dragon, se não Leau e mau. Evil Chancellors que usam meios ilegais para ganhar poder. O Debt Collector mau. Casos de Hero Syndrome (cai sobre o tipo 3) O mais egomaníaco e egoísta Knight Templar (Tipo 3) Les Collaborateurs Um Doomsday Villain genérico, embora podem ser caótico e mau também. Mad Scientists que se tornam Evilutionary Biologists Maioria dos Magnificent Bastards Exemplos vilanescos do The Chessmaster Muitos Straw Nihilists A maioria dos Professional Killers que estão Only in It for the Money: assassinos de aluguel, mercenários sinistros, e muitos Bounty Hunters maus. A maioria dos Psychos For Hire, quando não são caóticos e mau. The Religion of Evil A maioria de Omnicidal Maniacs que não são caóticos e mau Maioria de Woobie, Destroyer of Worlds que não são caóticos e maus Muitos Card Carrying Villains Muitos Classic Villains Muitos Pragmatic Villains The Vamp The Ego de um Freudian Trio mau. The Starscream A maioria organizada dos Serial Killers The Sociopath: Aqueles que não são caótico e mau. The Barnum The Quisling Evil Poachers Evil Vigilante Men Aqueles que gerrueiam por Fun and Profit. Muitos Yanderes maus que não são caótico e mau.

Outros vilões poderão variar entre leau e mau, neutro e mau e caótico e mau.

Espere qualquer Estado neutro e mau ser igual a Mordor, e uma cidade neutro e mau ser igual à uma Citadela maldita. Personagens neutro e mau são altamente capazes de ser os intocáveis. Se forem, eles também são o tipo mais letal de vilão, se não o mais extremo dos neutro e mau (não caótico e mau como alguns podem pensar) é o que deu vida ao conceido do maníaco homicida (embora todos tendem a ser caótico e mau no final das contas). Muitos executivos corruptos tendem a ser desgraçados neutros e maus no comando de mega-corporações leais e maus – é mais provável que você se dê bem nos negócios se for um trapaceiro. Ao contrário de um executivo corrupto leal e mau que voaria em um impulso raivoso sobre as falhas de alguém, o neutro e mau raramente se importa com isto (desde que eles fiquem à frente) – Um vilão neutro e mau pode até aplaudir a “iniciativa” de um colega trapaceiro.

  This page has not been indexed. Please choose a satisfying and delicious index page to put it on.  



random
TV Tropes by TV Tropes Foundation, LLC is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available from thestaff@tvtropes.org.
Privacy Policy
10917
39