troperville

tools

toys


main index

Narrative

Genre

Media

Topical Tropes

Other Categories

TV Tropes Org
random
Pt: Grande Mal
A causa de todos os acontecimentos ruins em uma história. Um Grande Mal pode ser um personagem com Planos Malignos ou uma situação, como um cometa em direção à Terra. O Grande Mal pode (e às vezes vai) exercer efeito em vários episódios, e até mesmo em uma temporada inteira.

Note que o Grande Mal não é um tropo genérico para o maior e mais feio vilão de uma história. O líder Pt/Badass de uma gangue de renegados que os heróis encontram uma ou duas vezes não é o Grande Mal. O milionário que aparece usando a gangue como músculo é o Grande Mal. Se há sempre na história um Homem Por Trás do Homem diferente, então quem quer que esteja por trás de todos eles é o Grande Mal, não cada vilão principal que apareça. Em outras ocasiões, se um novo inimigo aparece para substituir o Grande Mal anterior, então eles são os Grandes Males de suas próprias histórias.

O Grande Mal pode ser confrontado frequentemente, mas é poderoso demais para ser derrotado até o último episódio da sequência. O Grande Mal pode operar através de seus Asseclas e quase certamente terão o Dragão protegendo-o, a fim de manter o interesse e ter algo por qual valha a pena os heróis derrotarem. Quando se olha para uma história que dura uma temporada ou um Arco de História e você pode identificar aquele vilão como estando em controle de tudo, ele é o Grande Mal. Em muitos casos, descobrir-se-á que enquanto o Grande Mal possa estar no controle, o Dragão No Comando ainda seria uma ameaça maior.

O termo "Grande Mal" foi popularizado em Buffy, a Caça-Vampiros. Era característico dos Grandes Males de Buffy que suas identidades, natureza ou mesmo o fato que eram Grandes Males se manterem incertos por um tempo considerável. Ocasionalmente, personagens referiam-se a si mesmos como o "Grande Mal", fossem eles ou não; neste caso é um Big Bad Wannabe (apesar de Spike, o Trope Namer anterior de Badass Decay, foi o personagem que mais fez isso e ele foi parte do Triunvirato do Mal da segunda temporada junto com Drusilla)

Um personagem Grande Mal é também parte essencial da dinâmica de uma Five-Bad Band. O papel permanece o mesmo, mas precisa ser dito que ele é o Grande Mal daquela organização particular. Não é apenas o líder de um Quirky Miniboss Squad, mas está no grupo para ser a contra-parte do herói numa Five-Man Band. Se eles se tornam ou não o Grande Mal principal da obra da ficção é algo que não está marcado em pedra (apesar de que mais sim do que não, eles serão também).

Se o show tem uma série de Grandes Males, eles podem funcionar como uma série de Monstros da Semana que levam mais de uma semana para serem derrotados. Se houver uma Legião do Mal, espere o Grande Mal estar envolvido de alguma maneira. Eles estarão organizados por força, sendo o mais forte por último, seguindo o Algoritmo de Ordenação do Mal.

Evil Overlord, Diabolical Mastermind, The Chessmaster, ArchEnemy, Homem Por Trás do Homem, e muitas vezes o Manipulative Bastard são tipos específicos de vilões que são plausíveis de aparecerem como Grandes Males. Se ele for um Magnificent Bastard, Complete Monster ou Hero Killer, os heróis estarão em sérios apuros. A versão heróica deste personagem é o Grande Bem, que muitas vezes será o foco de atenção deste personagem em vez do Herói no começo de uma série. Se uma obra de ficção estiver ostensivamente faltando um Grande Mal, pode ser um caso de Sem Antagonista.

Veja também Triunvirato do Mal para dois (ou mais) Grandes Males trabalhando juntos (ou não). Às vezs um Grande Mal começa servindo outro vilão - se for o caso, ele é um Dragon Ascendant. Se o personagem que preenche a lacuna de Grande Mal das maneiras mais significativas é subordinado a alguém mais (alguém significantemente menos ameaçador por comparação), ele é um Dragão No Comando. Se a história possui muitos Grandes Males, veja Big Bad Ensemble.

Note que o Grande Mal de uma história não é sempre a força maléfica mais poderosa ou mais antiga. Talvez uma presença maléfica nos moldes de uma Eldritch Abomination obscureça o cenário da obra, mas é separada dos eventos da historia - isto é Bigger Bad. O Grande Mal é diferente deste por ser o principal obstáculo que o herói deve lidar, apesar de que o Grande Mal pode tentar dominar o Bigger Bad de algum jeito como parte de seu plano. (Se isso dá certo ou não, resultados variam.)

Sem Exemplos da Vida Real, Por Favor!
    Pt/Tropos LendariosBordão
GramaticaIndice Principal Do TropesHome Page

random
TV Tropes by TV Tropes Foundation, LLC is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Permissions beyond the scope of this license may be available from thestaff@tvtropes.org.
Privacy Policy
10467
37